O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

Título Original: The Best of Me
Data de Publicação: 2012
Número de Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Classificação:

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.
Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre.
Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.

Encontrar o amor verdadeiro é sorte que apenas algumas pessoas têm. Alguém que entenda os seus defeitos e adore as suas qualidades, que apoie suas decisões quando elas são boas e te abra os olhos e aconselhe quando elas não são tão boas assim, que esteja ao seu lado em todos os momentos.  Um amor tão forte e verdadeiro que sobrevive a distância e ao tempo, que nada consegue apagar.

Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo.
P.185

O Melhor de Mim de Nicholas Sparks conta a história de um amor assim, mais forte do que a distância, o tempo e até mesmo a morte. Já li vários outros livros de Nicholas e na minha opinião esse é um dos que mais me tocou e me emocionou. Muitas pessoas podem achar os seus livros clichês, mas o amor é clichê e ele consegue escrever histórias de amor como ninguém.

Dawson e Amanda são os personagens principais dessa história profunda e tocante que não fala apenas de amor, mas de família, de valores e de como a atitude de uma pessoa pode mudar a vida e o destino de várias outras.

Amanda é uma mulher forte e determinada, teve a coragem de enfrentar a família para viver um amor que marcou a sua vida para sempre.  Algumas atitudes dela me incomodaram, talvez até tenham me irritado, mas depois de virar a última página eu entendi que não poderia ter sido de outra forma, eu queria que tivesse sido, mas ela não poderia ter seguido por outro caminho.

Dawson é incrível, super romântico e apaixonado. Durante muito tempo depois de ter terminado eu analisei suas atitudes e até agora a intensidade do seu amor por Amanda me deixa sem palavras, mesmo depois de tanto tempo ele permaneceu fiel aos seus sentimentos por ela, apesar de todo sofrimento que carregou consigo e de tudo aquilo que lhe foi "tirado". O tempo e a distância não mudaram em nadao seu amor.
O seu jeito isolado e solitário me fez acreditar que ele seria uma cópia de Logan de Um Homem de Sorte, mas ele é completamente diferente, suas palavras, seus gestos, seu olhar, eram tão cheios de sentimentos, tão cheios de amor que o meu coração doía por saber que lhe foi tirada a chance de viver algo tão profundo e perfeito. 

Tuck, amigo do casal tem uma participação muito importante na história, sem ele o reecontro entre Dawson e Amanda não seria possível. Ele conquistou meu coração com sua excentricidade, singeleza e simpatia, além disso ele também viveu uma linda e emocionante história de amor ao lado de Clara, sua falecida esposa.
Mesmo depois de sua morte, Tuck conseguiu orquestrar o momento perfeito para que Amanda e Dawson pudessem se reencontrar e resolver as pendências do passado, um encontro que mudou o destino de várias pessoas.

Apesar de Amanda e Dawson serem os personagens principais, o livro não é narrado apenas por eles, vários outros personagens secundários também participam da narrativa. Conhecemos um pouco mais da família "barra pesada" de Dawson, a mãe controladora de Amanda, a família que Amanda construiu depois do casamento e alguns outros personagens que inicialmente não parecem ter nenhuma ligação com os personagens principais mas que aos poucos enquanto conhecemos suas histórias percebemos que todos eles estão ligados de alguma forma.

Romance. Separação. Escolhas.
O Melhor de Mim é uma história profunda, um romance inesquecível que nos emociona e cativa até a última página. Nos deparamos com momentos apaixonantes, emocionantes e nostálgicos, tudo isso misturado com um pouco de mistério, paranormalidade (que eu nunca vi em nenhum dos livros de Nicholas) e ação, ingredientes mais do que suficientes para que seja quase impossível largar o livro.

Com momentos inesperados e pertubantes, Nicholas Sparks nos presenteou com um livro marcante, cheio de intensidade dramática e repleto de emoções fortes que nos tiram o fôlego. O final é imprevisível, comovente e inquietante. Dawson deu realmente o melhor de si  a Amanda, do início ao fim da sua história.

11 comentários:

  1. Olá
    Elogios a este livro não falta.
    Todos falam super bem.
    Gostei muito da sua resenha, está excelente.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro desde que foi lançado. Vejo que chorarei horrores. UHASAUSHAUSHAUSH

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ei Caline!

    *.* Olhos cobiçadores!!!
    Como não querer ler depois de uma resenha dessa?
    Acho melhor comprar com um pacote de lencinhos.

    Adorei o "final imprevisível". Os finais estão muito clichês hoje em dia.

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Paranormalidade em um livro de Nicholas? Essa é realmente nova.
    Estou doido para lê-lo. Vi ontem nas Americanas e fiquei paquerando >.< Só não comprei porque tem quem me empreste xD
    Gostei daqui. Visita-me?
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi Caline,

    Eu nem tinha tanta vontade de ler este, até hoje só li 2 livros do autor, mas depois desta resenha fiquei doida por ele. Quero ler!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei Caline, eu acabei de ler Um homem de sorte e fiquei totalmente apaixonada por essa história. Pelo que você cita, esse livro parece ser ainda melhor e mais profundo, não posso esperar para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ahh que massa, esse parece ser um otimo livro dele, eu gosto qdo ele faz a gnt pensar, chorar, refletir, estou lendo A Escolha e to achando fraquinho demais para os livros que ja li dele.

    ResponderExcluir
  8. Eu já senti vontade de ler esse livro quando soube que era do Nicholas Sparks e a sua resenha só me fez ter mais vontade de ler! Mas quero ver se consigo comprá-lo em inglês!

    Beijos,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quero ler, mas li tantos livros do Sparks esse ano que resolvi dar um tempo. Mas quero ler esse.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse foi o livro que li nas férias de janeiro.. haa eu não me arrependo de ter ficado horas lendo ele.
    É MARAVILHOSO!
    O que mais gosto nos romances do Nicholas é que me envolvo tanto na história que desejo que tudo fique bem, mais nem sempre é assim...e por isso sempre tenho uma surpresa !

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.