O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë [ Desafio Literário - Março ]


Título Original: Wuthering Heights - 1847

O romance discorre em um tom triste e sorumbático, no qual a autora revela as propriedades psicológicas de personagens rudes, levianas, gentis ou espontâneas. Assim Brontë vai costurando a história de um amor arrebatador e doentio. O atormentado Heathcliff e a voluntariosa Catherine cresceram juntos, até que foram separados pelas adversidades e desilusões da vida. O sentimento que os une, também os tortura. Heathcliff é o anti-herói romântico, uma figura realmente assustadora. Uma alma mortificada que não esconde seu caráter ameaçador e vingativo. Uma criatura que se aproxima da personificação do mal, mas ao mesmo tempo é extremamente sedutor. Heathcliff é o mistério que não finda. O cotidiano é contado com o auxílio das passagens de tempo, mudanças narrativas, descrições de paisagens exuberantes, áridas, soturnas e de gestos e expressões detalhadas. Emily Brontë segue percorrendo o universo dessas pessoas inconstantes e envolventes como a vida que ultrapassa o Morro dos Ventos Uivantes.

A escolha do livro do mês de março para o Desafio, foi uma das mais difícies. Existem muitos Clássicos da Literatura Universal, mas no ínicio da minha vida literária optei por ler vários deles e como uma das regras do Desafio é ler algo "novo" fiquei com minhas escolhas bem limitadas.
A escolha desse livro não ocorreu ao acaso. Eu tambem sou apaixonada por filmes e já tinha visto na locadora e na internet várias adaptações da história para o cinema. Nunca assisti, afinal como eu sou de opinião que os livros são beeeeeeeeeeeeeem melhores que os filmes, prefiro ler primeiro e assistir depois. No caso desse livro talvez os filmes salvassem a minha opinião sobre a história. Sempre adiei a leitura, mas no Desafio vi a oportunidade de desencalhar ele de vez da minha estante.


Para aqueles fãs de Edward e Bella que se interessaram pelo livro depois do lançamento da nova capa que tinha a seguinte inscrição: "O livro preferido de Bella e Edward da série Crepúsculo", vou logo avisando: o livro não tem nada de romântico, nada de declarações de amor melosas e coisa e tal. Pelo contrário é muito mórbido e me deixou bem depressiva em alguns trechos, ou seja, não me cativou de jeito nenhum.

Hum..., quem sou eu para criticar um Clássico da Literatura Universal??? Bem, eu sou uma leitora insatisfeita com um livro e ponto!
Sinceramente não sei o que levou esse livro a ser um clássico, só terminei a leitura porque me propus a isso. Mas várias vezes me vi tentada a jogar o livro pro lado e me livrar dele de vez. Como eu disse anteriormente é muita morbidez, tristeza, ódio, vingança e sofrimento juntos. Além do mais fora Heathcliff que cultivou minha raiva desde o início, os demais personagens me despertaram desprezo e enjoô profundo.

Sobre o livro:
A história é contada quase que completamente por Helena Dean, governanta que trabalhava para a família de Catarina. Detalhe: eu nunca vi uma governanta influenciar e participar tanto da vida dos seus patrões como Helena. Ela estava presente em quase todas as situações, dando opinião em tudo, interferindo em tudo e por causa disso muitas vezes ao invés de salvar ela colocava seu "defendido" em apuros.
Logo no início da história ficamos conhecendo Heathcliff ainda pequeno. Ele foi encontrado na beira de uma estrada pelo Sr. Earnshaw que o levou para sua casa. Todos achavam que Heathcliff era cigano mas em nenhum momento da história sua origem foi revelada. Detalhe 2: em muitos momentos isso me deixou com uma pulga atrás da orelha, até porque muitas vezes ele foi comparado a um ser vindo das trevas.
O pequeno orfão ganha toda a afeição do Sr. Earnshaw e o coração da pequena Catarina. Seu irmão, Hindley, é tomado pelo ciúme por achar estar perdendo a afeição do pai e passa a humilhar Heathcliff sempre que lhe é possível. Essas humilhações tornam-o bruto e melancólico. Catarina conhece Hindley e após a morte dos seus pais casa-se com ele. Detalhe 3: Catarina é um dos personagens mais complexos do livro. Quando conhece Hindley ela fica dividida entre o dinheiro dele e o amor de Heathcliff, mas por não considerá-lo digno de que seja seu marido ela deixa o amor de lado e escolhe ao dinheiro.
Essa escolha foi o ponto culminante para que Heathcliff se tornasse um ser vingativo, violento e torturado que atormentou a vida de todas as pessoas que tiveram uma ligação direta ou indireta com seu grande amor, Cathy. Nem mesmo seu filho é poupado de suas maldades.

Como o livro não me agradou mesmo, eu poderia passar horas aqui escrevendo linhas e mais linhas sobre tudo de negativo que eu enxerguei. Mas pode ser que esse romance possua muitas faces e eu só consegui enxergar algumas ou até mesmo uma delas. Ele pode querer dizer e mostrar mais, muito mais do que eu consegui perceber, afinal deve haver algo de muito especial para ter cativado tantos leitores e ter sobrevivido ao tempo e chegado aos nossos dias como um grande sucesso.
Ou, ele é aquilo que eu realmente enxerguei: sombrio, enigmático, sensual e sádico como o próprio Heathcliff... Prefiro ficar com essa possibilidade...

Então, até a próxima leitura...

11 comentários:

  1. Para mim esse é um classico até importante de ser lido, pois é uma história de certa forma poderosa, mas realmente a pessoa que o lê precisa de um prozac básico para não entrar em profunda depressão. rsrsrsr

    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  2. Ei Caline,

    Tenha a resenha deste livro la no blog depois se vc quiser olha. Eu gostei do livro, é forte e denso, mas com certeza não é uma história de amor e sim uma história de ódio.
    Tem que ter os nervos fortes para não se abalar durante a leitura.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Hummm...
    Hj é dia 21 e acho q não dará tempo de ler esse livro ainda esse mês, pois está na minha lista de reserva dos clássicos. Mesmo assim, vou lê-lo depois. Gostei das resenhas que li sobre ele, inclusive a sua. Mt bom!

    Bjos e bom desafio p vc!

    ResponderExcluir
  4. Hehehehe... que engraçado... O Morro dos Ventos Uivantes é um dos meus livros de cabeceira. É mórbido e denso, nisso concordamos. Mas seus personagens me despertam piedade, não raiva ou nojo.
    Entendo Cathy e Heatcliff como uma versão pervertida de Romeu e Julieta. Não fala de amor e sim de paixão (mas o amor os redime na morte).
    Gostei muito da sua resenha, apesar de ter opinião diferente. Dps dá uma passada nos meus links, pra Março li Hamlet e Persuasão!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Olá querida amiga Caline,
    Estou aqui para convidá-la a conhecer meu novo blog especializado em Suspenses Românticos, tanto de banca quanto de livraria.

    Amor, Mistério e Sangue

    Espero que goste e o receba com muito carinho, assim como você sempre fez com o Livros de Bia, que também não ficará esquecido!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro mto tempo atrás, e detestei. Como era mto nova, tenho vontade de ler de novo para ver se mudo de opinião, pq a verdade é que nem lembro da história, rs..

    Pena que vc não curtiu sua leitura :/

    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  7. é uma historia de amor e odio obsessivo mas legal que ja li, na verdade esse livro é um dos meus favoritos pelo forte impacto emocional e conflitante que ele tras.
    Otima resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. Laura: eu não cheguei ao ponto de necessiatar do Prozac, mas que eu fiquei bem triste depois de ler algumas partes, isso eu fiquei mesmo!

    Nanda: eu não concordo que seja uma história só de ódio, mas uma história de amor mal resolvida, intensa e viciante. Eu tive nervos fortes, só por isso consegui chegar até o fim.

    Regina: faça um esforcinho para lê-lo, vale a pena. Acredito que minha resenha foi bem inevrsa das muitas que voce leu por ai, mas não desanime por isso.

    Dani: não consigo sentir piedade de Heathcliff, acredito que nada justifica as atitudes dele e Cathy me desperta aversão pelas atitudes infantis e mimadas e também por desprezar o verdadeiro amor em troca de dinheiro.

    Bia: olá Bia, já dei uma passadinha no seu novo blog e sei que será um sucesso assim como os Livros de Bia.

    Fernanda: eu também detestei, mas futuramente quem sabe darei uma segunda chance a leitura e voce concerteza deve fazer o mesmo. Talvez assim eu consiga ver metade do que as outras pessoas veem de bom nele.

    Kêzia: realmente é um livro de forte impacto emocional e muito conflitante também, mas certas atitudes dos personagens me fizeram não gostar dele e não apreciar a leitura.

    Obrigado pelos comentários e a participação de vocês. Um super beijo.

    ResponderExcluir
  9. Ah, Caline, eu amo esse livro! Que pena que você não gostou. Sabe, eu consigo passar incólume pelo universo sombrio que ele apresenta. Mas, estamos falando de subjetividades do leitor e essa discussão dá pano pra manga. Bem, que em Abril o desafio lhe proporcione uma leitura prazerosa.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha ouvido falar que esse livro era bem depressivo. E mesmo antes, ele nunca me atraiu. Temas assim não costumam me atrair. Mas foi como eu disse na minha resenha: é questão de gosto! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Terminei esse livro faz uma semana... Achei ele muito bom, adoro a linguagem utilizada no livro. Ele é bem cheio de dramas, tragédias... E achei que as vezes ele fica meio parado. De modo geral eu gostei do livro, e o incentivo de ler foi realmente por Bella e Edward falarem tanto deles que a curiosidade foi muito grande...

    http://comedoradelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.