Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Título Original: All the Bright Places
Autor (a): Jennifer Niven
Data de Publicação: 2015
Número de Páginas: 336
Editora: Seguinte
Classificação: 

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Por Lugares Incríveis me deixou sem saber o que fazer, meio paralisada. Vocês devem estar pensando que esse é um jeito muito estranho de começar uma resenha e uma coisa muito estranha de se dizer, mas quando terminei de lê-lo fiquei sem reação. Os momentos e os diálogos ficaram repassando na minha cabeça e eu continuei no mesmo lugar onde estava quando virei a última página, durante muito tempo, me sentindo vazia e cheia de questionamentos. Não conseguia parar de pensar no que aconteceu, em como aconteceu e como fui pega de surpresa.

Esse livro mexeu comigo de uma forma que poucos conseguiram. Ele me enganou, me deu esperanças e depois arrancou tudo de mim e até mesmo agora enquanto escrevo essa resenha e toda a história me vem a mente, me sinto paralisada de novo. Sabe aqueles momentos em que a nossa mente vagueia? Que nossos pensamentos viajam e ficamos olhando para o nada? Foi exatamente assim que fiquei ontem, é exatamente assim que estou agora e provavelmente será sempre assim que ficarei ao lembrar de Violet e Finch.

Tentei organizar meus sentimentos e meus pensamentos, mas não conseguia definir o que estava sentindo, até minha irmã me perguntar se era um bom livro. Triste, foi essa a resposta que eu dei a ela e quando essa palavra saiu da minha boca consegui entender o que estava sentindo, uma tristeza profunda, um pesar que tomou conta do meu coração.

Acredito que a história de Violet e Finch tenha mexido tanto comigo por ser tão real. Conheço indiretamente alguém que viveu e ainda vive a maior parte das coisas que encontrei no livro e durante toda a leitura sofri pelos personagens e também pelas pessoas que vivem isso de verdade e precisam enfrentar esses problemas todos os dias.

É difícil falar sobre os dois, é doloroso lembrar dos dois, do que eles viveram e do que passaram juntos. Os motivos que os levaram a pensar em suicídio eram diferentes. Desde o início sabíamos o porquê de Violet ter cogitado fazer isso, mas quanto ao Finch era tudo muito nebuloso. Ele era um personagem complexo e incrível, foi impossível não se apaixonar por sua personalidade imprevisível. Aos poucos a autora foi revelando quais eram os problemas dele e através da narrativa em primeira pessoa, com capítulos que alternavam entre ele e Violet começamos a entender a confusão que era sua cabeça.

Com personagens autênticos e extremamente reais e uma narrativa deslumbrante e emocionante, Por Lugares Incríveis é uma história sobre aproveitar a vida, mesmo nos momentos mais sombrios e difíceis, quando parece que seria muito mais fácil desistir. É real, intenso, melancólico, triste, divertido e doce. Uma mistura de sentimentos controversos que mexeu muito comigo, principalmente pelo nível de honestidade e veracidade que a autora traz em sua escrita. Um livro inesquecível.

14 comentários:

  1. Já vi resenhas desse livro em outros blogs e todos adoraram assim como você! Estou com muita vontade de ler esse livro também! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu fiquei louca depois de ler a sinopse desse livro por aí, depois de ter lido resenhas positivas como a sua e fiquei morrendo de vontade me me envolver e emocionar com a obra, assim como você. E vai virar filme O.o!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba *0* Que vida a Violet deve viver pra querem morrer assim tão cedo ..
    Historia perfeita para se envolver com os personagens ♥ Espero um dia compra-lo.
    Kissus da Isa
    By || Doce bunny ||

    ResponderExcluir
  4. Ah Caline,
    Pára com isso, menina. Tu sabe que as suas resenhas de cinco estrelas SEMPRE me deixam doida pra ler. Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro e encontrar a palavra 'triste' tantas vezes na sua resenha me diz que eu vou amar a leitura tanto quanto você. Afinal, sou um leão masoquista (kkkk Edward). Eu tenho lido muitos livros com o tema suicídio ultimamente, e isso é um assunto que por vezes me deixa perturbada, então vou esperar um pouquinho para ler. Resenha linda, estou doida para chorar e sofrer com Violet <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou aguardando o meu livro chegar e já estou mega ansiosa para iniciar a leitura.
    Livros envolventes e que nos deixam sem saber o que dizer, o que fazer e o que esperar são sempre de tirar o fôlego.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii
    Primeiro tenho que dizer que estou aqui feito uma boba babando em cima do teclado. Seu blog é incrivelmente L-I-N-D-O
    Segundo amei a resenha e quero muito ler esse livro, tem muitas pessoas lendo e adorando a leitura e eu não posso ficar de fora.
    Terceiro, estou seguindo seu blog, não deu para resistir.
    Beijos
    vem me visitar.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Caline,
    Eu vi que esse livro está bem cotado pelas redes sociais, mas nem fazia ideia do que ele tratava ainda. Fiquei encantada por sua resenha, realmente carregada de sentimentos contraditórios, que você deve ter sentido durante a leitura. Fiquei curiosa para conhecer essa historia, acho que tem feito falta leituras assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline,
    Já vi alguns comentários sobre esse livro por aí, mas é a primeira resenha que leio. Bom, acredito que só pela forma como o livro te arrebatou, vale a leitura.
    Gosto de livros que são densos, mas que nos trazem uma reflexão profunda. Acho que esses os que mais agregam e acrescentam coisas na gente.
    Fiquei extremamente intrigada e doida para ler a obra. Espero fazer isso muuito em breve!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Caline =)

    Estou para receber esse livro, mas por tudo que já li sobre ele sei que deve começar a preparar o coração por que a leitura promete deixar ele em pedaços.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Oiee.

    Estou super aminada para ler esta obra. Amo a capa essa capa e a história me deixa bastante curiosa. Deve ser uma leitura incrível

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Toda vez que vejo uma resenha, igual essa, em que o autor dela não consegue descrever o quanto o livro foi bom pra ele, o quanto mexeu com seus sentimentos, meu instinto logo diz que TENHO que colocar o livro na wishlist e é o que estou fazendo agora mesmo. Não tinha nem ouvido falar dele, mas pqp... você me fez ter muuuuuuuita vontade de ler.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  12. Recentemente li Perdão, Leonard Peacock e esse livro mexeu tanto comigo que me vi nas suas palavras quando você diz o quanto o livro ainda está presente na sua cabeça.
    É a primeira resenha que leio de Por Lugares Incríveis e afirmo minhas cogitações sobre ele ser um livro triste, mas marcante. Me interessei e muito.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ain, não, para! Eu p-r-e-c-i-s-o desse livro!!! Desde que meus olhos viram essa capa o livro não sai da minha cabeça. Quero muito ler </3 E ainda vai ter filme!
    Gosto demais de obras que mexem com o leitor, ainda mais se tiver um toque melancólico.
    Inesquecível?? Ok, definitivamente eu preciso desse livro. Surtando demais.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. até hoje eu não consegui resenhar esse livro. Ele me destruiu, literalmente.
    Sua resenha está impecável como sempre!
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.