Teto para Dois - Beth O'Leary

Título Original: The Flatshare
Autor (a): Beth O'Leary
Data de Publicação: 2019
Número de Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Classificação: 











Teto para Dois é o tipo de livro que você vê a capa e se for uma grande fã de livros de romance vai pensar na mesma hora "eu preciso ler essa história". Ela traz as seguintes frases: 

Tiffy e Leon dividem a mesma cama.
Tiffy e Leon nunca se encontraram.

Tem como deixar passar algo tão curioso e improvável assim? Não. E foi com bastante expectativa que comecei a leitura desse livro. Admito que antes dei uma olhada no Skoob para ver o que as pessoas estavam falando sobre a história e encontrei diversos comentários positivos o que me deixou ainda mais empolgada e me afastou qualquer dúvida de que eu deveria começar a ler o quanto antes. Inclusive minha leitura do momento não estava rendendo, logo foi a desculpa perfeita para começar Teto para dois.

O início não rendeu muito. Não sei explicar exatamente o porquê, mas eu não consegui me prender a história. Inclusive passei um tempo com o livro meio esquecido no meu kobo e cogitei abandonar a leitura. Ainda bem que não fiz isso porque pesando os prós e os contras no fim das contas foi uma leitura muito agradável.

Os capítulos são narrados alternando entre Tiffy e Leon. A autora conseguiu ser muito habilidosa ao construir "a voz" dos dois personagens. Os capítulos dela são espirituosos e mostram seus post-its cheios de empolgação, frases longas e muitas descrições. Já os capítulos dele são mais sucintos, com frases mais curtas e seus post-its tem um tom mais prático.

Tiffy é o tipo de personagem que em um chick-lit como da Sophie kinsella, por exemplo, poderia me incomodar. Mas aqui autora conseguiu construí-la de uma forma que conquistou a minha simpatia. A personagem me lembra muito Lou Clark de "Como Eu Era Antes de Você". Talvez tenha sido pela forma excêntrica como as duas se vestem ou pela personalidade leve, romântica, positiva e divertida que elas têm. O fato é que depois da impressão inicial sobre como a Tiffy era fisicamente (tive uma certa dificuldade para construir sua imagem na minha cabeça) sempre que ela aparecia na história era Lou que surgia em minha mente. Só que ruiva 😄.

Quanto ao Leon (a outra parte dessa história tão fofinha) ele é o total oposto da Tiffy. Tímido, centrado, sério e bem básico, antes de conquistar o meu coração e me deixar suspirando pelo seu jeito carinhoso, Leon começou a história me decepcionando bastante. Acredito que esse tenha sido o único ponto realmente negativo da história para mim. Logo no início o Leon é apresentado junto com a sua namorada Kay. A autora a retrata como uma garota ciumenta, possessiva e um pouco grudenta. Mas na verdade, tudo que eu enxerguei foi alguém que queria atenção, cuidado e carinho mesmo que a autora tenha tentado nos levar a acreditar em outra coisa.

O ex-namorado da Tiffy, Jason, causa arrepios de repulsa. No início do livro ele quase não aparece. Na verdade, ele é apenas citado algumas vezes pela Tiffy e pelos amigos dela. Mais na frente começamos a ter contato direto com ele e conhecer melhor da sua personalidade sutilmente manipuladora e extremamente psicopata. Cada vez que ele aparecia eu tinha vontade entrar no livro e dar vários socos em sua carinha bonitinha e engomada.

Não posso deixar de citar Gerty, Rachel e Mo. Eles são apenas maravilhosos e têm uma participação muito grande no processo de recuperação de Tiffy.

Teto para Dois é uma história vibrante, com aquele humor britânico meio peculiar e personagens multidimensionais. Foi uma leitura rápida, leve e envolvente, com toques de romance e comédia, mas sem perder a profundidade emocional abordando alguns temas bastante complicados.


2 comentários:

  1. Nada como um livro leve, divertido e empolgante para relaxar depois de uma semana cansativa. Obrigado pela recomendação.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei como a gente consegue ser amiga tendo gostos tão diferentes. Hahaha
    Admito que até a metade, a história foi perfeita pra mim, mas depois desandou, como você bem sabe...
    Uma pena, porque achei que seria um favorito.

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.