O Grande Ivan - Katherine Applegate

Título Original: The One and Only Ivan
Autor (a): Katherine Applegate
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Selo: #irado
Classificação:  
Livro cedido em parceria com a Novo Conceito

Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Não sou uma leitora entusiasta de livros juvenis ou infanto-juvenis, mas desde que a Novo Conceito começou a anunciar a publicação de O Grande Ivan, senti que com esse livro seria diferente. Logo comecei a ver no Twitter leitores contando suas experiências emocionantes ao conhecer a história de Ivan. Quando o livro chegou aqui em casa não pensei duas vezes e o escolhi. Minha decisão foi reforçada ao ver na capa que o livro havia ganhado a Medalha Newbery Honor 2013 de Melhor Livro Infantil de 2013. Merecedor da honra literária que lhe foi atribuído, O Grande Ivan é um livro para todos, crianças e adultos, por trazer em suas páginas uma história simples, mas cheia de lições.

A história é contada em primeira pessoa por Ivan, o gorila das costas prateadas que vive em um circo decadente, instalado num shopping. A narrativa é comovente e extremamente sensível, e através dos pensamentos de Ivan somos obrigados a rever alguns conceitos e olhar como outros olhos para algumas situações que de tão corriqueiras se tornaram comuns. As observações que Ivan faz sobre as coisas que acontecem ao seu redor são perspicazes e diretas, apesar da narrativa concisa e simples. 

A ingenuidade do gorila e sua resignação com relação a vida em cativeiro, me deixaram profundamente triste. Ivan aceita a sua vida exatamente como ela é, e tem um desejo obstinado de nunca lembrar sua infância selvagem e livre, mas a chegada da elefantinha Ruby faz com que tudo mude. Quando as lembranças do que aconteceu com seus familiares começam a voltar e descobrimos como ele foi parar naquele shopping, sofremos junto com ele por toda selvageria e brutalidade que o ser humano é capaz por causa da ganância e do dinheiro.

O livro é uma obra de ficção, mas baseado em uma história real de um gorila chamado Ivan que viveu quase três décadas sozinho em uma jaula de um shopping que mais parecia um circo no estado de Washington. Katherine Applegate foi fantástica ao conseguir captar a essência dessa história tão tocante e transformar em um livro ao mesmo tempo triste, mas esperançoso e que fala com a parte mais profunda da nossa humanidade.

3 comentários:

  1. Oi Cá, tudo bem?

    O selo Irado tem uns livros bem interessantes, principalmente para quem curte uma fantasia. Confesso que esse, em especial não me chama muito a atenção. Essa ideia de gorila preso em uma jaula de shopping e que faz amizade com outros animais me lembra um pouco madagascar =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Esse livro me parece ser tão bacana, espero curtir quando eu lê-lo. Ótima resenha :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha, vi a editora fazendo bastante propaganda do livro, mas só lendo a sua resenha descobri que era sobre um gorila! Nem tinha reparado que a capa era um gorila e um elefante.
    Na sinopse não me interessei bastante, mas com a sua resenha sim. Pensei que ia ser só triste, mas agora quero muito ler.
    :)

    Feliz ano novoooo!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.