Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini

Título Original: Snow White and the Huntsman
Data de Publicação: 2012
Número de Páginas: 208
Editora: Novo Conceito
Classificação:
Cedido em Parceria com a Novo Conceito






Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Adaptações de fábulas infantis são cada vez mais comuns. A essência da história continua a mesma mas algumas partes são modificadas para dar uma ar diferente a algo que tem o mesmo começo, meio e fim a tantos séculos.

Branca de Neve e o Caçador é baseado no conto de fadas criado pelos irmãos Grimm. Como falei anteriormente a essência da história é a mesma, mas conhecemos uma Branca de Neve guerreira, forte e decidida, um príncipe encantado completamente diferente daquele da história original e o cenário onde a história se desenrola tem um ar sombrio e assustador.

Filmes adaptados de livros geralmente nunca dão certo, agora imagine transformar o roteiro de um filme num livro, é de se esperar que também não seja algo que tenha bons resultados. Provavelmente foi o que aconteceu com Branca de Neve e o Caçador. O livro é uma adaptação do roteiro do filme e o que funcionou no cinema não deu certo no papel. Enquanto lia, senti que a história estava cheia de "furos", não tinha muita consistência e era muito superficial.

Em um filme a imaginação é quase desnecessária, tudo está lá na tela e só precisamos nos concentrar, gostar e sentir o que as imagens querem nos dizer. No livro imaginar é algo essencial e para isso uma boa narrativa é algo extremamente importante. A narrativa de Branca de Neve e o Caçador deixa muito a desejar. Faltou detalhes, faltou descrição que me ajudasse a imaginar os cenários, os personagens e os acontecimentos da história. O que funcionou no cinema (que pra mim também deixou a desejar) falhou no papel.

O romance que é o ponto alto dos contos de fada também deixou a desejar. Logo no início percebemos que o príncipe fugirá do convencional. Os autores dão a entender que haverá um triângulo amoroso, mas depois parecem perceber que essa não é uma ideia que dará muito certo e desistem dela. O desfecho é decepcionante, não dá pra falar muito sem soltar spoiler, mas tenham a certeza de que ele é completamente diferente do "felizes para sempre" o qual estamos acostumados.

Branca de Neve e o Caçador não é uma história ruim, o que faltou foi os autores perceberem que o livro precisa de muito mais do que o filme precisou para dar certo. Se você ficou interessado e quer conhecer uma Branca de Neve diferente te aconselho a assistir o filme primeiro (nunca aconselho nada desse tipo, prefiro SEMPRE ler antes e assistir depois, mas essa é uma exceção necessária) sua leitura será muito mais proveitosa porque você não terá tanta dificuldade, devido a fraca narrativa, de imaginar tudo que acontece na história.

9 comentários:

  1. E o livro deveria ter muito, mas muito mais mesmo, e não teve, meio que me decepcionou.... Esperava bem mais, e nada....
    Só pela capa mesmo, a capa do livro é muito linda =D

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Essa é a primeira resenha que leio deste livro. Estava com muita vontade de assistir o filme e ler o livro, mas parece que o livro não é tão bom assim... Mas acho que se eu tiver oportunidade eu vou ler mesmo assim.
    Gostei da sua resenha : )

    Beijos.
    www.vivianrezende.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Caline!
    Algumas pessoas já me disseram que esse livro é bem fraquinho mesmo, e eu já esperava isso de um livro que foi adaptado de um roteiro. Então fiz exatamente o que você disse: vi o filme primeiro e irei ler o filme logo logo.
    Uma pena que ele tenha tantos furos. Poderiam ter feito um trabalho melhor.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oii!!
    E eu que pensava em ler o livro primeiro, mas vou seguir o seu coselho, irei logo assistir ao filme!
    Beijos!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  5. Vou detestar esse livro, já tô até vendo. Deixa eu explicar: eu não gostei do filme, achei fraco chatinho e até dormi no meio dele (e eu nunca faço isso), estava na esperança de um livro melhor agora...
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. Oi Caline, eu fiquei meio traumatizada depois que li um livro de filme e, sinceramente, nunca mais! Entendo bem essa necessidade de uma boa narrativa, e como quase tudo o que é narrado foi observado do roteiro cinematográfico, nem sempre as palavras são suficiente para descrever muito bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca me dou bem com adaptações de roteiro para livro. São sempre mal construídos. Talvez, eu passe longe deste livro. Adorei a resenha, excelente!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline!
    Eu gostei do livro acredita?
    Concordo plenamente que faltou profundidade e mais detalhes. No entanto, achei a leitura divertida.
    E, justamente o fato de o final ter sido criativo e não do tipo "felizes para sempre", como estamos acostumados, fez com que eu gostasse mais do livro. :)
    Assisti ao filme e achei exatamente igual ao livro. A única coisa ruim é aquela péssima atriz de Crepúsculo. Éca!! Hehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Caline,
    Eu ainda não assisti ao filme, mas com relação ao livro, apesar dos furos, o resultado final me agradou.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.