A filha da minha melhor amiga - Dorothy Koomson [ Desafio Literário - Outubro]

Título Original: My best friend's girl - 2009

Kamryn e Adele são amigas inseparáveis. Compartilham momentos de alegria, tristeza, segredos e acreditam que nada nem ninguém pode separá-las. Mas a forte relação de amizade é abalada por uma traição que marcará e mudará a vida das duas para sempre. Kamryn resolve partir e deixar tudo para trás, esquecer a traição sofrida e recomeçar.

Anos depois, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que não se permite criar vínculos emocionais como uma forma de evitar novas decepções e sofrimentos. Enquanto se prepara para comemorar seu aniversário de 32 anos, Kamryn recebe um cartão de Adele e as lembranças e dores de uma passado que parecia ter ficado para trás começam a voltar. Sua ex-melhor amiga está a beira da morte e lhe pede que adote a sua filha Tegan que indiretamente foi a causa do rompimento das duas. Tegan é fruto da traição de Adele com seu ex-noivo Nate.

Kamryn ainda não está pronta para perdoar a traição das duas pessoas que mais amou na vida, mas não parece haver outra escolha, Tegan não pode ser culpada pelo que seus pais fizeram e seu avô materno com quem ela está desde que a mãe ficou doente não é a pessoa mais adequada para cuidar de uma criança. Assumir a responsabilidade sobre uma criança não estava nos planos dela, afinal sua vida agora é dedicada apenas ao trabalho. Mas Kamryn não consegue negar o último pedido de alguém que significou tanto para ela, além disso Tegan precisa de alguém que possa lhe dar amor e um lar de verdade.

— Quero a minha mamãe — repetiu, a voz mais baixa.
Não sabendo o que dizer, apenas corri a mão por seus cabelos. Eu fizera a coisa errada naquele dia? Arruinara tudo e acabara traumatizando Tegan? (...) Apagando todas as luzes exceto a do corredor, fui para a cama com um terrível peso na consciência. Eu magoara Tegan em vez de tê-la ajudado. Devia retomar o que estivera fazendo antes — evitar falar sobre Adele. A menina não ficava daquele jeito quando não falávamos sobre sua mãe. Deitei na cama, em¬bora não fossem ainda nem sete horas.
Acordei quando senti que alguém me empurrava para o lado na cama e entreabri os olhos: Tegan. Ela subiu na cama, afastou as cobertas e deitou-se ao meu lado. Passei o braço em torno dela, o que a fez aninhar-se mais junto a mim. Numa questão de minutos, havia adormecido.
Ao menos, Tegan sabia que tinha a mim. Não era sua mamãe, mas eu estava ao seu lado.
P. 316

Mesmo enfrentando várias adversidade e todas sortes de preconceitos ela segue em frente e cumpre a promessa de proteger a melhor lembrança da pessoa que ela mais amou: a filha da sua melhor amiga.

Enquanto Ryn aprende a lhe dar com todas as mundanças que estão ocorrendo na sua vida, com os medos de uma maternidade recém-adquirida e com os sentimentos acusadores por não ter perdoado Adele antes dela ter partido permitido que ela explicasse tudo que aconteceu, as chances de um novo amor surgem permitindo que seu coração tenha um novo recomeço.

Luke seu novo chefe desenvolve um carinho muito especial por Tegan e isso faz com que ele se aproxime mais do que profissionalmente de Ryn. Mas essa nova chance de recomeço para seu coração pode estar ameaçada com a volta de Nate seu ex-noivo. Agora ela precisa fazer a escolha certa para seu coração e para o de Tegan também.

Minha melhor amiga sabia que eu a amaria não importando o que acontecesse, porque ela me deixara seu bem mais valioso. Ela me confi¬ara seu único e verdadeiro amor. E ter adotado Tegan, tornando a filha da minha melhor amiga a minha própria filha, era todo o perdão de que Adele teria precisado. Ela não acabou comigo como achei que tivesse feito todo aquele tempo atrás; simplesmente mudou minha vida como eu soube que faria na ocasião em que nos conhecemos.
P. 383

É um livro emocionante que nos faz repensar o valor do perdão e da verdadeira amizade. Uma história escrita com muita sensibilidade, onde não existem mocinhas ou vilões, apenas pessoas comuns com sentimentos reais, carências e fragilidades.

P.S.: Preciso falar, preciso falar, PRECISO FALAR: que raiva intensa de Kamryn. Eu não suporto pessoas indecisas. Tudo bem que as vezes você fique confuso, tenha dificuldades para decidir sobre algumas coisas. Mas para mim ficou muito claro quem ela amava e se isso ficou claro é porque eram os sentimentos e pensamentos dela que estavam sendo descritos no livro, logo ela também tinha certeza de quem amava e mesmo assim ficou enrolando um, segurando o outro e no fim, bem o fim é só vocês lerem, porque apesar da Kamryn ser uma chata no quesito amor o livro é realmente muito lindo.

Leiam, se emocionem, chorem e aprendam o valor de perdoar e recomeçar.

9 comentários:

  1. Ei Caline,

    Já li uma resenha sobre este livro e achei bem interessante, mas ainda não li. Adorei o P.S rsrs

    Aff eu estou tão atrasada no desafio, tava indo certinho mas ai não li o de setembro :/

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. retribuiando a visita!
    Já tinha passado por aqui, e adorei sua resenha, mas não seguia seu blog acredita?
    Problema resolvido, kkk
    Adorei seu PS.
    Beijinhos e volte sempre no Sempre Românica.

    ResponderExcluir
  3. Ja' tinha ouvido falar neste livro, e agora, com sua resenha fiquei interessadissima!!! Tem um selinho para vc la' no Pao & Tulipas. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Realmente este livro é lindo.... Me deu vontade de ler novamente... Abraços Dani

    ResponderExcluir
  5. Esse está na minha lista há mais de uma no, mas acabei deixando-o de lado... sua resenha renovou minha empolgação! De novo estou com vontade de ler...

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Também conheço o livro de ouvi dizer, não descarto a possibilidade de ler, pois a temática desperta um certo interesse em mim. Fiquei com vontade de ler também!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ouvido falar desse livro ainda,mas a historia parece ser linda...
    Beijos e seu PS ficou maraaaaa....

    ResponderExcluir
  8. Interessante, não conhecia a obra, e a resenha ficou tão boa que já da pra ter uma noção de muita coisa!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Também fiquei irritada com essa indecisão dela... e do jeito que ela tratou o Luke várias vezes.

    Beijos,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.