Boneca de Ossos - Holly Black

Título Original: Doll Bones
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Selo: #irado
Classificação:
Cedido em parceria com a Novo Conceito



POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Não costumo ler livros juvenis. Não é por não gostar, apenas porque tenho outros gêneros literários com os quais me identifico mais, mas quando tenho a chance em mãos não deixo passar. Foi o caso de Boneca de Ossos de Holly Black, eleito o melhor livro para adolescentes, medalha Newbery Honor.

A sinopse e a capa nos prepara para uma história cheia de sustos e mistérios. A verdade é que eu não esperava um livro realmente aterrorizante, afinal estamos falando de um livro juvenil. Mas, na dose certa, misturando vários elementos, Holly Black conseguiu construir uma história cativante e envolvente, com vários momentos onde era impossível não sentir um medinho de tudo que estava acontecendo com as três crianças por causa da boneca.

A boneca tem uma história bastante misteriosa, macabra e triste também. Quando Zach, Poppy e Alice, decidem levá-la de volta a seu antigo lar, várias situações inexplicáveis começam a acontecer e o que era apenas uma história, cada vez mais se mostra uma aterrorizante verdade. Sonhos, pessoas estranhas, situações assustadoras, tudo está de alguma forma ligado à boneca. Será real ou não?

A história é narrada em terceira pessoa e vemos tudo pelo ponto de vista de Zack. Ele é um garoto legal e divertido, que se vê obrigado a deixar a infância para trás quando seu pai joga fora todos os seus bonecos. É por causa disso que toda a aventura começa. Poppy não quer deixar a infância para trás ainda, ela gosta de brincar com bonecos e inventar histórias cheias de peripécias, por isso ela propõe uma última grande aventura, levar a boneca de volta ao seu lar, uma tentativa de convencer o amigo de que eles não precisam amadurecer tão rápido e que brincar é bem mais divertido do que crescer.

Poppy tem uma imaginação muito fértil, a autora deixa isso bastante claro em vários momentos, por isso quando algumas situações envolvendo a boneca acontecem, fica a dúvida se foi algo sobrenatural ou armação de Poppy para tornar a viagem mais emocionante e manter a amizade entre os três viva. Fantasia e realidade se misturam, nos confundindo e nos dando a certeza de que nada é o que parece. Realidade e ilusão traçam o mesmo caminho.

Boneca de Ossos é uma história sobre amizade, sobre a passagem da infância para adolescência, sobre a descoberta de novos sentimentos, tudo isso misturado a eventos assustadores e uma viagem cheia de aventuras. Não é um livro surpreendente e por ser pequeno deixou a desejar em alguns pontos como a melhor exploração de cada personagem, entretanto foi uma leitura divertida e eu espero poder ler para meus filhos nos futuro.

A edição está super caprichada, com várias ilustrações que nos ajudam a acompanhar a história, nos envolvendo ainda mais na leitura.

11 comentários:

  1. Hey
    Sou como você, também não costumo ler muito juvenis.

    Fiquei empolgada com esse pela capa e pelas ilustrações haha e parece ser uma leitura rápida :)

    E tem uma Alice ♥

    bjs e uma ´ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    estou bem curiosa para ler este livro. Estava com medo que fosse algo bem triste, mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cáh!
    Eu não gosto muito de livros infanto-juvenis, acho tudo muito mastigado e a história não consegue me convencer, eu quero ler esse livro porque achei a premissa bem interessante e não vi muitos elementos de histórias para crianças, até porque terror ou suspense, na minha opinião, não são histórias para crianças, rs.
    As ilustrações são lindas mesmo, espero levar alguns sustos, mas não quero ficar sem dormir a noite por causa de um livro. Não será minha próxima leitura, mas pretendo ler nos próximos meses.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O livro é super lindo, adorei as ilustrações e tudo mais, porém não curti muito a leitura, achei alguns trechos cansativos demais.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  5. Oi Caline, eu também não costumo ler livros do gênero, mas não tem como resistir quando se tem em mãos, né? às vezes são bastante divertidos.
    Ainda não comecei a leitura, mas prefiro fazer em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline!
    Eu também não costume me interessar por livros infanto-juvenis, mas essa capa me remete tanto ao mundo do Tim Burton (que eu adoro) que acabo olhando para o livro com outros olhos.
    A história parece uma mistura interessante, mas não é um livro que eu deseje ler.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai, cara, eu adorei a proposta da NC de trabalhar com um selo mais voltado para público jovem. Eu sou viciada nesse tipo de literatura, e leio muito dela! E logo que vi a capa desse livro, pirei total!
    Adorei sua resenha!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Caline!
    A capa e as ilustrações são lindas, já me chamaram a atenção!
    Gostei também da proposta do livro. Até gosto de livros infanto-juvenis, mas até certo ponto. Quando eles são infantis demais, não tem como prosseguir a leitura. Fiquei curiosa por Boneca de Ossos (a questão do que é real e do que é imaginação), mas talvez acabe ficando para outro momento.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Também não costumo ler juvenis, mas aproveitei e peguei esse pra ler há pouco tempo e até que gostei, mais do que eu podia imaginar. A história conseguiu me prender e senti todo um ar de suspense e tal, aí eu ficava me perguntando: o que tá acontecendo de verdade?!
    Também senti que os personagens deviam ser melhor explorados, principalmente a Poppy.
    E Ai. Meu. Deus. Seu cantinho está liiiindo, amei o novo lay do blog *---* Parabéns (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Um dos meu desejados queridos lindos, Ah Holly Black venha mais pro brasil com suas obras

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Ah, eu adoro livros juvenis... E me apaixonei por essa resenha. Preciso muito ler esse livro.
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.