Manias estranhas de uma blogueira

Imagem: We heart it

Acho admirável blogs que publicam posts no mínimo 3 vezes por semana, alguns são ainda mais dedicados e publicam todos os dias. Mas será que a palavra seria mesmo dedicação? No meu caso não. Não importa se eu decidir escrever a resenha do livro x, se eu não estiver em um dia bom qualquer coisa vai atrair minha atenção e me distrair do texto. Posso passar horas em frente a tela do computador e o máximo que conseguirei é escrever um parágrafo sofrido que depois eu vou descartar. Dedicação definitivamente não é a palavra pra mim, eu tenho manias na hora de escrever e os meus textos só saem em determinadas circunstâncias, seguindo alguns rituais.

1) Meu melhor período de criatividade é depois da TPM.
Estranho, eu sei, mas durante meu "período nervoso" não consigo me concentrar em nada por muito tempo. Fico impaciente e as palavras não fluem. O melhor momento é quando meus hormônios se acalmam, escrevo com uma facilidade alarmante e o post pode ficar pronto em menos de uma hora. Percebi isso depois de me forçar a escrever algumas vezes e não conseguir formar uma frase coerente, observei que se no dia seguinte meu "período nervoso" já tivesse acabado o texto aparecia quase todo pronto na minha cabeça. Esses hormônios acabam comigo!

2) Sempre escrevo os post direto no computador.
Não consigo escrever minhas resenhas num caderno, minha criatividade é mais rápida do que a minha mão quando estou escrevendo. Digitar é mais prático e rápido também, além disso eu posso apagar alguma frase que não se encaixou bem ou mudá-la de lugar sem rabiscar tudo. Se eu tentar escrever a resenha em um papel, mesmo que esteja no meu período criativo nada flui.

3) Todos os meus textos são escritos em blocos de nota.
Gosto do bloco de notas por não ter a auto-correção do word, além de ser bem cleen, simples e sem nenhuma formatação. Destesto escrever no word e as palavras ficarem sublinhas de verde ou vermelho, aquilo me incomoda de tal forma que eu paro para consertar os erros e perco a linha de raciocínio. Além disso é bom descobrir sozinha como as palavras são escritas.

4) Preciso de silêncio total.
Tenho facilidade para me distrair, por isso quando percebo que estou num bom momento para escrever, espero todos irem dormir e só ai deixo as ideias fluírem. Nada de música, tv ligada ou alguém conversando comigo.

5) Demoro bastante pra escrever minhas resenhas.
Quanto mais tempo demoro pra escrever uma resenha mais facilmente consigo fazê-la. Já escrevi resenhas  meses depois de terminar a leitura. Termino o livro mas fico pensando nele, o que eu poderia escrever e quais palavras usar. É incrível mas eu não esqueço os detalhes, pelo menos não  os que são importantes para a resenha.
São raras as vezes em que eu escrevo algo assim que termino de ler. Geralmente fico eufórica demais (se o livro for muito bom ou muito ruim) e não consigo ser muito coerente com as palavras. Prefiro pensar, analisar, selecionar e descartar para depois construir.
Belle é um dos exemplos mais gritantes com relação a minha demora para opinar sobre um livro no blog. Lembro que terminei a leitura em meados de junho do ano passado, mas só consegui escrever a resenha em janeiro desse ano. Coloquei os tópicos mais importantes em um bloco de notas e fui desenvolvendo aos poucos.

6) Criatividade em momentos inadequados.
Parece mentira mas minhas melhores resenhas vem quando estou no chuveiro, quando já estou deitada na cama pronta para dormir ou quando estou caminhando na rua. Momentos totalmente inadequados uma vez que é praticamente impossível escrever o que eu estou pensando. Geralmente quando as ideias vem nesses momentos tento bloqueá-las, senão acabo me irritando ao tentar lembrar depois o que eu havia formulado naquele momento inoportuno.

7) Começo e não termino.
Além de demorar pra escrever uma resenha, dificilmente escrevo ela por completo de uma vez. Faço um paragráfo, se estiver bem disposta escrevo mais algumas coisas, salvo e fecho. Tenho vários rascunhos no blog de resenhas semi-escritas. Escrevo até estar afim, se a vontade passa, não me importo se ela não esteja terminada, largo e só retomo quando a vontade e a criatividade voltam. Isso pode demorar dias, semanas e até meses.

Uau, nem eu sabi que tinha tantas manias até começar a escrever esse post. Acredito que devo ter esquecido algumas, rsrsrs, caso isso tenha acontecido farei um post II sobre o assunto, mas sinceramente espero que as minhas manias sejam apenas essas, já é uma quantidade suficientemente grande para dar conta.

E vocês tem muitas manias na hora de blogar?

12 comentários:


  1. E como!!!
    Eu admiro quem consegue postar várias vezes por semana, porque isso também não está em mim.
    Só consigo escrever quando tenho inspiração.

    Antigamente, se a inspiração surgisse na rua, eu anotava num caderninho. Hoje em dia, nós duas não nos encontramos mais, rs.

    Eu também só escreve no bloco de notas!!! Acho muito mais clean!

    E ao contrário de vc, se não escrever logo, esqueço a história toda. Minha memória é muito limitada.

    BJins

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Caline.
    Também admiro quem tem criatividade e disposição de fazer muitos posts por semana, a minha semana é composta de 3 posts, mas um é com tema definido então fica mais fácil pra eu conseguir faze-lo.
    E eu sempre esqueço a história, se demorar pra fazer a resenha de algo eu preciso reler algumas partes, infelizmente.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  3. Oi Caline...
    Tenho umas manias como a sua...
    Sempre começo e não termino... escrevo tudo no computador mesmo... morro de tédio quando tenho que reescrever o que já escrevi... :p
    E minha criatividade sempre vem quando não tenho nenhuma ferramenta de ajuda... hahahaha
    Adorei o post =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!
    Cada um tem suas manias, né? Eu tenho ideias geralmente quando vou dormir, aí tenho que levantar correndo e escrever num bloquinho o que pensei, depois no outro dia eu desenvolvo. Como sou jornalista, não posso depender de inspiração, mas até que tenho ela do meu lado na grande maioria das vezes. E quando ela não está em um dia bom, eu reescrevo muitas vezes. Odeio isso.
    Não tenho problema em escrever com barulho, se não for muito, né? Senão fico irritada.
    Adorei saber mais sobre o seu processo criativo. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quanta mania! :O hahahahaha
    Eu nunca parei pra pensar nas minhas... mas devo ter algumas. Por exemplo, minha parte criativa fica fechada pra balanço em época de estresse. (Vide meu blog desatualizado que só a peste.) Vou observar!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline,
    Eu também escrevo minhas resenhas direto no computador, mas antes faço algumas anotações no papel, enquanto estou lendo um livro ou assistindo a um filme. Algumas vezes preciso reescrever algumas resenhas, mas no geral não tenho problemas de falta de inspiração.
    Adorei o post!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Cara, que interessante! Não me sinto sozinha nas minhas manias agora, então haha Ao contrário de você, curto muito escrever resenhas a mão - as minhas ficam bem melhores assim! Já esse periodo de criatividade pós TPM é verdade para mim também: acho que tem alguma coisa cientifica nisso, mas só não consigo lembrar o quê hihi Além de preferir escrever primeiro a mão, tenho uma mania quase incorrigível: revisar quinhentas vezes antes de postar! (e depois de postada, ainda acho erros!)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Caline.
    Tenho várias manias iguais a sua. Também escrevo os posts direto no computador, demoro muuito nas resenhas e começo coisas que não termino .-.
    Gostei do post :)

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  9. Também escrevo melhor quando estou de tpm haha. Não ligo para o barulho e escrevo meus posts em um blog de rascunhos...

    ResponderExcluir
  10. Oiii..
    Respondendo antes ao comentário: eu também achei o "Preciosa" realmente um livro bem "carregado", mas confesso que me sinto interessada pelo filme. Eu nem sabia que tinha. Quando falei que comprei o livro, duas amigas disseram que gostaram bastante do filme (sem terem lido o livro).

    ADOREI o post. Eu também escrevo meus posts diretos no computador, para ser mais exata, já na plataforma do blog. Mesmo se não termino o postagem, eu a deixo salva nos rascunhos..

    Também descobri que prefiro fazer resenhas depois de um tempo de ler o livro. É bom transcrever o que "lembramos", a mensagem que de fato ficou com a gente.

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Manias bem diferentes do que imaginava ou das que tenho! rs
    Se bem que também preciso de silêncio. Às vezes nem uma música rola.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu também gosto de escrever no bloco de notas e também demoro muito pra escrever os posts (qualquer tipo de post). Sou muito perfeccionista, às vezes passo dias pensando em uma coisa até encontrar o jeito certo de escrever.

    E criatividade em momentos inadequados já é de praxe. Ainda bem que eu sempre tenho post-its por perto =Pv

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.