Sessão Pipoca - O triunfo, A história de Ron Clark (2006)


Título Original: The Ron Clark Story (2006)

Quase todos os dias vemos na televisão alunos agredindo professores, brigas sem nenhuma razão entre colegas, escolas destruidas e vandalizadas. A educação no Brasil chegou a um ponto insustentável.

Politicos entram e saem, sempre utilizado como principais plataformas políticas a educação, a saúde e a segurança. As promessas como sempre são feitas mas dificilmente são cumpridas.
O motivo? Não irei levantar suposições. O que fica para mim como educadora é a insegurança de entrar em uma sala de aula, principalmente em escolas públicas e tentar estabelecer a ordem entre os alunos. Eles impõem as regras e nós...é difícil dizer como ficamos.

Há muito tempo venho refletindo sobre isso e apesar das coisas terem chegado longe demais, ainda acredito que a educação no Brasil tem conserto sim. A pedagogia para isso? Não sou a pessoa mais indicada para dizer, mas assistindo ao filme "O triunfo - A história de Ron Clark", tive uma vaga idéia do que seriam as escolas se os professores aplicassem o que aprendem na faculdade e se os alunos estivessem abertos de alguma forma a receber o que lhes é proposto.

Se a educação tem conserto Ron Clark é um exemplo claro disso. Não estou falando apenas de mais um filme sobre educação, mas de um cara que aceitou o desafio de transformar a realidade de pessoas que não tinham nenhuma perspectiva de futuro.

Ron decidiu ensinar em uma das escolas mais complicadas do Harlem, na pior turma da escola. Movido por uma verdadeira obstinação em fazer a diferença na vida de cada um dos seus alunos, ele desenvolveu métodos únicos inovadores que incorporam a criatividade e 55 regras com orientações básicas sobre boas maneiras dentro e fora da sala de aula.

A forma pouco tradicionalista de ensinar, despertou o interesse dos alunos para a aprendizagem, provocando uma etraordinária melhora em seu aprendizado ao mesmo tempo em que ganharam autoconfiança e respeito por si mesmos.

Uma coisa que eu observei e que não poderia deixar de comentar é a tentativa de fazer com que as famílias também participassem desse novo processo, dessa nova forma de educação. A educação não se faz só na escola, não é uma responsabilidade exclusiva dos professores. A educação começa em casa.

Um filme cheio de momentos marcantes, com uma narrativa sensível e bem-humorada, mostrando que ao misturar disciplina e afeto na medida certa é possível transformar um grupo de alunos apáticos, com dificuldade de aprendizado e problemas de comportamento em estudantes disciplinados, atenciosos e interessados.

A história de Ron Clark é real e um exemplo maravilhoso que a educação ainda tem jeito.

Pesquisando pela internet encontrei algumas regras de sucesso usadas por ele. Usem-as sem moderação!

  • Seja positivo e aproveite a vida
  • Viva de modo que nunca tenha motivos para se arrepender
  • Aprenda com seus erros e vá em frente
  • Seja honesto em qualquer situação
  • Carpe diem
  • Seja a melhor pessoa que conseguir ser
  • Defenda aquilo em que você acredita
  • Responda aos adultos respeitosamente
  • Respeite os comentários, as opiniões e as idéias dos outros alunos
  • Quando ganhar, não se vanglorie. Quando perder, não mostre raiva
  • Surpreenda as pessoas com atos de bondade
  • Quando lhe fizerem uma pergunta, responda e faça uma pergunta de volta
  • Agradeça sempre que receber algo
  • Seja tão organizado quanto possível


0 comentários:

Postar um comentário

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.