Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho

Título Original: Azul da Cor do Mar
Data de Publicação: 2014
Número de Páginas: 334
Editora: Novo Conceito  
Classificação:  
Livro cedido em parceria com a Novo Conceito


ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 

Azul da Cor do Mar é um livro que você começa tendo a certeza de como vai terminar. Ele tem todos os clichês possíveis e imagináveis, mas a narrativa envolvente, divertida e cheia de momentos fofos e apaixonantes fizeram com que apesar de previsível fosse uma leitura maravilhosa, tanto que já começo dizendo que foi a minha melhor leitura do ano até o momento.

Há muito tempo um livro não me fisgava dessa forma. Deixei meu sono de lado, meu trabalho, meus estudos, tudo porque precisava ler só mais uma página, terminar só mais aquele capítulo, eu não conseguia largar o livro. A narrativa da Marina é deliciosa, ágil e conseguiu me fisgar logo nas primeiras páginas.

A história é narrada em primeira pessoa por Rafaela. Prefiro histórias narradas em terceira pessoa, porque nos permite ter uma visão geral da trama, saber o que todos os personagens estão sentindo e pensando, mas nesse caso eu amei ter a Rafa como narradora. Ela é uma das personagens mais legais que eu conheci nos últimos tempos. Ela é toda destrambelhada, inteligente, decidida, forte e muito, muito divertida. Gargalhei em vários trechos, principalmente quando ela resolve dar um apelido bastante "carinhoso" a um dos personagens.

Bernado é o irritadinho mais fofo do mundo. Não tem como não se apaixonar por seu jeito birrento e implicante, isso porque dá pra perceber que sua personalidade nada amigável e suas atitudes um pouco grosseiras são apenas uma inútil tentativa de esconder o que ele está sentindo de verdade, eu pelo menos percebi de cara.

Apesar de ter amado o livro e pensando em coloca-lo na minha lista de favoritos, algumas coisas me incomodaram e fizeram com que a história perdesse alguns pontos comigo, mas não se preocupem são apenas pequenos detalhes, nada que possa atrapalhar o desenvolvimento e o envolvimento do leitor com a história. Achei algumas situações exageradas demais e inverossímeis também, a autora poderia ter usado de outros artifícios e situações para aproximar o casal principal. O final também não me agradou muito e aproveito para reivindicar a continuação da história, para mim as coisas terminaram de forma muito rápida.


A diagramação do livro está maravilhosa. A capa é linda, a fonte é diferenciada e o início de cada capítulo tem uma ilustração fofa e um trecho do Manual de Redação da Folha de São Paulo e do Jornal O Globo. A editora caprichou bastante no livro e ficou incrível.

Azul da Cor do Mar foi uma grata surpresa. Senti inúmeros friozinhos na barriga e suspirei bastante, enquanto acompanhava os momentos românticos e cheios de fofura entre o casal principal. Um leitura deliciosa e super recomendada para quem adora um bom romance água-com-açúcar.

P.S.: Sempre que pegava o livro a música Todo Azul do Mar me vinha a cabeça e eu ficava cantarolando. Por isso a elegi como a trilha sonora desse história encantadora.

14 comentários:

  1. Fiquei animada, Caline. O último da editora que eu li me deu calafrios. Mas tenho muita expectativa com a Marina, eu adorei Simplesmente Ana, super fofo, e estou ansiosa para ler este. Espero conseguir ler em breve.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Caline! Não curti o livro anterior da autora e espero que este me agrade, tenho visto bons comentários e já fiquei mais animada.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Recebi esse livro (e mais 6) da editora sem nem esperar, faz meses que não peço nada. Parece mesmo ser bem clichê, mas bem gostoso de ler. Da caixa que chegou, foi um dos que mais me interessaram. Gostei de saber que a protagonista é legal. Sempre digo que eu não leio livros pelas histórias, mas pelos personagens. Se eles forem bons, até a pior história acaba me conquistando. E não tem como ver esse título sem pensar na música.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola, como vai?
    Creio que nunca li nada da autora, mas, curto livros com finais clichês, acredite haha
    e achei esse título MUITO legal *---*
    Abraços;
    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/02/seminario-dos-ratos-lygia-fagundes.html

    ResponderExcluir
  5. Oie, primeira resenha positiva que leio desse livro, ta mais só 2 resenhas, a sua positiva e um outra negativa e não sei o que vou achar do livro, só lendo mesmo, mas não o recebi ainda da NC, eles me esqueceram :(
    Espero ler e gostar, assim como gostei de Simplesmente Ana
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Eu amei Simplesmente Ana e espero que esse livro me surpreenda também. Uma pena que o final tenha ficado a desejar, mas ainda bem que a escrita da autora é ótima. Já garanti meu exemplar e só estou aguardando ele chegar.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Caline =)

    Como você percebeu eu não curti muito esse livro anterior da autora, e confesso que não estou muito ansiosa para ler esse ano rs...
    Gosto de clichês, mas nada que pareça forçado e muito fora da realidade. Bem, pelo menos agora eu já sei o que esperar desse livro em especial. Só espero que ele não seja outra decepção.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oiee =)
    Ainda da Carvalho e tenho muita curiosidade em descobri sua escrita.
    Espero ficar surpresa com esse se tiver a oportunidade de ler, apesar de não ter te agrado no todo.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog

    ResponderExcluir
  9. Ah, é a primeira resenha que leio desse livro, e confesso que estava bem curiosa para saber como seria a aceitação dos leitores. Gostei muito de Simplesmente Ana, mas nem sempre os autores acertam, então queria ler algumas opiniões antes de decidir se comprava ou não. Mesmo com os pequenos detalhes que te incomodaram, ficou claro pra mim que super vale o investimento sim!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cáh! *-*'
    Esse livro será o próximo na minha lista de leitura!
    A Marina tem uma escrita gostosa que flui .. estou doida para ver o que esse novo romance nos aguarda :) 4 estrelinhas me deu ainda mais vontade de ler *----*'
    A capa é linda e a diagramação impecável mesmo! :)

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Caline,
    Ainda nao li nada da Marina Carvalho, mas estou com muita vontade de conhecer algo dela. Gosto de livros fofinhos e vejo muitas pessoas que falam super bem da escrita dela.
    A premissa dessa obra me encanta e espero poder ler o livro em breve.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro da Marina, mas pelo que eu entendi vai seguir na mesma linha que Simplesmente Ana tanto no sentido dos acertos quanto no sentido dos "erros". Gosto de livros narrados em 1ª pessoa, mas quando a personagem principal não é aquela chatisse (o que parece acontecer em todos os livros possíveis).
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii!!
    Quero muito ler esse livro, ele tem uma capa lindinha *-*
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  14. Aiiii, guria! Terminei esse livro no final de semana e fiquei tão Aiwn *-* É todo fofinho, mesmo com esses clichês. Realmente não dá para desgrudar.

    Beijos

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.