Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Título Original: Where Rainbows End/Lovie Rosie
Autor (a): Cecelia Ahern
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Classificação: 
Livro cedido em parceria com a Novo Conceito


O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Simplesmente Acontece era sem dúvida minha maior aposta entre os laçamentos de outubro da Novo Conceito. Cecelia Ahern tem um lugarzinho especial na minha estante e no meu coração. Suas histórias sempre tentam passar algum lição importante e mexem com as nossas emoções. 

Apesar de já ter visto muitas pessoas comentando sobre o livro, principalmente no Twitter, nunca me interessei em saber sobre o que era a história, nunca li nenhuma resenha ou mesmo a sinopse, por isso minha primeira surpresa ao começar a leitura foi descobrir que todo o livro é narrado através de cartas, e-mails, bilhetes, cartões e mensagens instantâneas. Num primeiro momento senti um certo desânimo, porque esse tipo de narrativa foge ao padrão que estou acostumada, mas acabei sendo envolvida pela história e tive uma experiência incrível.

Simplesmente Acontece é engraçado, dramático, cheio de altos e baixos e muitos desencontros. Crescemos junto com Alex e Rosie, enquanto eles atravessaram a infância, passaram pela tumultuada adolescência e entraram nas incertezas da vida adulta após a faculdade, o vínculo entres os dois resistiu ao tempo e a distância.

Rosie foi uma personagem que conquistou minha admiração por todas as coisas que precisou enfrentar e por ter resistido a todas as dificuldades. Seus planos nunca deram certo e seus sonhos sempre ficavam em segundo plano em detrimento aos desejos, necessidades e sonhos de outras pessoas. Quanto a Alex não existe palavra melhor para defini-lo do que incrível. Mesmo distante, casado, atarefado, ele sempre estava lá por ela. Ele era como um porto seguro com quem ela sempre podia contar não importando a circunstância.

Entretanto, apesar da leitura maravilhosa a história não foi tão perfeita quanto eu esperava e o problema foi a narrativa. Como falei antes o uso de cartas, e-mails, mensagens instantâneas, entre outros é um formato ao qual não estou acostumada e apesar de ter conseguido me envolver e me acostumar com ela não posso negar que em alguns momentos não me senti totalmente satisfeita. A vida é feita de pequenos momentos, as relações são construídas através das pequenas coisas, mas o formato da história não me permitiu ver isso. Um simples e-mail de Rosie contando para alguma amiga as principais partes de um momento importante não era o suficiente, eu precisava de mais detalhes.

Um outra questão foi o fato da história ter se prolongado demais e exagerado no drama e nas dificuldades. Sei que a vida não é fácil, mas Rosie não tinha um minuto de sossego, a felicidade não parecia ser um sentimento feito para ela. Rosie e Alex me deixaram frustrada porque apesar de desabafarem um com o outro sobre tudo, não conseguiam falar o que realmente sentiam, a não ser para outras pessoas e por isso nós sofremos de ansiedade acompanhando na maior expectativa por mais de 40 anos.

Simplesmente Acontece é um livro cativante sobre crescimento, amizades verdadeiras e auto-descoberta. Um romance mágico que apesar das inúmeras dificuldades e atribulações nos faz acreditar que tudo é possível quando realmente acreditamos. Uma história de amor onde o principal personagem é o destino. Ainda que não tenha sido perfeito, esse livro mexeu com as minhas emoções e nas páginas finais eu não sabia se gritava de felicidade ou se chorava pelo mesmo motivo. Cecelia Ahern mais uma vez escreveu uma história que ficará na minha memória por muito tempo.

13 comentários:

  1. Oi Caline, tudo bem?

    Também estou louca para ler esse livro. Pedi de amigo oculto, então vamos ver se vão me dar de presente, né? Pena que a história se prolonga demais. Mas isso eu já tinha imaginado quando vi o tamanho do livro. Os livros da Cecelia ficam em torno das 300 páginas =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Caline,
    Fiquei bem curiosa em relação ao lançamento, soube pelo enredo por causa do filme e acho bacana acompanhar evoluções dos personagens no estilo e quando envolve o destino e tals haha
    Mais gente QUARENTA ANOS O.o maior estilo Harry & Sally né haha

    bjs e tenha uma maravilhosa quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oie Caline
    Eu comecei a ler o livro, mas acabei deixando de lado para ler outros rs
    Acho legal amigos de infância que acabam ficando juntos no final. Isso que é amor.
    Pena que por conta da narrativa diferente não dê para a autora se aprofundar mais nos momentos da vida dos dois. Acho que vou gostar.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Gostei da sua resenha. Eu até gosto desse formato de livro escrito em cartas, emails, então talvez eu acabe gostando desse, sei lá. Fiquei curiosa para ler, vou tentar pular a classificação dele na minha lista de leitura UAHSUHAS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Caline.
    Eu nunca li nada dessa autora, e também não sei ao certo do que se trata esse livro, aboli as sinopses da minha vida, e li sua resenha por alto porque quero ser totalmente surpreendida pelo enredo, mas foi bom saber que essa é uma história que marca e fica conosco.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Não cheguei a ler esse livro e nem nada da autora, mas tudo que ela escreve é tão elogiado que eu já esperava uma resenha positiva. Fiquei louquinha pra ler na hora que você falou que o personagem principal é o destino, UAU, amei <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Caline, tudo bem?
    Esse também é a minha maior aposta, mas ainda não consegui lê-lo. Mas depois de sua resenha minha curiosidade só aumentou. Espero ler em breve.
    Abraço,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com. br

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline, tudo bem?
    Cecelia Ahern é muito bem falada, mas ainda não li nada dela. Ao contrário de você, gostei da experiência de narrativa por meio de cartas (que experimentei em @mor e A Sétima Onda), então me empolguei pra conhecer Simplesmente Acontece. Só fiquei receosa com a extensão do livro: quase 500 páginas contadas só por meio de cartas? Admito, fiquei com um medinho de se enrolar demais.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Caline!
    É também uma das minhas maiores apostas ainda. Hahaha
    Não o li obviamente, mas estou bem curioso. Acho que, quanto à narrativa, sentirei o mesmo que você. Sou uma pessoa que exige também detalhes dos acontecimentos. Possivelmente sentirei o mesmo.
    Adorei saber tua opinião e vou lê-lo em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Esse livro já estava na minha lista de desejados e fiquei ainda mais interessada agora porque gosto de histórias contadas por meio de cartas, e-mails e bilhetes. Pelo visto a protagonista sofre pra caramba, mas tenho certeza de que vou me identificar com esse romance.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu AMOOOOOOO esse livro! Li a primeira edição que saiu aqui no BR há anos, quando ainda se chamava "Onde terminam os arco-íris". Eu vivia falando desse livro e ninguém conhecia, morria de frustração haha Tô muito feliz que agora ele foi lançado de novo e todo mundo vai ler, pq é INCRÍVEL ♥
    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu realmente preciso ler esse livro!!!
    Comecei a ler em uma livraria e quando vi já estava no 8° capitulo! Mas cadê o dinheiro???
    Parabéns pelo post!

    Beijos!
    Um Tanto Agridoce
    www.1tantoagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu amei o Simplesmente Acontece.
    Achei doce, sensível, divertido, dramático e engraçado.
    Mas também não me senti satisfeita em todos os momentos, parecia drama e sofrimento demais em alguns momentos.
    Poxa vida, timing não é com aqueles dois, hein?
    Gostei do final, mas achei muito abrupto. Queria tanto ver os dois juntos de verdade...

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.