A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger

Título Original: The Time Traveler's Wife
Data de Publicação: 2009
Número de Páginas: 450
Editora: Suma das Letras


Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.
A superação das dificuldades encontradas no relacionamento, a ausência e a saudade são tratadas com muita sensibilidade, inteligência e bom humor pela autora. O livro mostra que o verdadeiro amor é capaz de transpor todas as barreiras – inclusive a mais implacável de todas: o tempo.

Antes de começar essa resenha preciso deixar bem claro para vocês que nada do que eu escrever aqui jamais fará jus a beleza desse livro e não será suficiente para expressar o quanto essa história é maravilhosa. Esse livro tem uma profundidade que não dá pra ser traduzido em apenas algumas linhas, você precisa ler e viver essa história de amor que ultrapassou as barreiras do tempo.

Clare, quero dizer de novo, que te amo. Nosso amor foi o fio no labirinto, a rede embaixo de quem caminha na corda bamba, a única coisa verdadeira e confiável nessa minha vida estranha.
- Henry DeTamble

A Mulher do Viajante no Tempo é um dos livros mais lindos que eu já li, mas precisei de muita perseverança e paciência pra não desistir da leitura logo no início. A verdade é que eu queria entender essa forma diferente de viajar no tempo criada pela Audrey.
Na maioria dos livros ou filmes sobre viagem no tempo, o protagonista volta ao passado para desfazer alguma coisa errada, ou vai para o futuro para evitar que algo aconteça. Mas n'A mulher do viajante do tempo, o passado, o presente e o futuro coexistem, tudo ao mesmo tempo, em diferentes dimensões. O presente é a única coisa flexível, tanto o futuro quanto o passado são fixos, inalteráveis.
Tentar entender isso quase deu um nó em minha cabeça e depois de parar várias vezes a leitura e pensar muito, eu percebi que essa "viagem no tempo" tem algumas contradições - nas quais não vou entrar em detalhes aqui - que me impediram de me apaixonar a primeira vista por essa incrível história de amor.
Mas...o amor de Henry e Clare foi maior do que a minha tentativa de racionalizar as coisas e eu simplesmente me deixei levar, viajei no tempo com Henry; esperei dias, meses, anos junto com Clare; sofri suas perdas; comemorei suas alegrias e amei, amei muito porque é impossível não ser inundado por esse sentimento abordado de forma brilhante e única pela Audrey.

A profundidade das emoções demonstradas nesse livro, é inexplicável. A cada página virada a intensidade dessas emoções só aumentam. Preocupação, alegria, inconformismo, tristeza e por último aceitação. Antes do final nós sabemos o que vai acontecer, quando vai acontecer e como vai acontecer, mesmo assim eu esperei que fosse diferente, na verdade eu torci muito para que fosse diferente, mas o futuro e o passado são imutáveis, só o presente é flexível e o presente para Henry já tinha acontecido.

A história é um quebra-cabeça que vai se encaixando a cada página do livro. Algumas situações parecem inexplicáveis, sem sentido e até mesmo deslocadas, mas no decorrer da leitura essas situações acabam voltando e tudo que parecia não fazer sentido algum começa a se encaixar. Cada momento em que Henry viaja para o passado e encontra com Clare é fundamental para o entendimento da trama e para situações decisivas que acontecerão no futuro dos dois.

É incrível observar a paciência de Clare em sempre esperar que Henry volte, sem saber onde ele foi, como ele está ou quando vai voltar. O amor que eles viveram em um relacionamento nada convencional, foi mais forte que o destino, que a ausência, que as perdas e sofrimentos, que a velhice e até mesmo que a morte. O amor de Clare, incondicional e paciente, devotado e inesgotável, cultivado mesmo na ausência do seu amado, desafiou tudo, inclusive o tempo seu principal inimigo. Através de alegrias e tristezas, o amor e a devoção existente entre os dois se mostrou inabalável.

Gostei bastante de Henry, ele não é perfeito e tinha uma vida completamente desregrada antes de conhecer seu verdadeiro amor. Muitas mulheres, bebida e um pai alcólatra que ele não podia ajudar por estar sempre viajando no tempo, todos esse problemas o tornaram mais real em uma história tão surreal. Clare se tornou sua tábua de salvação, ajudando a manter sua sanidade quando tudo em sua vida parecia andar fora dos trilhos.

Algumas pessoas podem pensar que viajar no tempo deve ser algo legal e divertido, até mesmo lucrativo, afinal é possível descobrir os números da loteria antes que o sorteio aconteça e depois se tornar um milionário. Mas isso realmente não é algo legal, quando você some no dia do seu casamento ou no dia em que seu filho vai nascer. Henry não tem controle sobre quando irá viajar e para onde irá.
No início as viajens não parecem tão difíceis, mas com o tempo e desaparecendo em ocasiões tão importantes quanto as que eu falei acima, Henry tenta usar a ciência a seu favor e parar com as viajens, apartir dai percebemos que se deslocar no tempo está ficando cada vez mais perigoso e difícil para ele e que essa é uma doença sem cura que ele terá que enfrentar durante cada segundo de sua existência.

A história de amor nada convencional de Henry e Clare é linda e poética, trágica e maravilhosa, deslumbrante e mágica e com um dos finais mais lindos e emocionantes que eu já li em muito tempo. Ficamos sabendo o que irá acontencer com Henry antes do final chegar, mas o verdadeiro final, aquele que a Audrey preparou especialmente para nos levar as lágrimas, é surpreendente, doce, singelo e só deixa ainda mais claro o quanto o amor dos dois conseguiu ser vitorioso sobre seu maior inimigo: o tempo.


P.S.: O livro já tem uma adaptação para o cinema com o título "Te amarei para sempre". Concerteza eles devem ter feito uma grande cagada no filme, mesmo assim como já tenho ele aqui no computador vou me arriscar a assistir e concerteza passar muita raiva.


Avaliação (1 a 5):

10 comentários:

  1. Ei Caline!
    Que inveja!!! AMEI a resenha!
    Queria conseguir escrever a minha.
    Lendo a resenha deu até vontade de ler o livro de novo. Este casal entrou com certeza no top 10.
    Apesar da loucura inicial, da sensação de estarmos perdido naquelas viagens, após nos encaixarmos em como a história é contada tudo fica perfeito.
    Eu tb torci para que o futuro estivesse errado =)
    Livro lindo!
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. ei Caline.
    ainda não li esse livro e nem vi o filme, confesso que acredito que não vou ler tão cedo, ele tem cara de ser super triste, rsrsrs.

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ai, que resenha linda! Já assisti o filme e gostei DEMAIS, talvez por não ter lido o livro, não sei. Achei lindo, mas quero o livro para mim, ainda mais agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é lindo, mesmo. Eu amei a história, o amor deles é inexplicavel. Já vi o filme também, e gostei!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Ei Caline,

    Este livro é lindo demais, eu amei. Só de ler a resenha deu vontade de ler de novo, aiai lindo e triste.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline!
    Eu tenho esse livro há séculos e ainda não consegui ler :(
    Eu assisti ao filme, achei lindo. Mas não posso garantir que seja fiel ao livro, nem se fizeram uma cagada. kkk
    Mas acho que vale a pena assistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ahhh Caline...
    Esse livro é lindo, perfeito, apaixonante!!
    Está entre os meus preferidos ever!
    Eu gostei bastante do filme também, ele dá uma boa simplificada mas até que é fiel. Mas claro que não se compara com a profundidade das emoções que temos no livro.
    Amei a resenha!
    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não comprei o livro porque ele está sempre mega caro, hahaha. Mas eu amei o filme e ACHO que não fizeram tanta cagada. Quer dizer, não posso falar muito porque não li, mas as sensações que tive com o filme foram mais ou menos as mesmas que você teve com o livro. É uma lição de vida, né? Quero muito ler!

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Ao escrever uma resenha sobre este livro no meu blog, quis xeretar na Web para saber o que os outros pensavam sobre o livro. Foi uma ótima surpresa encontrar seu blog e alguém que também tenha achado a história incrível

    ResponderExcluir
  10. É... a maioria das pessoas ama esse livro. Eu, simplesmente gostei. Mas nem foi por causa da viagens no tempo, pq eu peguei o ritmo rapidinho; foi porque... bom,s ei lá porque. Só não gostei tanto assim.

    Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.