Tocada Pelas Sombras - Richelle Mead (Vampire Academy #3)

Título Original: Shadow Kiss
Data de Publicação: 2010
Número de Páginas: 384 
Série: Vampire Academy #3 
Editora: Agir
Classificação:


Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?

RESENHA LIVRE DE SPOILER.

Quando li os dois primeiros livros da série Academia de Vampiros há quase três anos, achei a história legal, com uma mitologia interessante e uma dinâmica na narrativa que eu não havia encontrado em Crepúsculo. Apesar de ter comprado os três primeiros livros da série, li apenas O Beijo das Sombras e Aura Negra. Já havia visto alguns comentário sobre o final desesperador de Tocada Pelas Sombras e eu não queria ter que parar e esperar num momento tão tenso da história.

Em 2014 decidi não estabelecer metas de leitura, mas decidi que completaria todas as minhas séries e entre elas estava VA. Consegui comprar os três últimos livros e decidi, embalada pelo lançamento do filme Academia de Vampiros, que estava na hora de retomar a leitura. Resolvi reler os dois primeiros livros para relembrar antes de seguir em frente. Não sou uma pessoa de releituras, acredito que o livro perde um pouco o encanto quando a gente sabe o que vai acontecer, mas com VA aconteceu algo incrível, foi como se eu estivesse lendo os livros pela primeira vez e a leitura foi muito mais prazerosa e incrível, uma surpresa pra mim.

Tocada Pela Sombras tem um início um pouco lento, sem eventos importantes ou situações que deixem o leitor naquela expectativa angustiante, isso me desanimou um pouco e diminuiu meu ritmo de leitura. Mas persisti e fui recompensada.

Rose continua sendo uma das minhas personagens favoritas. Nada de drama ou lamentações, ela sempre soube qual era o seu destino desde que nasceu e apesar de sofrer com os rumos que sua vida estava tomando, a certeza de que proteger um Moroi era sua obrigação fez com que ela recuasse e inicialmente aceitasse que amar e ser amada era um luxo ao qual ela não tinha direito. Mas nesse terceiro livro a garota tão certa de suas obrigações começa a questionar as regras do mundo onde foi criada e amadurece de forma admirável. Rose continua explosiva, afinal essa é a parte mais marcante de sua personalidade, mas depois de tudo que viveu em Aura Negra ela se torna uma pessoa mais responsável, racional e cheia de certezas.

Dimitri é um personagem que não aparece tanto quanto gostaríamos e fala pouco, mas quando fala... É incrível como um personagem com tão poucas participações pode ser tão notório. Enquanto lia uma cena, ficava torcendo para que ele aparecesse em algum momento e quando ele aparecia eu queria que aquele momento durasse por várias páginas. O relacionamento entre ele e Rose ainda é algo proibido, mas para os dois é cada vez mais difícil resistir ao desejo de estarem juntos. É certamente por isso que cada olhar  e cada diálogo é recheado de sentimentos reprimidos.

Não consigo gostar de Lissa e acredito que esse sentimento perdurará até o último livro da série. Ela é uma garota meiga, delicada, educada, legal, mas todos esses adjetivos dela só me irritam. No final de Tocada Pelas Sombras quando ela se mostra extremamente egoísta num momento tão delicado e difícil para Rose, minha antipatia por ela alcança níveis elevadíssimos. Ela é tão mimada e sempre teve tanta atenção, que acredita que o mundo inteiro precisa girar em torno dela.

A amizade desenvolvida entre Christian e Rose foi um dos pontos altos desse livro. Os dois tem personalidades muito parecidas, por isso desde que se conheceram não conseguiram se entender. Mas Rose é designada para ser a guardiã dele e isso faz com que eles se conheçam melhor, se entendam e fiquem mais próximos. Uma amizade muito divertida, cheia de diálogos sarcásticos e ironias afiadas.

Preciso confessar uma coisa, sou uma pessoa totalmente avessa a spoiler, não dou e nem peço. Mas quando cheguei ao final desse livro, minha vontade foi jogá-lo pela janela. Quis matar a Richelle pelo que ela fez, mas depois lembrei que ainda faltavam três livros para o final da série. O que eu fiz? Fiquei tão angustiada, que procurei por spoiler na internet, como não achei o que estava procurando, PEDI no Twitter que alguém me disse o que aconteceria no último livro. A resposta foi reconfortante e decidi que valia a pena continuar lendo, apesar da sombra da dúvida ainda pairar sobre mim.

Acreditei que conseguiria dar um tempo antes de começar Promessa de Sangue, mas acho que não vou conseguir resistir por muito tempo, estou muito curiosa pra saber o que vai acontecer com Rose e Dimitri e como tudo ficará depois daquele final bomba. Um conselho, certifique-se que você já tem o quarto livro antes de começar a ler esse, pois acredite, você vai querer começar a ler imediatamente.

8 comentários:

  1. Oi, Caline!

    Adorei o seu blog e também a resenha (mas pulei os possíveis spoilers, porque ainda não li nenhum dos livros hahaha)
    Quero dar uma chance à série Academia de Vampiros, mas a minha ressaca literária tem me feito fugir de séries e trilogias. =(
    Mas quem sabe quando essa sensação passar, né?
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Caline! Só li o primeiro, mas gostei muito, na verdade estou lendo três séries desta autora e a cada dia gosto mais de seu trabalho. Sua narrativa é viciante e os personagens muito interessantes.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Caline,
    Ainda não li nenhum livro da série, mas ouço falar tanto que me deu vontade de ler :)
    Espero ter oportunidade em breve *-*'
    Menina, as vezes eu também peço um spoilerzinho, quando o final de um livro me frustra eu quero saber se vale a pena comprar o próximo .. rs

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Caline!
    Não li nenhum livro da série, mas pensando bem, não faz muito o meu estilo...sabe?
    Adorei a resenha, e por sua causa, vou procurar saber mais!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Caline =)

    Embora essa seja uma série muito bem comentada ainda não li nenhum dos livros. Acho que ainda estou um pouco saturada de histórias do gênero, mas pretendo começar a ler a série em breve ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline,
    Quero muito começar a ler VA, mas não estou com coragem de começar outras séries por enquanto já que tenho um bom número em aberto.
    De qualquer forma, sempre vi diversos elogios sobre as obras, então pretendo lê-los em algum momentos, rs!
    Adorei sua resenha que aumentou minha vontade de conhecer essa história.

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Caline
    amo a série, mas preciso concordar: também não consigo gostar de Lisa
    Preciso ler os dois livros finais da série, mas confesso que faz tanto tempo que li o quarto, que nem me lembro direito da história rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline,

    Não li nenhum livro ainda dessa série, mas tenho uma certa curiosidade, pois amo histórias de vampiros. Tô fugindo de séries, mas essa parece ser legal. Tava esperando o filme ser lançado pra ter uma ideia, mas a exibição foi cancelada aqui no Brasil, uma pena ):

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.