Sinceridade, artigo de luxo?

Imagem: We Heart It

Sinceridade deveria ser pré-requisito para ser blogueiro literário. Os leitores geralmente costumam ler as nossas opiniões antes de decidir entre ler ou não um livro, nós influenciamos e muito nessa escolha e as editoras sabem disso, por isso existem as parcerias.

Entretanto ser parceiro de uma editora não deveria significar que todos os livros que você recebe terão resenhas com críticas positivas. Essa certamente não é uma imposição das editoras, mas é infelizmente o que muitos blogueiros fazem.

Essa semana fiz um post sobre o livro de uma autora nacional que faz parte de uma editora que é parceira do blog. Infelizmente o livro não funcionou para mim e eu procurei ser bastante sincera sobre os motivos que me levaram a não gostar da história, sem ofensas, apenas deixando clara a minha posição sobre o livro.

Minha surpresa é que ao ler os comentários deixados no post, vi que a maioria deles elogiava a minha sinceridade na resenha. Fico profundamente agradecida e lisonjeada por todos esses comentários. Senti um certo ar de admiração e aprovação, como se resenhas verdadeiras fossem cada vez mais raras em uma blogosfera literária onde os blogueiros só faltam sair no tapa por causa de uma parceria e mentem por medo de desagradar as editoras.

Será que a sinceridade nos blogs literários virou artigo de luxo?

Conheço blogs que nunca classificam os livros com menos de 4 estrelas. Não tenho nenhum direito de julgar ou impor minha opinião sobre quais livros essas pessoas devem gostar ou não, mas sendo bem sincera nunca leio as resenhas desses blogs porque não confio, não acredito em momento algum que dos mais de 100 livros que essas pessoas costumam ler durante o ano, nenhum tenha sido ao menos mediano, são todos ótimos ou excelentes. 

O blog fará 6 anos em novembro (mas as primeiras postagens não estão mais disponíveis para visualização, rsrsrs) e se existe uma coisa de que me orgulho é da sinceridade com que escrevo minhas resenhas, independente do livro ser de parceria ou não. É importante deixar claro que saber se expressar na resenha é um dos pontos mais importantes para dar credibilidade ao que você escreve, ser sincero de forma ofensiva não é legal. Você tem o direito de não gostar de um livro e de falar que não gostou, mas é necessário sensatez como já falei em outro post do blog.

Apesar da quantidade de blogs literários que existem, são poucos os que eu realmente confio. Alguns têm gostos parecidos com os meus, outros nem tanto, mas todos eles tem em comum algo extremamente valioso e cada vez mais raro, tanto na vida real quanto na virtual, a sinceridade.

Uma coisa é certa,  independente de como os livros chegam até as mim, independente de quem os escreve, saibam que a sinceridade sempre será a base comum em todos os posts do blog.

8 comentários:

  1. Adorei o texto e, inclusive, já deixei de comprar determinado livro no momento por desconfiar de inúmeros "amei", "perfeito" que tem por aí.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Caline. Ótimo post e concordo totalmente com você. O blogueiro(a) tem que ter sinceridade nas resenhas que escreve. Não me imagino não gostando de um livro e avaliando de forma positiva só porque é de parceria, super esquisito isso. Se temos um blog temos todo o direito e até mesmo dever de expressarmos nossa opinião, claro sem jamais ofender os autores.
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!


    ResponderExcluir
  3. Oii...
    Concordo com você, vemos muito por aí "Ameeei" "Lindooo", tudo para apenas para agradar.
    Como vc disse, sinceridade virou artigo de luxo.
    Continue com a sua sinceridade!
    Beijooos ;**

    Mariana
    leitoraonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Caline,
    Realmente, falta em alguns posts do nosso mundo literário, sinceridade .
    Sou o mais verdadeira possível e procuri usar a melhor maneira de expor minha opinião. Não adianta, se o livro não funciona com você, o que adianta não ser sincera com seus leitores sobre isso? Somos uma forma de escolha e acho que é preciso que sejamos sempre verdadeiros para que possamos passar a mensagem correta às pessoas.
    Enfim, parabéns pela sinceridade, nas suas resenhas e nesse post! :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sinceridade é artigo obrigatório para ser blogueiro.
    Gostei bastante do texto.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline!
    Esse é um dos principais motivos que fazem com que eu não visite mais muitos blogs literários... Pois, é sempre a mesma coisa! A resenha de um livro de uma editora parceira, em que a protagonista principal da história não tem mais que 17 anos, onde a blogueira que escreveu a resenha diz que o livro é maravilhoso, espetacular e blá, blá, blá!
    Fico perguntando-me... As pessoas leem somente livros bobos e teens e, portanto, não conseguem distinguir o que realmente é um bom livro ou é pura babação de ovo para as editoras? Acredito que seja um poucos das duas coisas...
    Dificilmente encontramos resenhas de livros realmente bons na blogosfera literária. Só tem lançamentos e livrinhos adolescentes da moda.
    Nada contra! Pois, quem sou eu para julgar o que cada um deve ler?
    Mas ficar lendo resenhas de livros toscos, em que o blogueiro fica dizendo que o livro é cinco estrelas... Isso não aguento!
    E esse lance de ficar lambendo as editoras não está com nada!
    É uma pena que a sinceridade se tornou uma qualidade rara na blogosfera literária. :( São poucos blogs que ainda cultivam essa qualidade... E é exatamente por isso que continuo vindo aqui sagradamente sempre que consigo. Pois, você faz parte desse grupo seleto que admiro e que posso confiar de olhos fechados. :)

    Belo post Caline!! \o/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cáh!
    Eu comentei mesmo que gostei da sua sinceridade porque isso realmente está em falta na blogosfera. Eu não tenho problemas em ser sincera, mas compreendo o quanto é difícil para os blogueiros que tem parcerias diretas com os autores, afinal não é fácil para ninguém criticar o trabalho do outro cara-a-cara. Eu já detonei alguns livros no meu blog, mas ultimamente tenho dado muita sorte, muita mesmo (na verdade não é bem sorte, porque eu meio que tenho em mente o tipo de livro do qual vou gostar) e tenho lido livros muito bons nesse começo de ano. Para falar a verdade eu não leio todos os livros que recebo de parceria, em especial os da NC, só escolho os que de fato eu teria pedido e os que sei que vou gostar. Afinal, tendo tantos livros pra ler, porque eu escolheria um em que nem a sinopse me agrada. Belo texto!
    Discordo do comentário da Angélica ↑ que diz que 'quem sou eu para julgar' e na próxima linha usa o termo 'resenhas de livros toscos'. Acho que a questão da opinião do leitor conta muito, eu não julgo diagramação de um livro por exemplo, como leitora eu opino sobre o quanto a história me impactou, sendo teen ou não, sendo nacional ou não, se funcionou ótimo, senão não.

    Um beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline, eu já tinha lido este post no dia que você o colocou no ar, mas não tinha conseguido comentar. Acho que realmente são poucos os blogs com os quais conseguimos criar uma confiança, porque nem todos mostram os lados negativos da história. Às vezes acho que nem é pelo fato de querer apenas agradar editoras, mas porque nem todo mundo consegue colocar em palavras uma frustração, e dizer que é bom é muito mais fácil. É difícil delimitar o espaço entre crítica e desrespeito.
    Eu tento sempre colocar verdade nos meus comentários, especialmente porque sei que muitos leitores estão acompanhando o blog são fiéis e acreditam em minhas opiniões. Mas é desgastante, às vezes, saber escrever uma crítica construtiva, até mesmo pelas pessoas irritadas que vêm comentar. Estamos fazendo opções, e eu ainda opto pela sinceridade.

    Beijos

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.