A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern

Título Original: The Time of My Life
Data de Publicação: 2012
Número de Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Classificação:
Cedido em Parceria com a Novo Conceito



Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Já imaginou poder se encontrar com sua própria vida e ela ser tão humana quanto eu ou você? Parece absurdo mas foi exatamente isso que aconteceu com Lucy Silchester em A Vez da Minha Vida mais um livro incrível escrito pela Cecelia Ahern.

A Vez da Minha Vida é um livro diferente, mágico. Não o consideraria um livro sobrenatural é apenas uma história onde você precisa deixar sua imaginação te levar e não ficar tentando encontrar lógica nas coisas que acontecem.

Vida aparece para tentar colocar a vida de Lucy nos trilhos (ficou meio repetitivo mas é assim mesmo). O relacionamento com sua família não é nada bom, ela não conseguiu esquecer seu antigo namorado mesmo depois de cinco anos do fim do relacionamento e seu emprego não a deixa nada feliz. A vida de Lucy é construída em cima de mentiras e sempre que uma está prester a ser descoberta outra maior ainda é colocada por cima.

Ao poucos Vida ou Cosmo (nome que ele criou para si) vai intervindo e ajudando Lucy a enxergar que as mentiras que ela conta estão lhe fazendo mal. O próprio Cosmo é uma prova disso. Suas roupas são maltrapilhas, ele cheira mal e sua pele é mal cuidada, quando as mentiras começam a ser deixadas de lado e ela se permite viver uma vida nova, a aparência de Cosmo vai melhorando gradativamente, Vida é um reflexos de suas atitudes.

Mesmo sem querer Lucy acaba admitindo que sua vida não está nada boa e aos poucos vai cedendo e escutando o que Cosmo tem a dizer. Os diálogos entre os dois são espirituosos e engraçados. Através de sua intervenção e conselhos que inicialmente ela escuta a contra gosto, Cosmo consegue mostrar a Lucy que as mentiras a estavam levando a um mundo inexistente e o pior de tudo, solitário.

A narrativa de Cecelia é envolvente, doce e inteligente. As palavras são escolhidas com cuidado e as mensagens que ela vai deixando nas entrelinhas faz o leitor refletir sobre sua própria vida.  É impossível não parar para pensar se estamos fazendo as coisas do jeito certo e se ao invés de viver não estamos deixando apenas a vida passar. As histórias criadas por ela tem uma pitada de drama com bastante humor e muitas lições de vida, que precisam ser sentidas e vividas.

Apesar de ter me envolvido e adorado a história o suficiente para não ficar encucada sobre o que era Vida, no final, quando fechei o livro foi impossível não retornar a esse questionamento. Saber quem ou o que Vida era não atrapalhou em nada a minha leitura, mas no final das contas tenho que admitir que me senti um pouco frustrada. Inicialmente imaginei que Vida seria uma alucinação de Lucy, mas como todo mundo também conseguia enxergá-lo descartei essa hipótese. Mas então o que era Vida? Um anjo? Uma pessoa? Cecelia deveria ter dado mais algumas pistas, apesar de achar que era exatamente essa a intenção dela, nos deixar curiosos.

Lucy demora a deixar Cosmo entra em sua vida (apesar dele ser A vida dela), mas quando ela se permite enxergar seus erros a amizade que nasce entre os dois é profunda e verdadeira. Os dois protagonizaram um das cenas mais emocionantes do livro.

A Vez da Minha Vida não é focado no romance, mas a vida de Lucy não poderia ser totalmente mudada sem um novo amor. Por isso a vida lhe deu a chance de encontrar alguém a quem realmente valesse a pena amar. O romance é fofo, vai se desenvolvendo aos poucos e só nas últimas páginas ganha um pouquinho mais de destaque.

Muitas pessoas consideram P.S. Eu Te Amo o melhor livro da Cecelia. Apesar de ter me apaixonado pela história de Gary e Holly, Lucy e suas mentiras, Cosmo e seu humor irônico me conquistaram completamente. A Vez da Minha Vida é um livro espirituoso e muito original que me causou uma certa estranheza no início e que me conquistou algumas páginas depois. Uma história comovente e instigante, com uma pitada de magia e fantasia que nos faz analisar cada pedacinho de nossa vida e refletir sobre as consequências de nossos ato.

9 comentários:

  1. Oi, Caline!
    Sua resenha me empolgou. Já olhei o livro na estante várias vezes, mas passava para outro, acho que vou lê-lo em breve. Parece mesmo uma história ótima de se ler e estou curiosa com esse aparecimento de Vida na vida da protagonista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tem um tom de comédia tô errada? Mas parece ser muito bom, esses livros diferentes tão me chamando bastante a atenção! E sua resenha ficou linda Caline, parabéns!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  3. Eu quero e muito ler esse livro :)
    Crazycherry-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não tinha lido PS Eu te amo, li no começo desse ano e ameeeei! Me apaixonei demais, é muito fofo. A escrita dela é tão envolvente, tão gostosa.
    Quando li a sinopse desse livro pela primeira vez também achei que seria tipo uma alucinação da protagonista ou sei lá. Parece bem estranho, mas de uma forma boa, haha. Eu tenho ele aqui e será uma das minhas próximas leituras. To super curiosa pra saber mais sobre a "vida".
    Adorei a resenha Caa!

    Beijão, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  5. Ah que legal, adorei a resenha e fiquei aliviada pela nota, pq nao sabia muito o que esperar desse livro, ainda nao o peguei pra ler!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Caline
    seu blog tá lindo. Uma fofura esse layout *_*
    Adorei a resenha. Já tinham me falado que o livro era muito bom, mas eu não sabia que tinha um toque sobrenatural.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    O livro é lindo, eu ri, eu tive raiva, eu amei. <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Caline! Tudo bem? Ainda não li A Vez da Minha Vida, mas morro de vontade. Desde que li P.S. Eu Te Amo, a autora me conquistou completamente. Acho legal que nos livro ela não foca somente no romance, e pelo visto em A Vez da Minha Vida foi assim. Aliás, muito boa sua resenha. Conseguiu me deixar ainda mais ansiosa para ler esse livro, rs.

    Beijos, Leitura da Vez.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ca,
    Gosto desse tipo de livro que nos leva a reflexão de um modo divertido e leve. Parece ser despretensioso, mas acertar justamente nesse ponto.
    Também achei meio "viajado" essa questão de Vida; nem sabia muito bem do que isso se tratava, na verdade. Já tinha visto em outra resenha que Vida era uma pessoa, mas só agora entendi o que ele realmente é (ou não haha - já que a autora não explica), mas agora que vi que ele realmente é a Vida dela. A ideia é interessante, provavelmente o lerei primeiro do que Ps. Eu te Amo.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.