Para Onde Ela Foi - Gayle Forman (If I Stay #2)

Título Original: Where She Went
Autor (a): Gayle Forman
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 240
Série: If I Stay #2
Editora: Novo Conceito
Classificação: 
Livro cedido em parceria com a Novo Conceito


Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

PODE CONTER SPOILER SE VOCÊ NÃO LEU O PRIMEIRO LIVRO

Quando comecei a ler Se Eu Ficar minhas expectativas estavam bastante altas, ele sempre foi um livro muito bem cotado. Chegando ao final estava um pouco decepcionada por que a história não conseguiu me comover como esperava e eu havia desenvolvido uma aversão profunda à Mia. Assim como eu, vários leitores não curtiram tanto a história sobre a tragédia familiar da garota, mas desde que Para Onde Ela Foi foi publicado tenho lido inúmeras resenhas positivas sobre ele e renovei minhas esperanças.

Meu primeiro desafio ao ler Para Onde Ela Foi era superar minha aversão pela violoncelista chata, mas achei que isso não seria tão difícil uma vez que o narrador desse livro era Adam, o namorado fofo, carinhoso e de coração partido. O livro assim como seu anterior é narrado com cenas do presente e flashbacks, nos ajudando a entender o que aconteceu quando Mia acordou do coma e porque Adam estava tão destruído. A autora mostrou sua habilidade ao conseguir estruturar uma história tão intensa em apenas 24 horas.

Nesse livro vemos a devastação de Adam, sua ascensão ao sucesso, a ferida aberta deixada pelo abandono e sua tentativa de curar a dor através da música. Se Adam já havia me conquistado no livro anterior, ver a história sob seu ponto de vista me fez perceber o quanto ele era sensível e quão grande era seu amor por Mia. As coisas que ele dizia e as que ele só admitia a si mesmo me deixaram angustiada, ele estava quebrado, deprimido e se autodestruindo, três anos tentando encontrar respostas para o que havia acontecido, três anos desde que Mia havia saído de sua vida para sempre.

O aparecimento de Mia foi para mim um dos pontos altos do livro, era o momento que eu mais aguardava desde que comecei a leitura, eu queria respostas assim como Adam. As coisas não aconteceram exatamente como imaginava, a autora trabalhou o reencontro dos dois de uma forma onde a reaproximação foi gradativa, como se eles estivessem se acostumando a ficar um ao lado do outro novamente para só então exporem seus sentimentos e rancores.

Durante um tempo minha raiva de Mia só aumentou. Cada vez que ela abria a boca e não dava uma justificativa ou pedia perdão pelo que fez, sentia meu coração se apertar. Mas Gayle é uma autora fantástica e conseguiu algo que achei que jamais aconteceria, ela conseguiu me fazer entender as razões de Mia. A decisão questionável que ela tomou não pareceu mais tão egoísta e não consegui mais culpá-la pelo que ela fez.

A poderosa narrativa de Gayle Forman me surpreendeu ao mostrar uma profundidade pouco presente no primeiro livro. Através de uma escrita lírica e intensa, a autora nos mostrou que Adam e Mia são humanos e vulneráveis, eles cometeram erros e precisavam de uma segunda chance. A dor e a angústia vividas por Adam me atingiram profundamente, as dúvidas e a forma como Mia tentou superar a perda de sua família me comoveu.

Para Onde Ela Foi é um livro emocional e pungente, feito de pequenos momentos magistralmente capturados pela delicadeza da escrita de Gayle, que nos mostra que às vezes a vida não se move no caminho que queremos, mas sempre existem segundas chances se há amor verdadeiro. Foi o encerramento perfeito, um presente de despedida para os leitores que assim como eu acreditaram que a história de Mia e Adam ainda tinha muito mais a nos dizer.

14 comentários:

  1. Oi, Caline!
    Eu não gostei desta continuação, e amei o primeiro livro. KKK
    Sinceramente, achei que não deveria haver uma continuação. Por mim a história teria parado no primeiro livro mesmo.
    A autora enrolou demais. Achei a leitura cansativa e o final muito incoerente com toda a história. Foi muito Happy End, e a história era mais real, mais palpável que aquilo.
    Mas curti saber tua opinião e fico contente que tenhas gostado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu também não gostei tanto de Seu eu Ficar como eu imaginava. A história não conseguiu me emocionar como o filme. Sua resenha me dá uma leve esperança de que Para Onde ela Foi vai me conquistar bem mais. Acho que no primeiro livro o Adam foi pouco explorado e ele é um personagem adorável. Quero ler esse livro ainda esse mês.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Caline! O primeiro livro não atingiu minhas expectativas, gostei, mas não foi tudo que esperei, já este segundo foi diferente, mas intenso e emocional, eu adorei ver o lado de Adam da história e senti muita pena dele, devastado pela perda do amor de sua vida, é bem melhor que o primeiro com certeza,

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Se eu ficar é incrível, então esse livro me deixou com altas expectativas. Adoro a escrita da autora e como ela consegue captar a grandiosidade de pequenos momentos.
    Não acredito que você tem aversão a Mia, eu adorei a personagem! Sério <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Caline

    Ah que bom, eu tinha visto duas resenhas sobre ele nota 3 e estava já com um pé atrás. Eu tbm não curti o primeiro, não só pela Mia, mas achei a escrita bem fraquinha. Espero gostar mais desse, curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii! :D
    Fiquei com muita vontade de leer!!! Seu jeitinho de contar o que achou do livro, me fez ficar com mais vontade ainda de ler "Para onde ela foi". Eu gostei da Mia, gosto mais dela do que do Adam, mas gosto dele também. xD

    Abraços, Andreza ;D
    http://vidaempix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não li a resenha porque não curto spoilers na cara. rs. Mas dei aquela olhada a sinopse. Deu a impressão de um cara que perdeu um grande amor e não consegue lidar com o fato. O tema da perda é pesado e triste, será que o livro consegue se manter por esse viés...? - @ Emilie

    ResponderExcluir
  8. Oi, Caline! Não tenho a mínima vontade de ler esse livro =\ Lembro que me irritei DEMAIS com Se eu ficar haha Nossa, como a Mia é CHATA. E a vibe espiritual do livro também não me pegou. Vou deixar passar :)
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor, tudo bem?

    Eu to doida pra ler esse livro. Terminei Se Eu Ficar morrendo pela continuação, to só esperando o meu chegar. Gosto muito do Adam, por isso acredito que vou curtir o livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Cáh,
    Eu terminei essa leitura com as mesmas impressões que você.
    Depois de ter me decepcionado bastante com o primeiro livro, fui bem reticente ler este, mas acabei gostando muito mais da continuação. Justamente porque Adam finalmente mostra quem ele é. Li uma resenha da Aione, onde ela diz que no primeiro livro por ser narrado do ponto de vista da Mia, é pouco profundo (já que a menina é fechada, reservada e guarda seus sentimentos pra si). Já no segundo, vemos uma explosão de revolta e dor, tipica da personalidade de Adam. Fez todo o sentido pra mim e é como eu disse, o segundo livro completa o primeiro e finalmente faz com que os protagonistas nos cativem.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu amei este livro! Sofri muito pelo e com o Adam... fiquei com o coração partido igual a ele, assim como também fiquei com certa raivinha da Mia, mas a entendi. Eu tinha favoritado Se eu ficar, porque achei a história bem simples, mas tocante (mas não chegou a emocionar, me fazer derramar lágrimas etc). Quando me deparei com Para onde ela foi, achei toda a profundidade que a autora não tinha utilizado no primeiro. Criei um amor pelo Adam que vc não tem ideia rs.

    Beijos,
    Ceile.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Já li o primeiro livro "Se eu ficar", foi um livro que não me surpreendi tanto, esperava mais dele, pois na época que li, ele estava bem famoso, aí achava que ia ser uma leitura incrível. Mas pelas resenhas que eu estou lendo deste segundo livro, parece que ele é bem melhor.
    Beijos *--*
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    eu não li o primeiro livro ainda, pretendo comprar a versão original, pois dizem que é um livro fácil de se ler em inglês. Mas não estou com expectativas nem nada.
    Não vi seu aviso em vermelho e acabei lendo spoiler :( rs Agora já era né. vou dar uma chance ao livro mesmo assim. Mas, não sei se quero ler a continuação, mesmo sabendo que o Adam deve ser um fofo.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. acabei de ver o filme, mas percebi pela.sua resenha que tem algumas diferenças para o livro, como o fato deles ficarem 3 anos sem se ver, quando no filme a historia deles acontece em um ano e meio.

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.