As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones

Título Original: As Batidas Perdidas do Coração
Autor (a): Bianca Briones
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 400
Editora: Verus
Classificação: 


Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre. As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.

Sempre que um livro mexe profundamente com as minhas emoções tenho dificuldade de falar sobre ele. As palavras desaparecem e nada que eu penso em escrever parece bom o suficiente. Escrevo e reescrevo várias vezes a mesma frase e acabo apagando para começar tudo de novo. As Batidas Perdidas do Coração de Bianca Briones me deixou angustiada, me fez rir, refletir, me fez pensar em como a vida pode ser cruel, me deixou com o coração na mão e me fez acreditar que o amor pode superar as situações mais difíceis, pode curar uma alma ferida e pode salvar uma vida.

Minhas expectativas com relação ao livro estavam altas demais, não há uma só resenha na blogosfera que tenha sido negativa. Confesso que estava receosa e queria deixar para lê-lo apenas quando todo o alvoroço passasse, mas fui levada pela opinião geral e decidi dar uma chance. Ler As Batidas Perdidas do Coração foi uma experiência inesquecível e antes mesmo de chegar ao final já sabia que ele faria parte da minha lista de favoritos.

O livro é narrado em primeira pessoa pela visão de Rafa e Vivi, em capítulos alternados. A autora soube dar um voz bastante distinta a cada personagem. Lembro de ter lido alguns livros onde existia essa alternância de narração e eu nunca sabia quem era o narrador, em As Batidas esse problema não existe.

A narrativa de Bianca Briones era tão envolvente e realista que as emoções dos personagens, suas dores, alegrias, conquistas e decepções eram minhas também. Vivi e Rafa tocaram meu coração tão profundamente que eu estava totalmente envolvida em suas vidas por todo caminho até o fim. Senti cada perda, principalmente as que aconteceram na vida de Rafael. Sabe aquele ditado "desgraça pouca é bobagem"? Se encaixa muito bem na vida dele. Eu não aguentava mais vê-lo sofrer daquele jeito e por mais que suas ações tenham sido irresponsáveis era difícil julgar alguém que já havia apanhado tanto da vida.

Quando soube o que havia acontecido... eu disse à minha neta que a vida bate em você. Bate mesmo, e bate duro, mas tem algo que você precisa saber: a vida nunca bate mais do que podemos aguentar, e você é mais forte do que imagina.

Rafael me deixou dividida. Queria sentir raiva dele, queria que Viviane seguisse em frente e deixasse ele se afundar, mas esse sentimento durava pouco. Ele fez muita besteira, buscou a "solução" dos seus problemas nos lugares errados, magoou quem não merecia, mas ele já havia passado por coisas demais, estava quebrado, ferido e perdido, do jeito mais torto possível consegui entender suas tentativas de escapar da realidade e da dor.

Viviane era uma garota incrível, tinha tudo para ser mimada e insuportável, mas foi o total oposto. Assim como Rafa ela também estava quebrada e ferida, mas mostrou ter uma força admirável. Ela foi corajosa e destemida, enfrentou a família em nome do que sentia e foi até as últimas consequências para tentar salvar o seu amor.

As Batidas Perdidas do Coração me lembrou bastante Química Perfeita, mas a carga emocional e dramática do primeiro foi bem maior. Na verdade fui pega de surpresa porque jamais imaginei que a Bianca envolveria seus personagens em situações tão pesadas, densas e desesperadoras. A realidade de muitos jovens estava naquelas páginas e ela trabalhou muito bem os momentos mais dramáticos.

Os personagens coadjuvantes foram fantásticos. Aliás, o que não foi fantástico nesse livro? Lucas, primo de Rafa e Rodrigo, irmão de Vivi, eram garotos incríveis, que precisaram amadurecer precocemente porque a vida exigiu isso deles. Branca era responsável por quebrar o clima tenso, Lex era o grande amigo e quase um irmão para Rafa. Todos eles foram muito especiais e tão bem construídos que muitas vezes conseguiram roubar a cena.

Não poderia terminar esse resenha sem falar da trilha sonora. Se o livro tivesse sido horrível, eu ficaria inclinada a dar 5 estrelas só pela escolha incrível das músicas. Cada uma foi escolhida para se encaixar perfeitamente com determinado momento da história, as músicas falavam pelos personagens. Quase morri quando vi Roxette, Augustana e Switchfoot no início de alguns capítulos.

Bianca Briones é minha nova autora favorita, embora esse seja o único livro dela que eu li. As Batidas Perdidas do Coração é poderoso, magnético, intenso, maduro, profundo e emocionalmente envolvente. É sobre superação e novos começos. Uma história de amor que vai fazer seu coração perder algumas batidas.

10 comentários:

  1. Oi Caline, realmente existem livros que nos levam a saber o talento que os autores têm, mesmo que sejam um só. Não é fácil se tornar fã de um autor com apenas um livro, mas alguns têm esse dom.
    Estou super curiosa por esse livro, as resenhas são tão profundas que é impossível deixar de lado. E com essa sua - que resenha! Já fiquei encantada sem ao menos ler o livro. Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Sei como você é exigente em suas críticas e fico feliz de ver um livro nacional sendo tão elogiado por aqui. Quando a Verus lança um autor brazuca é porque é bom, sério. Foi assim com a Carina, Patrícia e agora com a Bianca. Estou curiosa pra ler a obra, ainda mais depois de sua resenha.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai que resenha linda ♥ também não vi uma opinião negativa - você imagina como tá minha expectativa pra ler logo esse livro, né? Ele tem tudo que eu gosto numa história e já tenho a sensação que vai ser favorito. As trilhas sonoras dos livros sempre me ganham, então te entendo completamente!

    Beijos,
    Ceile.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Caline!
    Eu também estava com expectativas altas a respeito desse livro, confesso. Porém, não gostei tanto da leitura. Achei um bom livro, mas alguns aspectos estruturais e da própria história incomodaram-me.
    E eu não consegui me envolver com os protagonistas, infelizmente.
    Mas é um bom livro, sem dúvidas.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Estou curiosíssima para conhecer esse livro.
    O enredo parece ser incrível. Sua resenha só aguçou minha curiosidade.
    Adorei saber que a trilha sonora do livro é ótima.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  6. Oie Caline =)

    Está todo mundo falando super bem desse livro, mas como sempre tenho o pé atrás com livros do gênero vou deixar a leitura dele para outro momento rs...
    Fico feliz que saber que você adorou a história. Espero que quando eu a leia, consiga me encantar da mesma forma.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Oi Caline, tudo bem?

    Ainda não acredito que não consegui tempo para ler esse livro. Minhas expectativas também estão altas, então espero, assim como você, me surpreender com o livro.
    Adoro tramas que me fazer refletir, e isso das músicas é algo que também me encanta, tô vendo que vou amar o livro.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline,
    Eu amo suas resenhas! rs
    De qualquer forma, tenho visto diversos comentários positivos sobre esse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e... UAU. Preciso lê-lo!
    Acho que estou precisando de um livro que me surpreenda e me envolva da forma que acredito que o livro da Bianca irá fazer.
    Amo quando os livros tem uma carga emocional grande, pois dessa forma, é impossível não sem encantar. Espero gostar tanto quanto você! :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie =)

    Ai, mais uma resenha para me fazer pirar.
    Eu estou louca para conferir este livro, de tanto que vejo ótimos comentários sobre ele. A premissa super me interessou, e pelos comentários que vejo, sei que vou adorar ler =) Espero conferir em breve. Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  10. Oii Cáh,
    Awwwn que resenha fofa. Faz tempo que eu não vejo você suspirando por um livro *---*
    Esse com certeza deve valer a pena. Eu nunca tinha ouvido, na verdade. É um problema com a Companhia das Letras, eles não divulgam suficientemente os livros e talz. Ultimamente tô numa onda de me apaixonar pelo protagonista, então tenho certeza que Rafael vai me ganhar também.

    Coadjuvantes fantásticos. O mundo precisa mais disso! <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.