A Trilha Sonora da Minha Vida #4 - We are the world


Quando eu era criança assisti no VideoShow o trecho de um clipe onde várias pessoas cantavam juntas a mesma música. Como na época eu era bem pequena, não consegui fixar a letra da canção, mas a imagem daquelas pessoas cantando juntas nunca saiu da minha memória.

Há alguns anos atrás quando finalmente tive acesso livre a um computador e a internet resolvi procurar pela música e encontrei-a. Ela foi gravada em 1985, por 45 dos maiores nomes da música, com o objetivo de arrecadação de fundos para o combate da fome na África. O single, o LP e o clipe renderam cerca de 55 milhões de dólares.

Ao ouví-la senti novamente a mesma sensação da primeira vez, mas que não soube definir o que era por ser pequena demais para isso. A sensação era de que algo me tocava profundamente e me deixava tão mexida que segurar a emoção era quase impossível, aliás, continua sendo muito difícil.

Não é preciso dizer que a música virou figurinha tarimbada no meu playlist e que o clipe está no meu pc pra que eu possa acessá-lo sempre que quiser, ou seja, quase sempre.

12 de janeiro de 2010, um dos países mais pobres das Américas é atingindo por um forte terremoto. Pelo menos 200 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas, 4 mil foram amputadas. Um milhão de pessoas ficaram desabrigadas.

Exatamente 25 anos depois dessa música servir para alertar o mundo sobre a fome na África, ela é regravada para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti. A música teve direito a uma nova versão e também a novos intérpretes - nenhum dos participantes originais da gravação foi chamado para a nova versão.

Mesmo sem citar o nome da música até agora, acredito que várias pessoas já sabem qual é.
We are the world foi um sucesso em 85 e volta com força total, com uma batida especial - incluindo trechos em hip-hop - e artistas pra lá de consagrados. Apesar da mudança na letra em alguns trechos a emoção que sinto ao escutá-la é a mesma. É como se eu fosse novamente aquela garotinha que se apaixonou por uma música sem nem mesmo saber o significado dela. O que difere é que hoje, sabendo do seu significado passado e atual, a certeza de que ela foi feita para emocionar é ainda mais forte.

We are the world for Haiti





We are the world - USA for Africa



0 comentários:

Postar um comentário

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.