Mentirosos - E. Lockhart

Título Original: We Were Liars
Autor (a): E. Lockhart
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 271
Editora: Seguinte
Classificação: 




Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.

A decisão de passar Mentirosos na frente de todos os livros que estavam na lista de leitura há tempos, foi baseada especificamente em um fator: o final. Sou fã de Agatha Christie, de Lisa Gardner, enfim, de livros que tenham muito mistério e que façam o leitor criar as mais variadas teorias e nos surpreenda no final. Todas as resenhas que li na blogosfera me prometeram isso e na maior expectativa do mundo comecei a leitura.

Mentirosos é um livro interessante, mas superestimado. Minhas expectativas eram altas e apesar de não ter me decepcionado esperava algo mais. Toda a história é construída de forma cuidadosa, sem muito detalhes sobre o que aconteceu com Cadence no verão dos quinze. A verdade vai se desdobrando aos poucos, através de alguns flashbacks até o surpreendente término.

Meu primeiro problema com o livro foi a quantidade de personagens. Logo no início temos um mapa da ilha com os nomes de cada casa e seus moradores. Recorri várias vezes a ele para conseguir me situar até que desisti e foquei em lembrar apenas quem eram os quatro Mentirosos e os nomes de suas mães, as filhas do dono da ilha, herdeiras dos Sinclair. Mas sempre ficava confusa e frustrada quando os outros personagens eram citados e eu não conseguia lembrar quem eles eram.

A história é contada em primeira pessoa, a partir da perspectiva da Cadence, que sofreu amnésia seletiva desde que foi encontrada sozinha, na praia da ilha de sua família há dois anos. Cady era uma personagem legal e interessante, mas a forma como ela narrou os acontecimentos e tudo o que viveu durante os verões na ilha, foi bastante confusa em alguns momentos. O fato é que a autora usou uma grande quantidade de metáforas ao longo da história e eu sempre demorava a perceber o que era real ou não. Além disso, achei que deu um tom dramático demais em algumas situações.

Entretanto, o livro teve seus pontos positivos. A autora abordou vários temas como o poder, o patriarcado, a ganância e o racismo e todos esses pontos estavam de alguma forma ligados ao grande mistério do livro. Foi interessante juntar as peças, tentar entender qual a importância de cada conversa ou de cada acontecimento para o desfecho. Outra coisa que eu gostei bastante foi ver a relação entre os quatros jovens. Eles eram ricos, menos Gat, faziam parte de uma família tradicional e privilegiada, mas não se importavam com a riqueza o poder e a ganância que parecia ser um sentimento inerente a todos os Sinclair. Johnny, Mirren, Cady e Gat, tinham uma amizade bonita, sincera e eram muito ligados.

O final apesar de interessante e muito bem construído, não me pegou de surpresa. Capturei alguns detalhes e fui montando teorias, consegui deduzir o que havia acontecido no verão dos quinze muito antes de Cady começar a lembrar. O fato de ter juntado as peças do quebra-cabeças antes do final, não tornou o que aconteceu menos impactante, pelo contrário. Confirmar os motivos que causaram as enxaquecas e a amnésia seletiva de Cady foi triste e doloroso.

Mentirosos é um livro inteligente e enigmático com um enredo sinuoso, que envolve o leitor numa teia de mentiras, segredos e uma disputa intensa por poder e dinheiro. Deixando de lado os pontos negativos, foi uma leitura interessante e é uma excelente escolha para quem gosta de livros de suspense e mistério.

10 comentários:

  1. Oi Caline, tudo bem?
    Gostei muito da resenha, principalmente da sinceridade.
    Gosto de suspenses e em geral me sinto atraída por eles, mas considerando suas críticas e o excesso de metáforas, talvez eu pule Mentirosos. Mas, admito, fiquei bem curiosa sobre o que acontece com Cadence.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Caline!

    Eu estou muito curiosa pra ler esse livro pq gostei demais dos outros que li da E. Lockhart. A achei super talentosa! Estou com bastante expectativas pra ele. Pena que vc não gostou tanto quanto esperava!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que pena que não te impressionou tanto. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas não achei tão interessante assim a leitura, por agora.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Caline!
    Adoro tuas resenhas, pois és crítica assim como eu quanto a livros! Haha
    Eu ainda quero ler esse livro. Geral vem o elogiando, eu gostei da sinopse e a curiosidade só aumenta. No entanto, não estou criando altas expectativas e sua resenha só me ajudou neste aspecto.
    Espero gostar um pouco mais que você. E sim, adorei as ressalvas!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler Mentirosos. É gente demais falando bem!
    Mas agora estou que nem você: esperando muito.
    Acho que vou deixar um tempo passar e diminuir minha empolgação para não ficar meio chocha igual você, hehe.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Bacana a resenha.
    Tô doida pra ler esse livro e ver se é "tudo isso" que falam.
    Espero não me decepcionar.
    Beijo!

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  7. Oie Caline
    menina, acredita que eu não captei os sinais, e fui pega totalmente surpreendida naquele final? inclusive tive que voltar e reler alguns capítulos, me perguntando: o que eu deixei passar? rs
    Mas gostei muito da leitura. O problema todo foi que não criei empatia com os personagens :(
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Estou morta de vontade de ler esse livro, mas confesso que desanimei um pouco de ler sua resenha que, aliás, foi a menos positiva que já li. É um saco quando o livro tem muitos personagens e a coisa toda parece ser muito dramática. Mas pelo menos ele tem seus pontos positivos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Caline!
    Esse livro tem sido tão bem falado que já estava começando a ficar com o pé atrás. Sério, toda vez que vejo todo mundo amando um livro já fico receosa. Sua resenha chegou em boa hora, já que abordou os pontos positivos e negativos da trama. Adorei! Deu para ter uma ideia maior de como é o livro.
    Não tenho curiosidade me ler ele. Se surgir uma oportunidade, certamente lerei. Mas já vou sabendo o que me aguarda.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha ficou muito boa, já estou muito ansioso para começar a ler!

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.