O Beijo das Sombras - Richelle Mead (Vampire Academy #1)

Título Original: Vampire Academy
Data de publicação: 2010
Número de páginas: 320
Série: Vampire Academy #1
Editora: Nova Fronteira




Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Depois de ter lido toda a saga Crepúsculo, nenhum outro livro que falasse sobre vampiros, adolescentes e romance me interessavam. Acreditava que todo e qualquer livro que eu lesse e tivesse essa temática envolvida seria basicamente a mesma coisa, por isso durante muito tempo eu nem mesmo cogitei a possibilidade de começar a ler a série Vampire Academy. Mas depois de ser bombardeada no twitter de informações interessantes sobre os livros e de acompanhar as "twittadas" das mulheres loucamente apaixonadas pelo Dimitri, decidi que esse era o momento de enfim saber o que a Richelle Mead tinha feito de tão melhor e diferente que a Stephenie Meyer.

Vampiros, adolescentes e romance isso é o que os dois livros tem em comum, as comparações acabam por ai. Esqueçam os vampiros de pele fria como mármore e que brilham como purpurina quando expostos ao sol (nada contra Crepúsculo até porque eu estou esperando anciosamente Amanhecer I), na história criada por Richelle Mead eles são quase tão reais quanto nós humanos. São sugadores de sangue mas não precisam matar para se alimentarem, envelhecem a não ser que se tornem imortais ao passarem para o lado "negro da força", são tão reais e levam uma vida quase tão comum, que durante quase toda a leitura eu esqueci que o livro era sobre vampiros.

Lissa é uma Moroi doce, delicada, ingênua e extremamente sem graça, pelo menos essa foi a primeira impressão que eu tive dela quando comecei a leitura. Uma princesinha mimada, com Rose na cola dela o tempo inteiro protegendo até mesmo das caras feias que as pessoas possivelmente poderiam fazer para ela. Mas algo me diz que irão acontecer mudanças na personalidade dela. Depois do acidentes com os animais e a descoberta do dom, Lissa deixou um pouco de lado seu lado frágil e começou a enxergar o mundo de outra forma, amadureceu e acredito que ainda passará por várias mudanças até o final da série, algo me diz que ela pode me surpreender.

Rose é a dampira/guardiã/heroína que a maioria dos leitores adorou, mas que me deixou para lá de irritada em alguns momentos. O fato de ter uma péssima fama por sair ficando com todos os garotos possíveis e de sempre achar ser a única capaz de proteger Lissa dos perigos despertou um pouco da minha antipatia. Mas no decorrer do livro, depois de passar por algumas situações desagradáveis e conhecer Dimitri, ela começa a amadurecer e se tornar uma garota mais responsável.
Ela é forte e decidida o que já são muitos pontos extras em relação as heroínas chatinhas e sem sal da maioria dos livros, é bonita e tem consciência disso, é inteligente, irônica, forte e extremamente fiel a Lissa. Elas são amigas desde de criança, mas o laço que existe entre as duas torna a relação delas algo completamente fora do comum com uma mistura de sentimentos como ciúmes, possessividade, intimidade, que fez minha imaginação ir bem longe...
Rose é uma dampira portanto sua função é proteger um Moroi e tanto pela amizade quanto pelo laço que se formou, ela está decidida a se tornar a guardiã de Lissa. Depois de fugir da escola e ser capturada por Dimitri, ela percebe que para manter Lissa em segurança precisa treinar e se dedicar a ser uma guardiã tão boa quanto Dimitri é.

- Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. impeça-a Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!

Dimitri... Esqueçam os lobisomens/vampiros/outros seres sobrenaturais, adolescentes na puberdade, cheios de dúvidas, inseguranças, Dimitri é um dampiro respeitado, um homem de verdade, um guardião exemplar que já matou Strigoi suficientes para ter a fama merecida de um deus. É sério, responsável, misterioso, sombrio, lindo, másculo, gostoso, sexy... enfim um imã para Rose e para nós leitoras. Depois de ser escolhido para treinar Rose, um sentimento começa a surgir entre os dois e Dimitri precisa usar toda sua força de vontade para não concretizar o que ele e "Roza" (forma sexy de pronunciar o nome de Rose com sotaque russo) tanto desejam, afinal o amor entre os dois é probido.
- Não. Se eu me permitir amar você, não vou me colocar como escudo na frente dela. Vou querer me atirar para proteger você.
P.313

Vale a pena comentar também sobre Christian Ozera, ele tinha tudo para ser o vilãozinho, cheio de idéias maquiavélicas e tramas para infernizar a vida dos estudantes de St. Vladimir. Mas mesmo sendo retratado como um garoto retraído, sombrio, distante e traumatizado por ter visto a morte dos seus pais que eram Strigoi, eu sabia que o jeito irônico e estranho de Christian era apenas uma forma de se manter distante para que as pessoas não o magoassem ainda mais. Seus olhos azuis como o oceano e os cabelos negros que caiam revoltosos sobre seu rosto, conquistaram meu coração.

O mundo vampiresco criado por Richelle é ainda mais interessante por ser dividido em "castas", uma estrutura social extremamente bem organizada onde cada membro possui uma função e uma posição muito bem definida dentro da sociedade, a autora se inspirou em lendas romenas para criar essa divisão. Os Moroi são os vampiros "puros", mortais e que dominam a magia utilizando-se de elementos como a água, o fogo, a terra ou ar. Os Dhampir ou dampiros são mestiços, seres resultantes do cruzamento entre Moroi e humanos ou Moroi e dampiros, se alimentam como os humanos comuns e são responsáveis por proteger os Moroi dos Strigoi. os Strigoi são seres imortais, se alimentam de sangue e precisam matar para isso, possuem uma incrível força física e querem dizimar os Moroi.

O Beijo das Sombras é viciante, uma experiência vampírica completamente diferente, com romance, ação, amizade, intrigas, segredos. Um livro que me deixou completamente vidrada e que me fez ver o mundo dos vampiros sobre uma ótica completamente diferente. A Richelle escreveu uma história tão plausível que foi quase impossível não acreditar que St. Vladimir foi um santo Moroi, aceito pela igreja e que operava milagres.
Leiam o Beijo das Sombras, na verdade leiam toda a série, eu ainda não li, mas depois desse primeiro livro (que foi bom, mas não ótimo) tenho certeza que os livros ficarão ainda melhores.

9 comentários:

  1. Ei!
    Eu tb adoro a série!!!
    E quanto ao Dimitri... ai, ai... piriguetagem pura ^^
    Eu tb acho o sistema de castas super bacana, bem diferente, né?!
    E ficarão melhores msm. Eu li até o 3, que é de partir o coração.
    Bjins e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. humm, eu também tenho preconceito agora com livros sobre vampiros, na mesma idéia de que serão iguais à saga Crepúsculo...
    bom, mas pela ótima resenha, vejo que Vampire Academy é bem interessante... quem sabe eu não dou uma chance? xD

    Beijos & Abraços
    Bruno
    World Of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do livro, mas achei a amizade de Lissa e Rose intensa demais p/ meu gosto. rsrs
    Teve momentos meio estranhos, mas já me falaram que tudo isso melhora a partir do segundo livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. nossa ainda não li pois tinha a mesma opinião que a sua ^^ agora depois de ler a resenha fiquei curiosa para ver esse outro olhar sobre os vampiros e claro conhecer o tao aclamado dimitri

    ResponderExcluir
  5. Ei Caline,

    Eu sabia que vc ia gosta! Sabia! E o primeiro livro é o mais fraco da série, se prepare pq os outros são viciantes rsrs. Mas eu amei o primeiro... é só se for para comparar rsrs.

    Dimitri é o meu TOP entre as minhas paixões literárias kkkk

    P.S: Comece a onda Meg por Liberte meu coração é tudo de bom rs

    bjo
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. uIHAuiah
    Adorei a resenha. Até porque, como você mesma disse, SOU VICIADA em VA. Sério, não consigo controlar.
    E como você mesma disse, os acontecimentos descritos pela Richelle "são tão reais [...] que durante quase toda a leitura eu esqueci que o livro era sobre vampiros". Às vezes me pego conversando com a minha mãe e minha irmão sobre o que vai acontecer na sequência, como se estivesse falando da vida de uma amiga minha.
    Mas eu gostei da Rose de cara. Talvez por me identificar um pouco demais com ela (também coloco um pouco de medo nos meus conhecidos, e sou muito impulsiva).

    E assim como a Nanda disse aí em cima, Dimitri é o meu TOP entre as minhas paixões literárias!

    Beijinhos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  7. Ih, nem sou muito fã de vampiros! Mas tenho até vontade de ler essa série, já que TANTA gente fala bem! Adorei sua resenha, bem detalhada! Me fez entender bem mais sobre o mundo no qual a série se passa (:
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho os três primeiros livros dessa série, mas ainda não li.
    A maioria só elogia e tenho curiosidade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu mereço apanhar, pq todo mundo le essa serie e ama e eu ainda nao parei para ler.. Nossa que horror e a tua resenha me deixou superrrr curiosa, preciso ler, assim que terminar as min ha leituras atuais quero ver se leio de uma vez...

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.