A Filha do Louco - Megan Shepherd (The Madman's Daughter #1 )

Título Original: The Madman's Daughter
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 416
Série: The Madman's Daughter #1
Editora: Novo Conceito
Classificação:
Livro cedido em parceria com a Novo Conceito

Juliet Moreau construiu sua vida em Londres trabalhando como arrumadeira - e tentando se esquecer do escândalo que arruinou sua reputação e a de sua mãe, afinal ninguém conseguira provar que seu pai, o Dr. Moreau, fora realmente o autor daquelas sinistras experiências envolvendo seres humanos e animais. De qualquer forma, seu pai e sua mãe estavam mortos agora, portanto, os boatos e as intrigas da sociedade londrina não poderiam mais afetá- la... Mas, então, ela descobre que o Dr. Moreau continua vivo, exilado em uma remota ilha tropical e, provavelmente, fazendo suas trágicas experiências.
Acompanhada por Montgomery, o belo e jovem assistente do cirurgião, e Edward, um enigmático náufrago, Juliet viaja até a ilha para descobrir até onde são verdadeiras as acusações que apontam para sua família.

A Filha do Louco, romance de estreia da autora americana Megan Sheperd, inspirado no clássico A Ilha do Dr. Moreau de HG Wells é um livro sombrio, um thriller gótico, sangrento, cheio de segredos, horrores, experiências grotescas, criaturas deformadas e um triângulo amoroso que pode ser mortal. Não conhecia o livro original, por isso é impossível fazer qualquer tipo de comparação, entretanto estou bastante impressionada com a construção da história e a engenhosidade da autora.

Quando comecei a ler A Filha do Louco não sabia nada sobre o enredo do livro, decidi lê-lo porque o título despertou minha curiosidade. A história de uma garota de 16 anos que sai em busca do seu pai, considerado louco, e chega em uma ilha cheia de experimentos e manipulações científicas, me surpreendeu positivamente. A falta de expectativa foi um ponto a favor, não sabia o que estava por vir.

O livro é narrado em primeira pessoa por Juliet, a filha do Dr. Moreau. Ela tinha tudo para ser uma personagem interessante. Todas as situações que viveu depois que foi abandonada pelo pai, deveriam tê-la transformado em uma garota forte, firme em suas convicções, entretanto ela é um pouco inconsistente especialmente quando se trata do triângulo amoroso. Enquanto está nos braços de um, deseja os beijos do outro e fica presa nesse dilema boa parte do livro. Uma outra coisa que me incomodou na personagem foi a facilidade com que ela foi manipulada pelo pai. Mesmo depois de tudo que ele fez, ela estava mais do que disposta a se reconectar a ele.

Tive uma certa dificuldade para imaginar os "nativos" da ilha. A autora foi bem detalhista e forneceu várias informações para que o leitor conseguisse recriar as criaturas do Dr. Moreau, mas a mistura de animais e humanos não se consolidou na minha mente. Gostaria de deixar claro que esse não é um ponto negativo, apenas uma dificuldade minha durante a leitura.

Um dos aspectos mais interessantes foi a atmosfera criada. Durante toda a história não houve um momento de distração ou divertimento entre os personagens, seus diálogos eram sempre carregados de tensão e medo. Parecia haver uma constante sensação de desconforto, como se algo não estivesse certo. Isso não só me prendeu a história, como fez com que eu pudesse sentir a escuridão que pairava sobre a ilha e que deixava todos os seus moradores apreensivos.

A Filha do Louco é um livro sombrio, inquietante e me deixou na expectativa e aterrorizada em vários momentos, principalmente quando o monstro criado pelo Dr. Moreau começou a aterrorizar os nativos e moradores da ilha. A autora desenvolveu muito bem o suspense da história.

Há um número considerável de falhas nesse livro, várias das quais eu mencionei, mas Megan Sheperd tem uma escrita fluída e habilidosa, que envolve o leitor e consegue transportá-lo para dentro da história, é possível sentir o medo e o clima pesado e sombrio que envolve toda a ilha.

O livro tem uma premissa interessante, com um início bastante ágil, alguns momentos de monotonia onde a história perde um pouco o ritmo e um final cheio de reviravoltas, suspense, tensão e revelações que prometem trazer inúmeros problemas e situações a serem desenvolvidas no próximo livro da série. Estou bem curiosa e ansiosa pela continuação.

14 comentários:

  1. Oi Caline!
    Ainda não conhecia o livro mas a tua resenha super explicativa e bem escrita, me convenceu a colocá-lo na minha lista de desejados, e olha que esse nem é um dos meus gêneros literários preferidos. rsrsrsrsrs
    Acredito que quando o autor tem uma boa escrita e consegue transportar o leitor para a sua história essas falhas, como você mencionou, acabam ficando em segundo plano. Gosto de autores que tenham esse jogo de cintura que saibam reverter as suas próprias falhas, fazendo delas pontos positivos.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou bem interessada no livro, o titulo e a capa me chamaram atenção, não a hora de os livros chegarem para ler ;)
    Sua resenha me instigou bastante
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu também estou com este livro e quero ler ele porque não criei nenhuma expectativa. Não li nada sobre, essa é a primeira resenha que leio e me deu vontade de ler ele agora. Espero que também goste e que seja diferente.

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro é MUITO linda <3
    Não sei se faz muito meu estilo de leitura, mas tenho vontade de ler!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Caline,
    Esse livro não havia despertado meu interesse, mas sua resenha conseguiu. Não posso dizer que adorei a trama, mas o toque sombrio digamos assim do livro me deixou curiosa , então dica anotada.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline!

    Tenho lido algumas resenhas e a cada momento fico mais curiosa. Parece ser uma história eletrizante, e a temática me agrada por demais. Fico com o pé atrás por causa dessas falhas que você citou, sou extremamente detalhista rs Mas em contrapartida, tem a tensão que é uma característica que eu admiro muito em livros.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Caline =)

    Esse é o tipo de livro que até me deixa curiosa, mas não o suficiente para arriscar a leitura sabe. A temática me parece muito pesada para o meu estilo, e por mais que eu as vezes goste de um toque mais sombrio na narrativa, não ando no clima para livros assim, - infelizmente.

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Vi este livro em um vídeo e fiquei bem interessada.
    A premissa da história é muito boa, mas mesmo assim ainda fico receosa para lê-lo.
    Sua resenha está divina, parabéns!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aaah fiquei louca para ler, sou apaixonada por livros de romance. Vou ver se acho para comprar. :)

    Adorei o blog e já estou seguindo! :)

    http://ousadateenblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee,
    menina já leu o livro?! owwwn!
    Olha por tua resenha estou com vontade de lê=lo, contudo eu sou medrosa, sério. Ainda mais que o título é bem forte, e vc diz que tem um Thriller gótico sangrento ~~ acho que vou deixar passar :|
    Resenhou muito bem, e que bom que te agradou.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram

    ResponderExcluir
  11. Estou bem curiosa para ler esse livro, mas não sabia que tinha algumas partes mais assustadoras e nem que ele era baseado em outro (lendo e aprendendo, hehe); Fico chateada por essas falhas das quais você falou, mas é bom saber que ainda assim o livro se manteve no nível "muito bom".
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Caline
    menina, primeiramente me surpreendi com a sua rapidez em ler o livro :O
    quando crescer vou ser assim, e conseguir dar conta dos livros da NC rs
    em segundo, não fazia ideia que era um thriller. Já estou mega curiosa.
    Sobre imaginar os nativos, tive essa mesma dificuldade na trilogia Feita de fumaça e osso, em imaginar os demônios que eram misturar de animais com partes humanas. Treco doido rs
    Fiquei curiosa pra saber se rola um romance...argh, vou precisar ler urgente pra saber
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Caline,

    Olha, esse livro seria minha próxima leitura, mas vou pegar Diga aos Lobos, rs.
    Eu não tinha ideia do que se tratava e esses lances com experiências bizarras me deixam um pouco assustada. Não curto essas leituras sombrias =/
    Acho que o livro vai ficar na estante por um tempinho..
    Resenha incrível e muito esclarecedora.

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Caline, fiquei curiosa demais. Ele já tinha me chamado a atenção pelo título e capa, agora que sei mais sobre o enredo, vou fazê-lo furar a fila. Achei bem interessante mesmo!
    Será uma das próximas leituras.
    Beijo

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.