Encantos de Jardim - Sarah Addison Allen

Título Original: Garden Spells
Data de Publicação: 2008
Número de Páginas: 238
Editora: Rocco
Classificação: 





Embora as mulheres da família Waverley não sejam feiticeiras, todos na diminuta cidade de Bascom sabem que há algo misterioso nelas. A avó de Claire criava iguarias únicas com flores comestíveis para resolver os problemas das pessoas e sua idosa prima Evanelle tem mania de enviar presentes inesperados exatamente quando as pessoas mais precisam deles.
Quando Sydney, irmã de Claire, volta a Bascom após anos de ausência, traz junto sua filha Bay e a capacidade de unir essa família pouco convencional.

Livros sobrenaturais são a grande sensação do momento (não posso esquecer dos livros eróticos). Vampiros, bruxas, fadas, dragões, sereias, anjos, lobisomens e uma infinidade de outros seres (alguns que eu nunca tinha ouvido falar como o súcubo) são os personagens principais dos livros de maior sucesso atualmente. O seres mudam mas a ideia geral é quase sempre a mesma, um casal adolescente que por alguma razão não pode ficar junto, batalhas do bem contra o mal ou entre seres ou qualquer outro tipo de dificuldade que dê bastante agilidade a história. Além disso um livro só nunca é suficiente, começa com uma trilogia e termina em uma série com infinitos livros.

Nada contra os livros desse gênero, mas eles estão se tornando meio cansativos e as garotas são sempre tão irritantes, por isso quando comecei a ler Encantos de Jardim e percebi que a história tinha um pouco de magia e fantasia me preparei para mais uma decepção ou mais um livro legalzinho e dentro da média, mas me surpreendi com uma história mágica, em todos os sentidos, que me envolveu e me deixou encantada.

Encantos de Jardim de Sarah Addison é um romance com uma pitada sobrenatural, mas é algo tão sutil e delicado que quase passa despercebido. É uma mistura de realidade e magia, apresentados de uma forma simples onde o real e o fantástico se misturam perfeitamente. Tudo parece normal até que algo aparece em uma frase e você percebe que a magia está acontecendo, mas é algo muito natural. Não é algo como bruxas que usam livros milenares para fazer poções e feitiços.

A magia faz parte do livro, ela está na macieira que revela o futuro a quem come dos seus frutos, na mistura de flores e ervas que despertam os mais variados sentimentos nas pessoas e na aurea de poder que emana das irmãs Waverly, mas a magia não é o foco principal. Encantos de Jardim é sobre amor, ciúmes, mágoas, relações familiares e principalmente perdão.

Clare sempre viveu em Bascom e se sente feliz por cuidar do jardim mágico que floresce o ano inteiro, morando na antiga cada deixada por sua avó. Por outro lado sua irmã Sidney deixou a cidade após o ensino médio, fugindo da responsabilidade que o nome Waverly trás. As duas irmãs nunca se deram bem mas Sidney volta a cidade trazendo junto sua filha Bay. É principalmente nesse relacionamento difícil que a história se concentra. Sidney tem vergonha de ser quem é, enquanto Clare tem orgulho disso. Entre desentendimentos e segredos que vão sendo revelados aos poucos, as duas vão curando as feridas deixadas pelo passado.

O livro também é sobre a cidade e seus moradores. Bascom é um lugar cheio de magia e cada família está ligada a um dom especial e todo mundo convive com isso como algo muito natural. É como se os dons mágicos fosse como ser muito bom em algo no nosso mundo real. Evanelle, prima distante das garotas Waverly, tem um dos dons mais interessantes do livro, ela costuma dar objetos aleatórios as pessoas mas não sabe dizer quando e nem em que situação o objeto será usado. O legal é que são coisas simples e que parecem sem valor algum, mas que depois se mostram de extrema importância.

Os romances também tem lugar nessa história incrível. Clare conhece Tyler professor da universidade local e sinceramente nunca vi ninguém tão paciente. Enquanto Clare resistia ele esperava calmamente, sem pressionar, que ela percebesse que existia algo muito forte entre eles.

Encantos de Jardim é um conto de fadas envolvente, inspirador e romântico. É uma história com personagens fortes e um enredo denso e cheio de emoções. Terminei a leitura desejando poder entrar no jardim mágico e provar as deliciosas e improváveis receitas de Clare.

5 comentários:

  1. Ahhhh...
    Que bom que gostou!

    Eu também estou meio enjoada desses sobrenaturais comuns. Até parei de comprar livros desse gênero.

    Eu também queria uma daquelas receitas!

    E viu que vai sair livo novo dela em maio? Vou comprar logo!!!

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Me ganhou no conto de fadas o/
    Eu adoro tudo que é relacionado com problemas familiares, perdão essa busca por se tornar uma pessoa melhor ou diferente, então já tive curiosidade no livro. Só a capa que não é das mais bonitas né, mas fiquei interessada.

    Tá rolando sorteio lá no blog Caline, dá uma passadinha pra conferir.
    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  3. Esse é o livro que mais quero ler (acho que mais quero ler todos os livros).
    Todas as resenhas que leio sobre esse livro tem a mesma opinião, a mesma coisa boa sabe?
    Espero poder ler em breve =)
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e, quase meio que desisto de pensar em lê-lo ao ver que tinha magia e tudo o mais. Não que eu não goste, mas tenho alguns livros fantásticos já na minha lista de leitura bem próxima e para o futuro quero coisas mais levinhas. porém, só de ver ali que você diz que é um conto de fadas, eu já esqueço tudo isso e quero muito ler *-*

    Gislaine Alves || Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  5. Calineeee!! Eu quero muitooo ler esse livro!
    E finalmente o comprei! \o/
    Aproveitei a promoção do Dia do Livro na Siciliano e fiz umas comprinhas... incluindo ele.
    Adorei a sua resenha! E como somos praticamente gêmeas (hehe)... Acredito que também irei gostar bastante da leitura! :)

    Beijão!!

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.