A Outra Vida - Susanne Winnacker (Weepers #1)

Título Original: The Other Life
Data de Publicação: 2013
Número de Páginas: 272
Editora: Novo Conceito  
Classificação: 
Livro cedido em parceria com a Novo Conceito
O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?
Livros sobre seres humanos que sofrem mutação devido à experiências científicas malsucedidas me assustam. Vocês já pararam para pensar quantas pesquisas são realizadas em segredo? Vocês conseguem dimensionar o poder que existe dentro dos laboratórios de pesquisa? São verdadeiras armas biológicas que nas mãos erradas podem provocar uma pandemia fora de controle. Foi isso o que aconteceu no livro A Outra Vida. Testes em laboratório com o vírus da raiva saíram do controle. Os militares americanos queriam criar humanos com "super-poderes", o resultado foi o surgimento de criaturas assassinas, com sede de sangue; seres medonhos, assustadores e totalmente fora de controle. Não são zumbis, também não são lobisomens, tente pensar numa mistura dos dois e talvez você consiga imaginar os Chorões.

Como sobreviver a algo assim? Abrigos são temporários e um dia os alimentos acabam. Como se defender dessas criaturas? Elas são rápidas, fortes, ágeis e inteligentes. Através do olhos de Sherry, uma garota de 15 anos, que viveu durante três anos, um mês, uma semana e seis dias, dentro de um abrigo com sua família e teve que sair em busca de alimento,  acompanhamos a luta dos humanos pela sobrevivência em meio a um verdadeiro caos. Cidades destruídas, alimentos escassos e os Chorões por todos os lados.

Geralmente me incomodo com narrações em primeira pessoa, exceto quando são vários narradores. A unilateralidade impede que vejamos todos os pontos da história e que conheçamos melhor os personagens, sem contar que na maioria das vezes o narrador tem uma personalidade insuportável, o que acaba atrapalhando ou até mesmo negativando a leitura. Mas em A Outra Vida o fato da história ser narrada por Sherry não me incomodou em nenhuma momento. Ela é uma boa garota. É forte, decidida, não tem frescuras e mesmo com medo ela vai em frente e faz o que precisa ser feito.

Diferente de A Passagem ou de Apocalipse Z (livros que também fama sobre mutação), A Outra Vida não é tão sanguinolento e tem poucos embates entre os Chorões (criaturas mutantes) e os humanos sobreviventes. Não senti falta da carnificina, mas esperei que o livro tivesse mais ação, mais suspense e mais momentos tensos. Não senti medo, todos os lugares pareciam tão seguros e havia uma certa paz. Lembro que quando li Apocalipse Z não conseguia nem respirar. Os zumbis estavam em todos os lugares e eram bem ameaçadores.
No final uma revelação que pode mudar os rumos da história, veio à tona. Para mim não foi tão surpreendente, porque eu consegui vislumbrar algo do tipo quando ainda estava no meio da leitura. O chato é que quando a história começou a ficar realmente interessante, a autora terminou o livro, sem um desfecho, mas com um gancho enorme para a continuação.
Apesar do foco da história ser a sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico dominado por criaturas assustadoras, a autora nos presenteou com um romance bem fofo. Sherry conheceu Joshua quando tentava encontrar comida em um supermercado com seu pai e foi atacada por Chorões. Ele salvou a vida dela e a levou para um lugar seguro. O sentimento entre os dois foi nascendo aos poucos, um completava o outro. Nada daquele amor desabalado, de deixar as pernas bambas e com falta de ar. Eles foram se ajudando, se envolvendo e o amor foi nascendo, aos poucos. Adorava ver os dois juntos, protegendo a vida um do outro, verdadeiros amigos que se apaixonaram.

A Outra Vida foi uma leitura muito legal, mas poderia ter sido bem melhor. A história se desenvolveu de forma muito rápida e várias coisas que poderiam ser mais exploradas foram deixadas de lado. Apesar disso me envolvi e adorei a escrita da Susanne. Estou ansiosa pela continuação e espero que os elementos que faltaram nesse livro, venham com tudo no próximo.

10 comentários:

  1. Eu realmente amei essa leitura, esse livro é incrível, e estou antiquíssima pela continuação. Eu achei que a autora explorou tudo o que tinha de explorar na história de forma coerente, não acho que tenha faltado nada, ela soube colocar o romance no meio sem interferir no tema principal.. Adorei o livro, sem mais.

    beijooos
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  2. Oie, não me interessei por esse livro, apesar que vi tantos comentários positivos que até nasceu uma certa curiosidade, mais mesmo assim não sei
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  3. Oie Caline
    livros com mutações, zumbis e afins sempre me deixam interessada. COm esse não foi diferente. Eu amei a história, e achei que a autora mesclou perfeitamente todos os elementos que fazem uma distopia ser um sucesso. E aquele final é de deixar qualquer um implorando pela continuação.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a culpa do livro não ter sido tudo aquilo são as continuações. Se a autora tivesse condensado tudo em um livro único, a gente encontraria MUITO mais ação e ficaríamos totalmente sem fôlego.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi Caline! Eu também curti o livro, mas se ele tivesse algumas páginas a mais para a autora trabalhar mais a história eu ficaria mais feliz, mas mesmo assim foi uma leitura bem gostosa, pela primeira vez não achei zumbis tão nojentos, ainda bem que ela pegou leve nesta parte. Espero é que a sequencia não demore.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Antes eu até tinha vontade de ler a história e aquela coisa toda, mas depois fui perdendo a vontade, sou dessas que não curte muito zumbis. Também tenho tido péssimas experiências com os livros da NC, no geral estão sendo uma decepção.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, tudo bem? Fiquei com muita vontade de ler esse livro logo quando saiu, mas quando vi que era uma série acabei deixando de lado! Não parece um livro ruim, acho que ele te prende, não é?
    Confesso que achei a capa meio feia!
    Ainda não pretendo ler, mas vou deixar ele marcado.

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline!
    Eu gosto desse tipo de história, pós apocalíptica. É um tema tenso mas costuma render boas histórias. Fiquei com vontade de ler o livro, não imaginava que a história seria assim pela capa.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Caline,
    Para ser sincera, não sou muito fã de livros desse gênero, e se tratado de uma série, tira ainda mais o meu interesse em lê-lo, mas quem sabe no futuro eu mude de ideia e acabe dando uma chance a ele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cáh!
    *-* aah eu adorei esse livro! Apesar de estar numa vibe bem The Walking Dead, e ele ser mais teen, eu achei ele fofinho! <3 Acho que esse livro foi mesmo uma introdução e por isso teve poucos momentos tensos. Os lobi-chorões-humanos-zumbis devem voltar com tudo no próximo ;D kkkk

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.