Retrospectiva Literária 2012

A aventura que me tirou o fôlego:
Esse foi um ano de leituras bem homogêneas. Li muito romance, chick-lit, mas nenhuma aventura.

O terror que me deixou sem dormir: 
Não li nenhum livro de terror esse ano. Na verdade acho que durante toda minha vida li no máximo três livros desse gênero. Viva Para Contar foi o que mais chegou perto de um livro de terror. Aquelas crianças que sentiam prazer em torturar me deixaram péssima.

O suspense mais eletrizante: 
Viva Para Contar é um livro que fala sobre crianças psicopatas, algo completamente novo para mim e que me deixou sem palavras. Nunca imaginei que seres aparentemente tão inocentes e indefesos fossem capazes de atitudes tão cruéis. Um livro chocante e assustador.

O romance que me fez suspirar: Química Perfeita.

A saga que me conquistou:
Nenhuma.

O clássico que me marcou:
Quando comecei a me interessar pelo livros a maioria das minhas leituras eram clássicos principalmente os nacionais. Hoje são poucos os que au ainda não li que despertam meu interesse, mesmo assim esse não me empolguei a ler nenhum.

O livro que me fez refletir:
Antes Que Eu Vá foi um livro que me marcou muito. Ele me fez perceber que nada é definitivo, que a vida é cheia de surpresas e que não sabemos o momento em que não estaremos mais aqui.

O livro que me fez rir: 
Dizem Por Ai... é um perfeito chick-lit. Me fez rir como nenhum outro tinha conseguido até hoje. Nem a Meg Cabot ou a Sophie Kinsella conseguiram me divertir tanto quanto a Jill Mansell.

O livro que me fez chorar: 
Química Perfeita é um romance maravilhoso, mas também tem seu lado triste e dramático. O que aconteceu com Pacco e como as coisas aconteceram me pegou de surpresa e eu chorei muito por sua lealdade, por seu sofrimento e por sua escolha.

O Melhor de Mim é um dos melhores livros do Nicholas que eu li até hoje ficando atrás apenas de Uma Carta de Amor. Muita gente pode dizer que os livros dele são clichês e que todo mundo sabe como a história termina. Mas, o fim desse livro me surpreendeu e me deixou arrasada. Meu coração se despedaçou e minha vontade de verdade foi gritar e jogar o livro do outro lado do quarto.

Presentes da Vida - Se você ja leu O Melhor Amigo da Noiva com certeza sabe quem é Darcy, a bitch mais bitch dentre todas as bitches. Nesse livro ela conta a história da traição de Rachel e Dex sob seu ponto de vista. Depois de ser trocada pela sua melhor amiga sem sal ela resolve recomeçar a vida ao lado de Ethan, um amigo que ela e Rachel tinham em comum.
Darcy é egoísta e insensível mas a vida começa a lhe ensinar como ser uma pessoa melhor. Ela amadurece, se torna mais responsável e menos egoísta e se apaixona.
O livro não é dramático ou deprimente, mas o final é tão fofinho e romântico (acho que minha TPM de uma participação de peso nisso) que eu chorei dentro do ônibus sem me importar se alguémn estava me olhando.

O livro de fantasia que me encantou:

O livro que me decepcionou: Um Dia
Quem não amou a realidade escrita por David Nichols? A forma como ele mostrou que nem sempre os relacionamentos dão certo? Quem nem sempre os finais são felizes? Quem não adorou a forma como ele narrou os acontecimentos da vida de Dex e Em um dia a cada ano durante 20 anos?? Eu não adorei, eu não amei, eu me senti vazia ao virar a última página.
Eu sei que as histórias de amor nem sempre são cor-de-rosa, mas não foi apenas a história dos dois que me irritou. Foi a personalidade fraca de Emma, foi o mau carater de Dex, foi a narrativa de apenas um dia de cada ano como se todos os outros não fossem importantes, quando as vezes o próprio dia 15 não tinha nada de interessante.
Talvez o momento não tenha sido o mais adequado e sim pretendo dar uma segunda chance ao livro. Talvez só precise de mais maturidade para entender tudo aquilo, mas agora continuo sem entender o porquê de tanta comoção em torno dele

O livro que me surpreendeu:
Lola e o Garoto da Casa ao Lado salvou minhas leituras de final de ano. Não gostei de Anna e o Beijo Francês e quando decidi ler Lola esperava me decepcionar outra vez. Mas fiquei completamente apaixonada. O livro é tão fofo, tão lindo.

A frase que não saiu da minha cabeça:
Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo.
P.185 (O Melhor de Mim - Nicholas Sparks)

Mas para alguns de nós, há apenas o hoje, e a verdade, é que você nunca sabe quando chegará a sua vez.
P.205 (Antes Que Eu Vá - Lauren Oliver)

Fale a verdade: você se surpreendeu por eu não ter percebido isso antes? Surpreendeu-se por ter demorado tanto a sequer pensar na palavra - morte? Morrer? Morta? Você acho que eu estava sendo tola? Ingênua? Tente não me julgar. Lembre-se de que somos iguais, eu e você. Também pensei que fosse viver para sempre.
P.102 (Antes Que Eu Vá - Lauren Oliver)

O(a) personagem do ano:
Lisbeth Salander

O casal perfeito:
Alex e Brittany

O(a) autor(a) revelação:
Nenhum

O melhor livro nacional: 
Fazendo Meu Filme - A Estréia de Fani

O melhor livro que li em 2012:
Química Perfeita é um romance cativante e forte, lindo, emocionante, engraçado, caliente, PERFEITO sem dúvida nenhuma.

Li em 2012 57 livros.

A minha meta literária para 2013 é: 60 livros. Não vou estipular uma meta muito alta porque pretendo me dedicar bastante aos estudos nesse próximo ano. Mas acredito que essa seja uma meta razoável já que esse ano conseguio chegar aos 57.

9 comentários:

  1. Oi Caline!

    Acho que não preciso dizer que adorei as suas respostas né? Pois, temos o gosto bem parecido para livros. Principalmente quando se trata de romances e chick-lits. :)

    Eu também achei Presentes da Vida fofo demais! E o novo livro da autora - Laços Inseparáveis - não é diferente. Terminei de ler ontem e adorei!

    Ainda não li Um Dia... Mas está aqui na fila. Pois é... Eu também vi algumas pessoas dizendo que não gostaram coisa e tal.

    Não conheço Química Perfeita. Vou ir lá no Skoob procurar. :)

    Beijos!! Um feliz Ano Novo para você! \o/

    ResponderExcluir
  2. Olá Caline,
    Eu gostei de Anna e o beijo Francês, agora pretendo ler Lola e o Garoto da casa ao lado, assim como Dizem por ai e Viva para Contar.
    Feliz 2013!!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  3. Oi, Caline!
    Adorei ver as suas repostas haha eu sou super curiosa e fico querendo saber como foi o ano de todo mundo.
    Preciso ler Presentes da Vida, acho que deve ser tão bom... nem sei porque não peguei ainda pra ler!
    Eu amei Um Dia, não achei tão triste assim e me emocionei demais. O Dex tem várias falhas, mas tanta gente tem... o livro é super real e de certa forma passa uma mensagem para o leitor! Ele ficou entre os meus preferidos do ano passado, mas isso é uma coisa de gosto mesmo.
    Ah, e o nosso suspense eletrizante foi o mesmo. Adorei Viva Para Contar!
    Beijos, e um ótimo 2012!

    ResponderExcluir
  4. Você leu bastante eu só consegui ler 32 sou um pouco lenta hehe, a maioria dos que você mencionou eu não li, quero ler Lola

    bjos e bom ano novo

    ResponderExcluir
  5. Leituras interessantes que serão acrescentadas a lista, com certeza!
    Passando pra te desejar um 2013 super abençoado... que Deus ilumine toda a tua vida e que o blog continue um sucesso! =D

    ResponderExcluir
  6. Oi, Caline!

    Eu não li Um Dia, mas acabei vendo o filme e odiei aquele final. Fiquei muito revoltada. Então, por isso, nem cogito ler o livro.
    Eu to louca pra ler Lola, mas ele NÃO CHEGOU PRA MIM. Chateada.
    To pra comprar Química Perfeita desde que você falou dele. Em breve, em breve...

    Nossa, você ainda leu muito. Consegui ler 30 livros, e nem sei como. Não tenho uma meta pra esse ano, que vai ser bem mais atribulado que o ano passado, mas espero superar esse número.

    Beijos! E feliz ano novo... atrasado. AHSUAHSUAHS

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei de Anna e o beijo francês, mas não achei nada demais igual a grande maioria acha, você foi a primeira pessoa que eu soube que não gostou do livro heheh. Estou louca para ler Lola e o garoto da casa ao lado.
    Também gosto dos livros do Nicholas Sparks, não importa o quanto falem mal. Comprei em dezembro O melhor de mim e O casamento, mas ainda não li.
    Nossa, você não gostou de Um dia? Eu só ouço elogios, mas ainda não li e nem mesmo assisti ao filme, mas tenho muita curiosidade.
    Sou igual a você, não gosto e evito livros te terror/suspense porque eu tenho medo e eles mechem muito comigo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Caline, suas leituras parecem ter sido boas e tem vários livros que pretendo ler. ;) Apesar de querer Química perfeita, não sabia que era assim tão encantador. Eu gostei de Um dia, mas não amei. Preciso de algo da Emilly Giffin, ainda não conheço o trabalho dela ;~

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei seus melhores de 2012! Diferentes de tdos q bi porai.
    Bjos

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.