Depois do Sim - Taylor Jenkins Reid

Título Original: After I Do
Autor (a): Taylor Jenkins Reid
Data de Publicação: 2020
Número de Páginas: 383
Editora: Paralela
Classificação: 

Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos.
Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar.
Depois do sim é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.


Não costumo pegar um livro pra ler sem ver a sinopse antes, sem saber o que as pessoas acharam dele, sem procurar a nota no Goodreads e no Skoob. Mas quando soube que esse livro havia sido lançado eu não fiz nada disso. A Taylor nunca me decepcionou em seus livros anteriores e eu apostei minhas fichas que ela não faria isso agora.

E não fez.

Depois do sim era a leitura que eu estava precisando, mas não sabia. É uma história real e eu poderia parar por aqui, porque isso diz tudo, mas eu preciso falar mais. É um livro que não tem uma grande história. É comum. É como a minha vida, a sua e a de muitas outras pessoas. Não teve grandes plots, nem momentos extraordinários, mas foi grande em sua simplicidade. Ele conseguiu falar com meu coração.

Quantos relacionamentos são como o de Lauren e Ryan? As pessoas esperam que a relação funcione, mas não se esforçam para isso. Jogam seus incômodos para debaixo do tapete porque é mais fácil não ter que discordar, conversar, tentar ficar bem. E não dá pra julgar, pois a gente vive cansado. É trabalho, é filho, são as contas e agora uma pandemia. Gerenciar tudo isso exige muito da gente, então se dá para ignorar aquilo que o parceiro fez e incomodou, a gente ignora. O problema é quando isso vai se acumulando, vai nos consumindo, desenvolvendo em nós um sentimento de raiva e frustração. E a Taylor trás tudo isso de forma muito realista no livro. Ela nos incomoda com as atitudes dos personagens, em como eles são passivos e egoístas ao mesmo tempo. Você quer sacudi-los e mandar eles fazerem algo pra salvar a relação, mas só o que eles fazem é colocar o problema pra debaixo do tapete enquanto a gente observa o casamento degringolar.

Os relacionamentos não são perfeitos, a paixão dos primeiros dias não vai durar para sempre, principalmente em uma relação de anos, mas quando o casal se ama, se respeita e se esforça para ficar junto o que eles constroem em termos de sentimentos é muito maior do que a paixão do início. E não existe essa coisa de eu sou metade, você é a outra metade e nós nos completamos. Não. Eu sou inteira, você é inteiro e por mais que eu não precise de você, eu quero estar com você. Não é uma questão de necessidade, amor e relação são questões de escolha e é isso que vemos no livro página após página. 

A gente torce, mas não dá pra saber se Lauren e Ryan ficarão juntos. Queria muito que a narrativa fosse alternada entre eles, porque daria para acompanhar melhor a evolução de cada um, mas a autora preferiu focar na Lauren e me deixou com a sensação de que o livro teria sido mais se a gente tivesse outro ponto de vista do que estava acontecendo. Na verdade, a gente tem um pouco da visão do Ryan, mas é bem esporádico e de forma indireta, se assim eu posso dizer.

É importante destacar que, embora o casal seja o centro da história, quando eles se separaram a narrativa do livro focou bastante na autodescoberta de Lauren, que deixou um pouco de lado seu papel de esposa e passou a reavaliar seu papel como filha, neta e irmã. Casamentos e relacionamentos sérios demandam uma certa dedicação e as pessoas podem acabar se afastando de familiares e amigos mesmo sem perceberem. Lauren não se afastou completamente da família depois do casamento, mas ao dar um tempo com Ryan ela percebeu que mesmo tentado se manter próxima ela ainda era ausente.

Eu me identifiquei demais com a relação de Lauren e sua irmã Rachel. A cumplicidade entre elas é algo que tenho a sorte de conhecer bem. Os amigos e familiares estavam divididos sobre como Lauren deveria agir com relação ao que estava acontecendo. Foi interessante acompanhar como cada um deles tinha uma ideia diferente sobre o significado do casamento.

Eu poderia dizer que Depois do Sim é a história de um casamento desfeito e a jornada de um casal para tentar consertar o que eles têm, mas o livro é muito mais profundo do que isso e envolve muito mais emoção do que simplesmente o fim de uma relação. É o relato sobre duas pessoas que estão juntas há muitos anos, que se amaram profundamente e que construíram uma história, mas que em algum momento se perderem e precisaram aprender como crescer, como amadurecer e como ser o melhor do que podem ser. É sobre saber exatamente quem você é como pessoa e do que você precisa, antes de pensar nas necessidades do outro, não importa o quanto você o ame. É sobre compreender o que você faz na vida, a maneira como escolhe vivê-la e aprender que nem todo mundo tem os mesmos ideais e conceitos sobre o caminho a seguir. É uma questão de família, confiança e encontrar o seu lugar no mundo. 

P.S.: As únicas coisas que me incomodaram e não me permitiram favoritar o livro foram o Ryan não ter um espaço de narrativa assim como a Lauren e eu não sentir aquela química entre eles que me faz suspirar.

0 comentários:

Postar um comentário

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.