Sessão Pipoca: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos



Geralmente sou o tipo de pessoa que implico bastante com adaptações, mas preciso admitir que algumas estão realmente me surpreendendo ao se manterem fiéis, na medida do possível, as histórias originais. Existem casos em que o filme consegue ser até melhor que o livro. São situações raras, mas existem. Foi pensando dessa forma que decidi assistir Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos.

Cidades dos Ossos foi um livro decepcionante para mim. Tentei gostar, de verdade, entretanto não funcionou. Ainda insisti na série até o terceiro livro, mas as coisas não melhoraram. Quando vi que o primeiro livro da série - que deveria ser uma trilogia e está se estendendo infinitamente - seria adaptado para o cinema, enxerguei a oportunidade de gostar da história. Tive esperança  de que o que não funcionou nas páginas ficasse melhor na tela, cheguei até a desejar que o enredo fosse modificado para melhorar algumas coisas, ou tudo.

Que decepção! Não existe outra palavra para expressar os meus sentimentos em relação a esse filme. A adaptação ficou ainda pior do que o livro. Nada, exatamente NADA funcionou bem. 


Para começar não posso deixar de falar sobre o erro mais gritante, o ator escolhido para viver Jace Wayland. Ele não é o Jace e ponto. Não consegui ver o garoto irônico, cheio de si, arrogante demais e implicante demais, que me tirou do sério, mas que também conseguiu me conquistar um pouquinho com seu humor e sarcasmo. Jamie Campbell não conseguiu entrar no personagem e parecia estar apenas reproduzindo as falas, sem os sentimentos e as emoções que cada cena pedia. Além disso, o Jace do livro pode ter todos os defeitos do mundo, mas ele e a Clary ficavam bem juntos, era possível sentir a química entre eles através das páginas. No filme os atores não conseguiram transmitir essa verdade, a intensidade dos sentimentos dos seus personagens. A cena do beijo foi tão sem graça que me deixou indignada pela pela falta de envolvimento e péssima atuação do casal.
Na verdade essa falta de envolvimento foi algo gritante na atuação de Jamie Campbell, mas que também se fez presente nas demais atuações. Os atores não pareciam estar à vontade nos seus papéis e a história que já não é lá essas coisas ficou ainda mais rasa e sem graça.


Com relação ao roteiro, algumas coisas foram omitidas, é claro, outras foram modificadas, mas não vi nenhuma mudança muito drástica que possa ter transformado o filme em outra história. Eles pecam pelo excesso de explicações e ainda assim deixam várias pontas soltas, subtramas que ficaram sem conclusão. A conexão entre as cenas deixa bastante a desejar, é possível notar vários erros de continuação.

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos é cheio de ação, com uma trilha sonora legal e efeitos visuais interessantes, mas o enredo e os personagens não conseguiram convencer. Mas, apesar desse primeiro filme ter flopado parece que os estúdios resolveram dar uma nova chance a franquia.  É o momento de tentar enxergar os erros e consertá-los. Entretanto, na minha opinião tendo o Jamie como Jace, pouca coisa pode melhorar.


Título: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Título Original: The Mortal Instruments: City of Bones
Origem: Estados Unidos da América
Ano de produção: 2013
Gênero: Ação/Aventura/Drama
Duração: 130 min
Direção: Harald Zwart
Classificação: 

18 comentários:

  1. Oie Caline
    se eu tinha alguma ínfima expectativa em relação a este filme, já não tenho mais rs
    Eu também não consegui engolir o primeiro livro dessa série, não gostei mesmo, achei confuso, mal escrito e com personagens chatos. Mas fui conquistada com o terceiro livro da série.
    Esse ator realmente não tem nada de Jace, tá estampado na cara dele suhaushuahs Não sei o que esperar das atuações, mas quero assistir um dia.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Caline =)

    Apesar dos pesares eu gostei bastante do filme, mas acho que é por que fui sem aquela expectativa de ele ser fiel a livro. Eu adorei a trilha sonora e a fotografia do filme, e até acho o Jamie charmoso rs... Mas, acho que é por que quando eu li o livro já tinha divulgado o cast então eu já li imaginando ele.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Ai flor, nem me fale nesses Instrumentos Mortais! Já faz um tempão que esse livro está na minha lista de "Quero Ler" mas ainda não tive tempo :/ E eu sempre leio um livro para depois ver o filme hahaha. Também sou meio paranoica com adaptações, entendo você!!
    Espero ler esse livro logo para poder dar minha opinião sobre o filme...
    Comecei um blog de livros hoje, mas já tenha uma resenha esperando você!
    Estou seguindo! Beijos!

    Blog Literamagia

    ResponderExcluir
  4. Até que fim uma critica sincera e diferente, eu até queria ler os livro mas perdi a vontade e o filme puf!!! Cade vontade de ver? Isso existe?
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meeeeeeeeeeeeeu Deus, como eu odiei esse filme! Uma adaptação horríveeeel. E tenho que concordar o erro mais gritante é a escolha desse ator que faz o papel do Jace. Meu Deus o cara parece um dumbo, toda vez que ele aparecia eu tinha vontade de cair na risada. Serio ele é muito estranho.

    Beijos,

    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline,
    Eu também fiquei travada na leitura da série, li o primeiro livro, não gostei, e ainda não animei em ler a sequência. Ainda não vi o filme, mas desanima saber que fica morno. Uma pena, pois, como você, acho que algumas histórias podem sim melhorar com a versão cinematográfica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada desta autora, mas ganhei um dos livros em um sorteio então logo vou ler.
    Bom, nem sabia que tinha o flime e vou procurar e ver.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline,
    Caramba, que pena que você não gostou!
    Não li os livros nem vi o filme, mas estou animada com a leitura!
    Espero gostar do livro e talvez, seja capaz de sentir essa decepção com o filme, mas esse tipo de coisa a gente "meio que espera".
    Enfim, que pena não ter funcionado pra você! Estou com grandes expectativas, rs.

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai que sorte a minha não ter assistido ao filme então! Fiquei muito com o pé atrás e não fui. Pelo jeito realmente não perdi nada. Me apaixonei por Divergente que amei!!!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Caline! Eu amo a série, o primeiro livro eu quase abandonei, mas ainda bem que insisti e fui em frente, pois o começo lento deu lugar para algo que me empolgou, só falta chegar o último para eu ler. O filme eu achei legal, mas nem de longe este seria meu Jace, que pena que você não curtiu, mas é uma história que divide opiniões.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Esse livro eu abandonei, não consegui evoluir a leitura de jeito nenhum. Tô querendo ver o filme pra ver se me animo pra voltar a ler.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  12. Oi Caline,
    Eu gosto da série Instrumentos Mortais e até o momento eu li os três primeiros livros. Com relação ao filme, eu assisti no ano passado e achei razoável.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Flor!
    Eu amo essa série e amei o filme também! Opinião é opinião! Parabéns por expressar a sua!
    Participe do Niver de um ano do Blog Overdose Literária - Top Comentarista de Junho!
    Link: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/niver-de-um-ano-do-blog-overdose.html
    Beijos - Paulinha do Blog Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  14. Sinceridade modo on! É isso ai garota!
    Também não curti a adaptação. Achei devagar demais!!!
    Eu até gosto do livro, mesmo! Mas o filme ficou uma bosta e concordo plenamente que esse não é Jace nem aqui nem na China!!! O ator é péssimo, esquisito e não entrou de jeito nenhum no papel. E também concordo que todo mundo parecia meio perdido em cena.
    Pena isso. Acho que os filmes não continuam até o fim.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Caline,
    Eu nunca li nenhum livro da série, tenho curiosidade de saber o que todo mundo vê nela, mas ainda não achei nenhuma oferta imperdivel, então não posso dizer se concordo ou não contigo. O que eu mais estranho (sem assistir ou ler o livro mesmo) é que todas se apaixonam pelo tal protagonista, e do jeito que falam é como se ele fosse um deus grego, mas fala sério.. o protagonista é fraco fraco. kkkk
    Não é um filme que eu morro de vontade de ver, então vou esperar passar na sessão da tarde. kkkk

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Acho que essa foi uma das piores adaptações que eu já assisti. Não me conformo. Eu também não amei os livros, mas a adaptação me irritou.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Toma aqui um beijo, SUA RESENHA SOBRE ESSE FILME É TUDO QUE PENSO!!!!!!!!!!

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa Caline, até parece que fui eu quem escreveu essa resenha! huahuahuahua, tbm não gostei do livro, e tentei dar uma chance ao filme, mas tbm achei q ele ficou ainda pior! Foi triste, mas fazer o que né?
    Ainda não consegui pegar o segundo livro para ler, tenho medo de perder tempo com ele. E tbm não tenho grandes esperanças com o segundo filme... acho que não vai ter solução.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.