Cruzando o Caminho do Sol - Corban Addison

Título Original: A Walk Across the Sun
Data de Publicação: 2012
Número de Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Classificação:

Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um... Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

Cruzando o Caminho do Sol de Corban Addison é um relato cruel e dolorosamente real do que os homens são capazes de fazer em busca de dinheiro e poder,  mas é também uma mensagem de esperança onde o amor, a justiça e a coragem desempenham o principal papel.

O comércio de seres humanos, a exploração sexual de meninas e mulheres, o tráfico de drogas e armas, através dos olhos de Sita, Ahalya e Thomas conhecemos os "negócios" que geram milhões e a intricada teia do submundo do crime,  viajando por três continentes diferentes e experimentando as mais dolorosas e humilhantes experiências.

-Você não está aqui porque eu sinto prazer no comércio sexual. Você está aqui porque existem homens que gostam de pagar por sexo. Eu sou apenas o intermediário. Alguns homens de negócios vendem objetos. Outros vendem conhecimento. Eu vendo fantasias. É tudo a mesma coisa.
P.394

A leitura desse livro foi uma experiência maravilhosa, ao mesmo tempo em que eu sofria pelas irmãs e seus tristes destinos eu também as admirava pela força e coragem para enfrentar todas as dificuldades e sofrimentos que elas viveram.

Apesar de ser tratar de um tema bastante forte e pesado, o autor conseguiu escrever sobre ele de forma leve e envolvente, o que não significa dizer que não fiquei chocada e indignada com as situações que as duas irmãs tiveram que vivenciar.

No início achei que o foco ou a personagem de maior destaque seria Ahalya, mas com o desenrolar da trama Sita demonstrou ser tão forte quanto a sua irmã, sua coragem para enfrentar as situações foi admirável.

O mundo podia roubar sua liberdade, podia acabar com a sua inocência; podia destruir sua família e arrastá-las por caminhos para além de seu entendimento. Mas não podia privá-las de sua memória. Apenas o tempo tem esse poder, e Sita iria resistir a todo custo.
P.299

Os capítulos são intercalados, ora focando em Thomas, ora focando na vida das irmãs. É incrível como essas duas histórias tão diferentes vão se entrelaçando no decorrer do livro até chegar a um desfecho surpreendente e muito emocionante.

Apesar de se tratar de uma história fictícia, sabemos que existem muitas situações iguais a essa acontecendo na vida real. Corban Addison se aprofundou bastante no tema, visitando ONGs e instituições que trabalham com essa realidade. É possível perceber o embasamento do autor com relação ao tema, o que deu ainda mais veracidade e sentimento a história.

Cruzando o Caminho do Sol não é apenas palavras em uma página ou uma história interessante. É uma experiência inesquecível e que vai mudar sua maneira de ver o mundo

As necessidades são muitas e os desafios, muitas vezes, parecem sobrepujar nossa capacidade.  Mas não existe problema sem solução. Nós podemos fazer a diferença, um mundo, uma dádiva, uma vida de cada vez.
Corban Addison

14 comentários:

  1. Oi Caline
    Que resenha perfeita. Ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade. A sinopse dele me lembra muito A cidade do sol. Se for mais ou menos parecido mesmo, tenho certeza que o livro vai ser ótimo.

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu to com esse livro aqui, mas confesso que ele não estava nos meus planos para ser lido porque ele me fez lembrar - vagamente - de O Caçador de Pipas e eu tinha achado esse livro tão triste que nem tinha terminado de ler. Mas acho que vou dar uma chance, agora. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ei Caline!

    Ai, ai... agora vou ter que ler este livro o.O
    Eu gosto muito quando o livro apresenta dois pontos de vistas diferentes que se unem em algum momento (ex: A Chave de Sarah).

    E concordo com o Lucas. Também lembrei de A Cidade do Sol (que também amei).
    Vou incluí-lo nas próximas compras (se eu não ganhar em um sorteio...kkkk)

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Ei Caline, a resenha ficou mesmo maravilhosa. Eu não fiquei encantada por esse livro logo que foi lançado, já que a capa não me agradou muito, mas depois de ler algumas resenhas fiquei mais curiosa para ler. Mesmo retratando tanta crueldade, a leitura do livro pode ser uma experiência como poucas, não é?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Caline!
    Eu ainda estou enrolando para começar a ler esse livro, ainda mais porque muita gente já me disse que ele não é um livro fácil de se ler. :( E sempre que eu acabo lendo um livro com uma temática mais pesada, acabo com uma ressaca literária depois bem forte!
    Mas acho que está chegando o momento de ler esse livro, definitivamente.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Nossa, pela sua resenha o livro parece ser ótimo! Adorei a sua resenha! *-*

    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro conhecer livros que contam histórias diferentes, que aproximam cada vez mais o leitor ao livro. Cruzando o caminho do sol, parece ser um desses. Ainda tenho uns 6 ou 7 livros que desejo ler, mas com certeza vou adicioná-lo a minha lista!

    Beijos,
    Paraíso de Menina | Curti?

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse livro aqui em casa! Tava só esperando uma resenha pra poder ler! HAHAHA

    Adorei :)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Caline!
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho vontade. Sua resenha me intrigou bastante, creio que deve ser uma das minhas próximas leituras :)
    Beijos,

    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Caline!

    Faz tempo que estou com esse livro aqui na fila... Mas ainda não consegui chegar nele. :s
    Pela sua resenha, acredito que vou gostar bastante da leitura!

    E o kit é lindo demais né?
    A NC caprichou!! :D

    Beijooo!!!

    ResponderExcluir
  11. nâo tenho a maior vontade dde ler esse livro por isso ele está mofando aqui, tenho certeza que deve ser triste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler esse livro, mas pela sua resenha deu para ter quase certeza que ficarei bem triste. Faz um tempo que assisti dois filmes no telecine que tratavam um pouco do assunto e me fez pensar dias e dias sobre o assunto =/
    Adorei saber que os capítulos são intercalados, acho bem legal!

    Já tinha respondido lá no blog, mas vou responder aqui também: Oi Caline, a história de O encontro e Um homem de sorte não tem nada a ver, me lembrei do livro do Nicholas Sparks porque o Logan também fez uma longa caminhada até encontrar Beth, já o Alan faz uma caminhada com um destino definido com um propósito totalmente diferente. Achei um pouco exagerado os personagens conseguirem andar tanto, mas pelo menos a caminhada de Alan foi um pouco mais real, diferentemente da de Logan que foi mil maravilhas o tempo todo.
    Olha, eu já estava em dúvida quanto a ser uma série ou trilogia, vou pesquisar novamente para ter certeza.
    Também não achei muito parecido com os livros do Nicholas Sparks.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Obrigada por sempre comentar lá no blog,
    mas sinto sua falta, e estou aqui também
    para você não sentir a minha.
    Adorei o post.
    Louca apra ler este livro.
    Prometo tentar vir mais vezes.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossa esse livro deve ser muito bom. A capa é linda e o kit muito mais. A Novo Conceito sempre de parabéns.
    Gostei dos trechos que selecionou e a resenha está bem escrita.
    bjos

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.