Estilhaça-me - Tahereh Mafi (Trilogia Estilhaça-me #1)

Título Original: Shatter Me
Data de Publicação: 2012  
Número de Páginas: 304
Série: Estilhaça-me #1
Editora: Novo Conceito
Classificação: 

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Estilhaça-me está há muito tempo na minha estante e mesmo com todas as resenhas positivas sobre ele, não consegui sentir interesse nenhum. Primeiro por se tratar de uma trilogia, estou cansada de esperar pelas continuações. Segundo por ser uma distopia com elementos sobrenaturais. E terceiro, por ter um triângulo amoroso, o que me faz correr de qualquer história.

Entretanto, as coisas mudaram e agora que terminei Estilhaça-me estou ansiosa para começar Liberta-me. O livro está emprestado, mas já requisitei ele de volta. Esperar não é uma opção, principalmente agora que Incedeia-me foi lançado. 

A grande verdade é que o último livro da trilogia foi o grande responsável para que eu enfim tivesse interesse pela história. Ultimamente estou com uma péssima mania de procurar por spoilers, e apesar de não ter visto nada muito revelador como aconteceu com VA, eu li que a autora conseguiu dar a história um desfecho incrível, o que é algo muito raro ultimamente.

Estilhaça-me é uma distopia sem nenhum elemento inovador, inclusive Juliette, a protagonista, foi inspirada na Vampira de X-Men. Entretanto, a magia da história está na forma como ela é narrada. A autora não permite que a trama se torne monótona ou cansativa. Os personagens estão sempre fugindo de algo ou descobrindo coisas incríveis, permitindo que nós leitores estejamos sempre com os olhos grudados nas páginas, ávidos por cada momento.

Tahereh Mafi é poética em suas palavras. A narrativa é cheia de metáforas, tachado, repetição de palavras e falta de pontuação, mas esse é um artifício utilizado pela autora para nos mostrar como funcionam os pensamentos de Juliette, seu espírito instável. Coisas que ela sente, mas prefere esconder; palavras que ela gostaria de falar, mas que não parecem ser certas. Quando li algumas resenhas falando da forma como o livro é narrado, imaginei que não conseguiria gostar e me envolver, entretanto existe uma beleza tão profunda em cada palavra, uma ingenuidade e força tão admiráveis em Juliette, que o envolvimento foi se tornando maior a cada página lida.

Juliette é a admiravelmente corajosa. Demora um tempo até que ela saia do casulo, mas quando as coisas começam a ficar realmente sérias, ela se mostra uma garota pronta para lutar e fazer tudo que for necessário por aqueles a quem ama. Acredito que nos livros que virão ela amadurecerá ainda mais. Seus poderes, que um dia já foram vistos como uma maldição, serão lapidados e usados para um bem maior, como um dom.

O triângulo amoroso está apenas no início, por isso ainda não é algo que me incomode. Adam é o garoto forte, apaixonado, que faz de tudo para salvar Juliette das mãos de Warner. Mas será que o líder do Setor 45 é uma ameaça para ela? Ele é impiedoso, ganancioso, mas dá para sentir que existe algo traumático por trás de suas atitudes. Seus olhos sempre se suavizam quando olham para Juliette e sinto que o amor dela poderia torná-lo alguém melhor. Acho que já deu para perceber que o vilão ganhou mais pontos comigo do que o mocinho.

Estilhaça-me não é perfeito e apesar de ter amado a forma poética e cheia de metáforas como a história é narrada, em alguns momentos esse artifício se torna exagerado e sem sentido. Entretanto, não dá para negar o quanto essa história me conquistou e como estou ansiosa e cheia de expectativas pelos próximos livros.

18 comentários:

  1. Oi Caline,
    Eu li esse livro no ano passado e apesar de alguns momentos achar a trama cansativa o resultado final me agradou. Com relação ao triângulo,algo que não sou muito fã, eu não tenho um preferido, mas Warner, tem uma torcida bem grande.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tai uma seria que não me chamou atenção, na verdade não me conquistou é uma seria boa somente...
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de X-Men então saber que foi inspirado na Vampira já me deixa mega curiosa com a leitura, ainda não tenho os livros mas comprarei assim que der.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oie Caline
    essa trilogia é WOW. Estou lendo o terceiro livro, e os dois primeiros são favoritos em absoluto. E posso garantir que esse triângulo vai causar muito rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Caline! Ai, sabe que não consegui ir adiante com o livro? Não curti o estilo e o jeito da escrita. Pensei que ia ser perfeita sabe mas não deu certo! E olha que deu o que falar, né? Mas não deu certo comigo!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, tenho vontade de ler esse livro desde que vi o lançamento, mais ainda nem consegui.
    Seguindo aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    curti sua resenha e confesso que da série este realmente foi o que menos gostei :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Penso exatamente como vc naqueles 3 tópicos, a diferença é que não tenho o 1º nem o 2º, só agora chegou o 3º pra mim (e não vou dar, fica guardado esperando os anteriores). Como vc disse que vale a pena, vou tentar arranjar pra ler, nem que seja emprestado.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  9. Oie Caline =)

    Como comentei na minha resenha eu tenho uma relação de amor e ódio por essa série rs... Teve momentos em que eu quis dar uma surra na Juliette, principalmente em Liberta-me, mas de certa forma não sei como essa trilogia conquistou meu coração de tal maneira que se tornou uma das minhas favoritas.

    Espero que você curta a leitura dos livros seguintes ^^

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Hey Caline,
    Eu fiquei mais empolgada agora que saiu o último, tentarei lê-los esse mês.

    Gosto dos elogios que leio sobre a protagonista. Também fiquei meio com pé atrás por causa do triângulo.

    Parabéns pela resenha.

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi! *--*
    Eu não gostei tanto de Liberta-me quanto eu gostei do primeiro livro, mas tiveram várias partes dele que me deixaram ansiosa e animada pelo terceiro, que por sinal é minha atual leitura e estou adorando.
    (Consiga o livro de volta o mais rápido possível e mãos a brasa hahaha)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu vim começar a gostar dos livros no segundo e olha que deixo claro, eu gostei somente, to ansiosa pelo terceiro quero ver com terminar ^^
    E eu já disse que amei seu banner?
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Caline! Eu tenho este livro desde o lançamento, mas não li na espera de ter a trilogia completa em mãos, eu gosto de séries, mas a espera pelo próximo livro cansa e muitas vezes até esqueço o começo da história, agora dou preferencia para as completas, mas ainda acompanho algumas que estão sendo lançadas. Eu sou fã de X-men, se a protagonista foi inspirada na Vampira já me anima, começarei a ler no mês de julho.

    Bom domingo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Essa poesia nos livros dela me fascina. Confesso que no último ela tinha menos de poesia do que no primeiro.
    Também não acho perfeita, mas adoro demais ela! E Warner, bem... É Warner e fim de papo.
    Eu amei o final da trilogia. Não foi o melhor final do mundo, mas foi digno dela.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Caline, acho que tive a mesma impressão que você quando li este livro, e foi essa intensidade que encantou. Juliette melhora no segundo livro, e o terceiro parece prometer. Já estou com ele em mãos e será minha próxima leitura. Curiosíssima pela final.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Cáh,
    Ah, menina. Acredita que eu também ainda não li esse livro. Tenho os outros dois da trilogia aqui, mas tive um probleminha com o primeiro volume na Editora e ainda não consegui recebê-lo, eu preciso ler. Faz tempos que não leio uma boa trilogia e esta parece ser do tipo que conquista os leitores. Eu adorooo metáforas, tu sabe? Então sua resenha despertou ainda mais curiosidade em mim :D hehe

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é muito adorado pela blogsfera. Tenho muita vontade de lê-lo! E a sinopse é incrível <3 Juro que será uma das minhas próximas compras. Com a sua resenha, fiquei mais animado.

    Italo,
    http://leitorespossessivos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Tahereh sabe escrever! Você falou certinho: a narrativa é poética. É incrível a capacidade que ela tem de pôr no papel a confusão que é a cabeça da protagonista *-* Bom, você não se irritou com o triângulo amoroso, mas talvez os faça nos próximos volumes. Não que eu tenha me irritado, mas já vi algumas pessoas comentando o quanto a Juliette estava de mimimi e coisa e tal, então...
    Mas o segundo livro é incrível! AMEI <3

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.