Garota Exemplar - Gillian Flynn

Título Original: Gone Girl
Data de Publicação: 2013
Número de Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Classificação:

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?


Há mais de dois meses venho tentando terminar de ler Garota Exemplar. Perdi a conta de quantas vezes abandonei e retomei a leitura. Sabe aquela sensação de ler, ler e nunca sair do lugar? Parece que a história está dando voltas e as páginas não passam? Foi exatamente assim que eu me senti até quase metade do livro. A história não estava rendendo, a narrativa era lenta e focava bastante nos detalhes da vida de Amy e Nick, nas minúcias do dia-a-dia.

O livro é dividido em três partes e os capítulos se alternam entre Nick e Amy como narradores. Na primeira parte os capítulos de Amy são narrados através de seu diário, enquanto que nos capítulos de Nick, o vemos agir de forma bastante estranha depois do desaparecimento de sua esposa. Foi exatamente nessa primeira parte que a leitura empacou. Insisti, persisti e não entendia porque tantos elogios ao livro e porque tanta gente gostou. Dentro de mim uma certeza já tomava forma, esse seria mais um livro que todo mundo gostou menos eu.

Entretanto, entre muitas idas e vindas consegui chegar à segunda parte e foi ai que a história começou a ficar realmente interessante. A trama dá uma giro de 360° e tudo que tínhamos certeza que sabíamos desmorona diante de nossos olhos. Só então consegui entender porque a primeira parte foi tão lenta e detalhada. A autora estava preparando o terreno para as grandes surpresas que vinham a seguir. Ela nos dá uma rasteira e nos deixa chocados. Gillin Flyn sabe como nos enganar, nos manipular, assim como seus personagens.

É difícil escrever essa resenha e conter as palavras para não soltar nenhum detalhe importante. A partir da segunda parte acompanhamos uma história bizarra, psicótica e delirante. Vemos a construção de uma teia de fatos e acontecimentos assustadores, frios, bem calculados e quase inacreditáveis pela forma como se desenrolam.

Esse foi um livro que me incomodou, mexeu com meu psicológico e me tirou dos eixos. Até agora me pergunto se alguém é realmente capaz de fazer algo tão bizarro, inteligente e frio. Criei várias hipóteses, imaginei inúmeros desfechos para o desaparecimento de Amy e para o final do livro, mas Gillian me fez de boba, fez o que quis com sua história e transformou o livro em algo genial. Esteja preparado(a) para admirar a loucura e o brilhantismo de uma mente doentia e manipuladora de um dos personagens mais complexos e bizarros que eu já encontrei até hoje.

Garota Exemplar é um thriller inteligente, surpreendente e devastador. Apesar de não ter entrado para minha lista de  favoritos, uma coisa é certa, há muito tempo não lia uma história tão original quanto essa. Sim, de todos os livros que li até hoje nunca encontrei uma história como essa, jamais. 

13 comentários:

  1. Gente! Esse livro parece ser ótimo. Já tinha ouvido falar dele antes, mas ainda não tinha visto em nenhuma livraria para comprar, e ultimamente não ando comprando pela internet... Então, li a resenha e fiquei pensando sobre o que você disse sobre a trama não sair do mesmo lugar, rs. Isso já aconteceu comigo em outros livros, mas vou até o fim, me sinto incompleta se não consigo terminar de ler algo.
    O tema desse livro parece ser um B-A-F-O e eu fiquei louca pra lê-lo!
    Amei a resenha!
    Beijos!

    Blog Literamagia

    ResponderExcluir
  2. Tenho bastante curiosidade em ler esse livro, acho que vou curtir a história.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  3. Uau, que legal! Adorei a resenha.
    Muitas vezes acontece mesmo de um livro demorar para engrenar, mas quando pega no tranco a leitura nos pega de surpresa. Estou bem curiosa para ler este livro, parece realmente bom.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Caline!
    Tenho muita curiosidade por esse livro, sempre vejo excelentes comentários a respeito.
    Gostei muito da sua resenha! Mostrou o quão diversos foram seus sentimentos ao longo da leitura, mas sem revelar nada sobre a trama. =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Caline =)

    Embora eu leia várias resenhas positivas desse livro, ele infelizmente não me chama muito a atenção. Esse é um dos casos que estou pensando em fazer o caminho inverso sabe, primeiro assistir ao filme e quem sabe se eu ficar muito curiosa ai ler o livro rs...

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não sei se vou ler o livro, mas por sua resenha acho que vou ler.

    Beijos! Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Caline
    eu adorei esse livro. A primeira parte é bem devagar mesmo, mas a autora vai construindo pouco a pouco o enredo, e depois boom, a m. estoura kkkkkkkk
    Eu adorei.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oieee, tu sabe que decidi que vou ver o filme e não vou ler o filme. Uma vez li um livro excelente de suspense mas era demorado e cansava, acho que é isso que acontece com livros mais complexos. A gente quer descansar com a leitura e acaba tendo que pensar mais. rsrsrsrsrsrs. Estou louca pelo filme com o Ben Aflleck. Gatão.. kkkkkkkk

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Caline! Eu devo ter demorado este tempo também para ler, mas no final não fui conquistada pela história, não nego que é uma trama bem elaborada, mas não funcionou comigo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Caline,
    Nossa, amei sua resenha!
    Uma vez, quando estava na livraria, peguei Garota Exemplar e comecei a lê-lo. Infelizmente, não estava funcionando a narrativa comigo e acabei deixando pra lá.
    Mas sua resenha me motivou! Gosto bastante do gênero e fiquei curiosa sobre como a trama mudará e esses personagens tão diferentes.
    Vou procurar ler o livro o mais breve possível!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muitas pessoas elogiavam taaanto o livro que já estava desconfiada. Entendo dessas partes iniciais super cansativas, que bom que você conseguiu seguir em frente e gostar do livro. haha;
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Caline!
    Inteligente, surpreendente, devastador, chocante, genial...todos os adjetivos que você usou, eu também usei em algum momento para descrever esse livro. Não só "Garota Exemplar" foi um dos melhores livros que eu li no ano passado, como foi tão bom que parece que depois dele é difícil encontrar thrillers que me surpreendam e envolvam da mesma maneira. Apesar de ter me ocorrido aquela reviravolta da segunda parte, ainda assim ver tudo acontecer foi um choque.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. E eu preciso tirar a poeira deste livro e coloca-lo na lista de leitura. Não sou muito chegado a thrillers, ,mas vou tentar
    Adorei a resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.