Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Título Original: Bird Box
Autor (a): Josh Malerman
Data de Publicação: 2015
Número de Páginas:272
Editora: Intrínseca
Classificação:  


Caixa de Pássaros - Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Nem só de romance vive essa leitora que vos escreve, um bom thriller de suspense sempre tem espaço na minha lista de leituras. Por isso, quando vi Caixa de Pássaros entre os lançamentos da Intrínseca de Fevereiro logo me interessei. A afirmação na capa dizendo que "ninguém havia escrito uma história de terror como essa antes" me fez passar o livro na frente de todas as outras leituras que já estavam programadas.

Caixa de Pássaros é um livro de terror fora dos padrões comuns. Nele não há fantasmas, seres demoníacos, vampiros, lobisomens, extraterrestres ou qualquer outra criatura que possamos facilmente identificar. Ou há? É impossível dizer, porque não podemos enxergar. Nossos olhos ficam vendados a maior parte do tempo assim como os de Malorie, a personagem principal, e também como os olhos de quem quer se manter vivo, quem é cuidadoso o suficiente para controlar a curiosidade e não se arriscar a tentar ver quem ou o que são essas criaturas que fazem as pessoas e os animais enlouquecerem, se mutilarem, matarem outras pessoas e cometerem suicídio.

O livro é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista de Malorie e os capítulos se alternam entre o presente, quando ela está tentando fugir da casa onde viveu durante quatro anos com os dois filhos, e o passado quando ficamos sabendo como tudo começou e como ela conseguiu sobreviver até o momento do parto. Ler uma história narrada na terceira pessoa do presente do indicativo me causou certa estranheza no início, estou acostumada com histórias que mesmo quando narradas em primeira pessoa estão no pretérito perfeito. O uso desse estilo de narrativa pelo autor deu uma sensação de imediatismo como se tudo estivesse acontecendo na nossa frente, naquele momento, o que tornou a experiência da leitura ainda mais sufocante e desesperadora.

Não nos é permitido saber quase nada sobre o que causa essa reação tão enlouquecedora nas pessoas. Existem criaturas que sem dúvida nenhuma são extremamente assustadoras, mas jamais podemos vê-las. Temos algumas informações sobre elas, mas a maior parte da caracterização fica por conta da reação dos personagens ao que veem e a nossa imaginação.

Essa leitura foi sem dúvida uma experiência incrível e até a penúltima página eu tinha certeza que ele entraria na minha lista de favoritos. Desde o início eu só conseguia pensar no final, um livro tão envolvente e diferente precisava ter um desfecho a altura. Infelizmente não foi isso que aconteceu. Alguns leitores acham fantástico quando o autor deixa o final em aberto, dependendo do caso eu não implico e até acho legal imaginar e criar algumas teorias. Entretanto, nesse livro, muitas perguntas ficaram sem resposta. O autor deixou a imaginação fluir, nos deu um desenvolvimento incrível, mas não conseguiu amarrar tudo no final, pelo menos foi essa a sensação que eu tive.

Caixa de Pássaros é um livro que prende o leitor e consegue envolvê-lo completamente. Sentimos o medo e o pânico de cada personagem e cada barulho por mais inocente que pareça ser nos assusta, é algo aterrorizante. Sem dúvida foi uma grande leitura, exceto pelo final. É uma excelente escolha para quem gosta de livros de suspense que mexem com a imaginação, mas comecem a leitura preparados para um desfecho que pode não agradar tanto assim.

18 comentários:

  1. Ai Caaaaa, eu to mega curiosa com este livro. Só vejo resenhas boas sobre ele menina! E bem como tu escreve que ele é impactante e com um final eletrizante. Eu fico imaginando o medo em que eles precisam viver o tempo inteiro e chega a me dar um nó na garganta! Com certeza eu lerei este livro!

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Caline,tudo bem?
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas sinceramente, ele não despertou meu interesse, talvez pelo fato de preferir filmes, há livros de suspense.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ain, Caline, nem acredito que você já leu (e resenhou!) esse livro! O pessoal anda falando bastante sobre ele, só que eu não sentia muita firmeza no que as pessoas estavam dizendo. Levo sua opinião muito a sério, e estou radiante em conferi-la a respeito dessa obra.
    Se você diz que a leitura prende o leitor, eu já fico animada. Ultimamente estou procurando histórias assim (: O fato do desfecho deixar a desejar me desanima um pouco, ainda mais sabendo que é porque ele fica em aberto. Li um outro livro em que acontece isso também, muitas perguntas sem respostas, e fiquei chateada :/
    Ainda não sei o que farei em relação a essa obra. Acho que a lerei, mas apenas se eu tiver uma excelente oportunidade.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie =)

    Sempre gosto de vir aqui no seu blog e ler as resenhas, que são sempre sinceras e dão um ponto de vista bem honesto. Eu, sinceramente, estou louca para ler este livro, que já é uma das minhas próximas leituras. Mas agora já fiquei com um pezinho atrás, porque odeio finais em aberto, que nos deixam cheios de dúvida, de perguntas... e o pior cheios de teorias. Vou ler com mais cautela agora kkk

    Adorei a resenha ;)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Caline!
    Você me convenceu! Quero ler este livro.
    Eu não sabia o que esperar do mesmo, mas a capa já havia me agradado. Parece ser um ótimo suspense.
    Quanto ao final, não sei se irei me decepcionar. Adoro finais abertos, mas não sei se irei me sentir frustrado por deixar muitas perguntas no ar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Caline
    eu confesso que fiquei curiosa com a sinopse pela parte do terror. Com o tempo fui lendo as resenhas, e muitos elogios já me deixaram com o pé atrás. Eu vou ler pois não dispenso um bom thriller, mas já fico com medo por esse final aberto. Odeio quando um autor deixa o final todo para a nossa imaginação.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cáh (olha eu aqui de novo)!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro. Até fujo um pouco de thrillers psicológicos, porque eles mexem demais comigo. Por um lado, gostei de você ter dito que o autor dá liberdade para que o leitor crie seu próprio 'mostro' e tenha medo dele, mas por outro, eu também gosto de ser um pouco conduzida durante a leitura, sabe? Não quero ter que imaginar tudo, não sou autora. UAHSAUSHUHSUHSAH' Eu definitivamente odeio finais alternativos ou abertos, principalmente quando eles nem chegam perto de solucionar a trama. Não é um livro que eu leria, porque realmente ficaria com medo. De me decepcionar.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Caline.
    Fiz essa leitura em grupo e foi uma experiência excelente, tantas hipóteses foram levantadas, tantas discussões surgiram.
    Não achei que o final foi aberto já que a situação de Malorie e os filhos teve uma solução, mas que faltou respostas sobre a criatura é fato.
    Conseguimos uma entrevista exclusiva com o Josh e algumas de nossas dúvidas e curiosidades foram sanadas, depois dá uma conferida lá no blog, talvez você encontre alguma resposta que complemente sua leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oie Caline =)

    Eu confesso que thriller não é muito o meu gênero favorito, mas confesso que algo nesse livro consegue me chamar a atenção.
    Não é o tipo de leitura que busco no momento, mas acredito que talvez lá na frente eu posso dar uma chance.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro. Essa é a primeira resenha que leio e mesmo vc dizendo que não "gostou" tanto do final ainda quero ler. Agora mais ainda. kkkkkk
    Sua resenha é muito bem escrita, adoreiii e seu blog é um amor.

    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  12. Oi Caline! Li este livro em grupo e foi uma leitura que gerou muitas discussões, eu gostei do suspense, mas queria um final mais completo, mesmo que a protagonista tenha chegado em um local que estava em busca, eu precisava saber mais sobre aquele caos todo.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Odeio quando finais não satisfazem :'( Ainda mais com um thriller, cheio de suspense e emoções tensas. Me interessei muito por esse livro <3 Acho que o final, tendo pontas soltas, fica na cabeça por conta disso após a leitura.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Comprei o livro e estou esperando chegar.
    Espero não me decepcionar com a leitura, já que esse gênero não é muito a minha praia.
    Apesar de ter ficado muito curiosa pra saber o que acontece com essas pessoas e a cidade.
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Estava MEGA empolgada com a sua resenha, querendo demais ler, porque sou igual você, nem só de romance eu vivo e adoro thrillers, mas finais em aberto me dão ódio, hahaha.
    Para uma continuação, talvez? Tomara!
    Fiquei bem interessada mesmo assim.
    Sinto que vai ser aquele livro que vai me deixar maluca.
    Já tinha visto sobre ele, mas não tinha lido nada a respeito ainda.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Caline,
    Gosto muito de um bom suspense e gostei demais da temática desse livro quando o vi.
    Não sabia sobre o que era a história e a sua, é a primeira resenha que leio da obra.
    Preciso dizer que fiquei ainda mais curiosa! Acho que esse tipo de narrativa nos deixa ainda mais presos a leitura e estou extramente instigada em saber mais sobre o universo.
    Maaaaaas, espero que o final me agrade hehehe
    Está anotado aqui para uma leitura próxima! :)
    Adorei a resenha!!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Caline.
    Este livro é um dos mais desejados desde sua estreia aqui no Brasil.
    Ando conferido resenhas assim como a sua menos positivas e outras super positivas o que me deixa um pouco em dúvida, confesso.
    Mas ao mesmo tempo, essa capa e sinopse me chama. Então, acredito que vou dá uma chance ao autor e ver o que acho...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante da dica do livro e da resenha
    Dá para perceber que é um livro bem envolvente e que transporta o leitor para dentro de suas paginas e passa todas as sensações
    Para quem gosta é um prato cheio, mas esse gênero não me agrada muito...
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.