Sessão Pipoca - A Fera (2011)


Título: A Fera
Título Original: Beastly
Origem: EUA
Ano de produção: 2011
Gênero: Drama, Romance
Duração: 86 min
Classificação: Livre
Direção: Daniel Barnz










A história se passa em Manhattan, e a 'Fera' será um lindo e rico rapaz, com um pequeno desvio de caráter. Ao terminar seu relacionamento com uma garota de uma forma bem má, ela se torna bruxa e o amaldiçoa, fazendo com que ele se transforme em tudo o que mais odeia. A modificação grotesca em sua aparência faz com que ele comece uma caça ao amor verdadeiro, o único sentimento que pode acabar com essa terrível maldição.

As adaptações modernas dos contos infantis criados a muitas e muitas décadas atrás e que fizeram e ainda fazem parte da infância de muitas crianças, estão em alta e depois do sucesso do filme A Garota da Capa Vermelha será lançando no mês de agosto o filme A Fera uma releitura moderna do conto de fadas A Bela e a Fera ambientado em Nova York. Na verdade o filme foi lançado nos EUA desde março e não sei porque cargas d´água ele chegará com todo esse atraso aqui no Brasil. O que importa é que existem meios ilícitos para conseguir assistir a esse filme sem esperar todo esse tempo até que ele chegue aos cinemas por aqui.

A Fera é baseado no livro homônimo de Alex Flinn. Pelas tantas experiências que eu já tive não tenho dúvidas que a adaptação deve ter modificado toooooooooda a história ou pelo menos a maior parte dela, mas como ainda não li o livro que tem previsão de ser lançado pela Record junto com o filme, não posso julgar o tamanho da merda mudança que eles fizeram.


Kyle é um mauricinho popular, rico, bonito e bem-sucedido que dá muito valor a aparência. Seu principal hobbie é atormentar e inferiorizar as pessoas com apelidos, gracinhas e humilhações por não serem tão "perfeitas" quanto a ele. Mas nem todos suportam as suas humilhações e abaixam a cabeça para o que ele faz. Kendra uma bruxa super moderna eestilizada e que apesar de tudo não me pareceu tão má, acha que o riquinho e vaidoso Kyle merece uma lição, ele precisa aprender a enxergar o que existe de bom e verdadeiro por trás da aparência das pessoas, por isso ela lança um feitiço sobre ele. Durante um ano ele ficará sob o peso de uma maldição que só será quebrada quando encontrar alguém que o ame de verdade. Se dentro desse prazo ele não encontrar o verdadeiro amor sua aparência jamais voltará a ser o que era antes. O grande problema é que depois que a maldição caiu sobre ele, Kyle se tornou um monstro e só alguém que pudesse ver através da aparência poderia se apaixonar por ele.


A "cura" parecia impossível, até que ele se lembra de Linda, uma garota sensível, inteligente e meiga que estudava no mesmo colégio que ele. Quando se conheceram algo nela chamou a atenção de Kyle, mas foi algo tão rápido que ele deixou passar, mas agora ele sabia que ela era a única garota que conseguiria ver através daquela aparência grotesca, a única que conseguiria ignorar o que os olhos viam e enxergar apenas com o coração.

A Fera é um romance água-com-açúçar, não esperem mais do que isso dele. É fofo, romântico, com um final feliz e uma lição de moral bem clichê que tenta criticar a superficialidade das pessoas na sociedade atual.


A idéia de transformar a Fera em uma criatura cheia de tatuagens e cicatrizes horrendas foi bem melhor do que encher o Kyle de pêlos e deixar ele parecendo um lobisomen. Por falar nisso a maquiagem que foi usada para transformar o Alex merece vários elogios, ficou realmente muito bem feita com uma aparêcia bem repugnante, apesar que mesmo com a intenção de deixar o Alex Pettyfer feio ele continua lindo demais!

Falando no Alex Pettyfer a atuação dele mais uma vez não convenceu muitos telespectadores (afinal ser bonito apenas, não é requisito para também ser um bom ator) e a Vanessa Hudgens foi a surpresa do filme com uma atuação melhor do que os últimos filmes que ela vinha fazendo. Mas contrariando a opinião da maioria das pessoas eu gostei da atuação do Alex, ele fez uma Fera mais fofa (que contradição) e lindinha (no sentido emocional da coisa) que eu já vi. Por falar em boa atuação o ator Neil Patrick Harris, tutor cego de Kyle roubou a cena com algumas tiradas muito engraçadas e lições de moral bem clichês, que não foram exploradas de uma forma tão boa quanto poderiam ser.

Aproveitei para matar a saudade de uma das gêmeas Olsen que fizeram parte da minha infância no seriado Três é demais e nos muitos filmes da Sessão da Tarde. Eu esperei uma bruxa muuuuito má e irônica, algo que me deixasse completamente fora do sério, mas como já falei antes ela nem parecia uma bruxa de verdade, só alguém um pouco irritada querendo vingança.


Tenho certeza que a história poderia ter sido melhor explorada. Fiquei com uma sensação de que o casal não se conheceu o suficiente, não se apaixonou o suficiente, a Kendra não foi má o suficiente e o Kyle não ficou tão revoltado quanto deveria por ter se transformado em um monstro. A história tinha tudo pra encantar todo mundo ou pelo menos não se tão bombardeado com críticas negativas, mas concerteza vai passar despercebido como mais um filme de baixo orçamento e atuações razoáveis.

Admito que queria mais, muito mais, mais romance, mais drama, mais amor, mais paixão, mais tudo!!! O filme poderia ser perfeito e entrar na minha categoria de favoritos, tinha tudo pra me deixar sonhando com aquela Fera de arrancar suspiros. Mas com uma roteiro ingênuo, leve e descompromissado, poucos beijos e quase nenhuma demonstração de amor que me fizesse suspirar A Fera não passou de um combo romance legal+trilha sonora perfeita!


4 comentários:

  1. ñ sou muito fã desse tipo de filme mas achei a historia bem lega e as cenas do triale r me fiseram ficar com vontade de ver alem disso o figurino é muito lindo e o ator protagonista é cativante mesmo tendo aquele monte de tatto

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto demais do livro, pena que o filme não tenha sido tão perfeito neh? mas mesmo assim quero assistir! Oo

    ResponderExcluir
  3. Ei Caline,

    Eu estou doida para ler este livro, espero que a Galera não demore muito a lançar por aqui. O filme quero ver só depois de ler, pena que vc não gostou tanto dele quanto do livro.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  4. Ei Caline!
    Tava louca para ver este filme.
    Ahhh... sério que não tem tanto romance? Frustrei agora. Se a trilha sonora é perfeita ta valendo.
    Bjins
    Ps.: Eu tb assistia tudo das gêmeas Olsen. Adorava!!!

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.