Anexos - Rainbow Rowell

Título Original: Attachments
Autor (a):  Rainbow Rowell
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 366
Editora: Novo Século
Classificação: 

Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas.
Enquanto isso, Lincoln O’Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser “agente de segurança da internet”, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers – e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonado por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?

Quando terminei de ler Eleanor & Park descobri que tinha uma nova autora favorita. Rainbow Rowell, me fez sorrir, fez meu coração doer e no final me deixou com uma raiva sem tamanho, mas eu adorei cada momento da leitura e percebi que iria querer ler qualquer outro livro dela lançado por aqui. Dito isso vocês podem imaginar o tamanho da minha expectativa ao escolher Anexos como leitura (Fangirl já está na lista de espera). Esperava encontrar uma história leve e divertida e foi exatamente isso que aconteceu. Mas, e na maioria das vezes sempre existe um mas, o livro ficou aquém do esperado.

Anexos tem um estilo completamente diferente de Eleanor & Park, mas o problema nem foi esse afinal estamos falando de histórias com temáticas bem diferentes. O fato é que a narrativa tão cativante que encontrei na minha primeira experiência com a autora, não se fez tão presente nesse livro. Foi uma leitura cheia de altos e baixos, uma verdadeira montanha-russa de emoções, em um momento eu estava amando a história, no seguinte eu ficava completamente sem estímulo para continuar a ler.

A narrativa tem capítulos que se alternam entre os e-mails trocados por Jennifer e Beth e a narração em terceira pessoa mostrando o ponto de vista de Lincoln. Dessa vez a narrativa através de e-mails não me incomodou, não costumo gostar de livros com narrativa epistolar, mas aqui achei legal acompanhar a conversa das meninas, sempre leve, bem-humorada, direta e também cheia de sentimentos e demonstrações de uma amizade verdadeira e presente. Através dos e-mails é possível conhecer um pouco de cada uma, suas vidas pessoais, seus dilemas, relacionamentos, sonhos e até um pouco dos seus passados.

No início achei que Jennifer seria a escolhida para protagonizar o romance com Lincoln. Ela era casada e fiquei imaginando como a autora faria para desconstruir o relacionamento dela, afinal seu marido parecia uma pessoa incrível. Mas, foi bem mais fácil do que isso, o par escolhido foi Beth e que bom que as coisas aconteceram assim. Não consegui gostar da Jennifer, algumas de suas atitudes me faziam querer entrar no livros e lhe dar uns chacoalhões. Já Beth era divertida, sonhadora, romântica, exatamente o tipo de garota perfeita para o ingênuo e sensível Lincoln.

E por falar em Lincoln, se tem uma coisa em que a Rainbow sempre acerta é em seus personagens masculinos. Eles são fofos ao extremo, românticos, apaixonantes e sensíveis. O diferencial de Lincoln é sua ingenuidade e também seu jeito nerd de ser. Eu amo nerds, inclusive sou noiva de um, logo me apaixonei completamente por ele. Confesso que em alguns momentos senti vontade de gritar com ele. Faltou atitude e coragem, na maior parte do tempo, em todas as áreas de sua vida (ódio daquela Sam), mas ainda bem que no momento crucial ele fez o que precisava ser feito. Não considerei Lincoln um stalker como vi em muitas resenhas por ai, era o trabalho dele ler o e-mail das pessoas.

O final foi extremamente fofo, num nível absurdo de fofice. Depois de terminar Anexos fui atingida por uma onda romântica. Só quero filmes açucarados, livros extremamente românticos e muitas cenas de amor nas séries que acompanho. Se o livro todo tivesse sido tão gracinha quanto o final, ele teria ganhado cinco estrelas e um coração no Skoob. Mas, a autora perdeu tempo e páginas com coisas desnecessárias e por isso o livro perdeu pontos comigo. 

Apesar dos altos e baixos, Anexos me conquistou. Seus personagens não são perfeitos, mas eles foram escritos para serem realistas, com falhas e qualidades. É um livro engraçado, doce e inteligente, como um bom filme de comédia romântica.

P.S.: Se vocês devem achar que eu fui muito repetitiva com a palavra "fofo" e seus derivados, na verdade isso é consequência do livro. Quem ler vai entender exatamente o que eu quero dizer.

14 comentários:

  1. Não consegui gostar desse livro! Amei Eleanor e Park de paixão, e Fangirl também, mas achei Anexos um tanto monótono... Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii,
    Pois é fui atingida pela Rainbow que nem você, lendo Eleanor & Park.
    To lendo Fangirl e lendo sua resenha, acho que ele ta no nível de Anexos.
    Eu gosto de livros que envolvem mensagens, ainda mais quando tem um toque de humor.

    P.S.: Vou te 'stalkear' hahaha lá no Banco de Série - te adicionar :D

    bjs e que seu feriado carnavalesco seja maravilhoso *.*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oi Caline! :)
    Meu primeiro contato com a escrita da Rainbow foi com Eleanor & Park e adorei o que encontrei. Li algumas críticas a respeito de Anexos, mas acho que é pq as pessoas acabam por fazer comparações. São duas histórias bem diferentes e acho que é a expectativa que nos causa uma certa "decepção".
    Ainda não li Anexos, mas é um dos próximos na minha fila de leitura. Estou bem curiosa para ler e espero gostar. HAhaha, se vc repetiu tonto o fofo, tenho certeza de que repetirei muito mais. <3 A história parece ser bem fofa mesmo. *-*
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Eleanor &Park já está na minha lista faz um bom tempo e cada vez que leio mais resenhas da autora fico mais curiosa para conhecer as obras. Gostei muito do enredo de Anexos, parece uma boa história. E ainda mais por saber que é extremamente fofo!!!rs

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi CaLinda! <3
    Eu tenho ouvido tanta coisa boa a respeito da Rainbow, que tô pesquisando diariamente o preço desse livro kkkk (sério!) Eu li uma resenha de Anexos que favoritava o livro, mas sei lá... desde que eu li a sinopse, achei meio bobinho. Apesar de amar livros fofinhos e personagens nerds, diante da minha lista enorme de desejos, Anexos não conseguiu se destacar. PS: 'sou noiva de um..' foi a COISA MAIS FOFA DO MUNDO! <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Caline =)

    Sempre leio resenhas ótimas dos livros dessa autora, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dela.

    Adoro histórias fofas e tipo meio que adoro tudo que é fofo também então acho que vou gostar desse livro rs...

    Amei a resenha <3!

    Beijos e um ótimo feriado;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Caline!
    Tenho visto várias resenhas elogiosas sobre os livros da autora e já tinha me convencido que precisava ler algum, mas não tinha decidido qual. Quando li a sinopse de "Anexos" achei que tinha elegido qual seria o 1º, mas sua experiência de altos e baixos me desanimou. Que bom que o final conquistou você, mas a associação a comédias românticas me fez perceber que não é um livro para mim.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada dessa autora! Ok, pode me bater. Estou com Eleanor aqui na estante há tempos, e toda vez que vejo qualquer comentário sobre o livro ele passa mais ainda para o final da fila de leitura. Isso por causa da bendita expectativa, que acaba com minhas leituras.
    Mas, sobre Anexos... Já vi outras resenhas que falam justamente o que você comentou: os altos e baixos. Há momentos que a leitura te prende bastante, mas outros que dá até vontade de deixar de lado. E isso me deixa assustada. Andei pegando umas obras assim e agora estou fugindo o quanto posso delas HAHA

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nada da autora, mas morro de vontade de ler Eleanor e Park, pretendo em breve, esse tem uma premissa boas, mas fiquei com pé atrás agora, será que vale a pena arriscar?

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  10. Oi, Caline!
    Eleanor & Park eu não li ainda, comecei por FanGirl (Por favor, leia logo, você vai adorar!).
    Comecei a ler Anexos ontem. Ainda não deu para morrer de amores, li menos de 20 páginas, mas já estou gostando bastante. Pena que você não gostou TANTO assim. Vamos ver o quanto eu vou gostar.
    A escrita dela é muito gostosa, né?
    Bom saber que o Lincoln é nível fofura ótimo!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro, mas com a sua resenha já vai entrar para minha lista de livros de 2015 kk
    http://viciodelerlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não acho que você tenha sido repetitiva na palavra fofa, entendi, apenas, que devo pegar esse livro o mais rápido possível, apesar de que pretendo começar por Fangirl... acontece que essa trama de Anexos me chamou muito mais a atenção. Isso de a autora acertar nos personagens masculinos me agradou, por que tá faltando personagem fofo nos livros que ando lendo. ALA. FOFO DE NOVO.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Entendo completamente sua repetição da palavra fofo, o Lincoln é um poço sem fundo de fofura. Uma pena que alguns pontos do livro não te agradaram, eu li tão rápido que nem deu para sentir isso. Adorei a resenha e estou seguindo o blog ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler algo dessa autora, mas certamente não começarei por este. Apesar de amar livros em forma de email, quero começar por Eleanor e Park, e depois ir lendo os outros.
    Já gostei desse pela dose de fofura. Se tem uma coisa que eu amo é um nerd fofo hahahah
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.