O Sonho de Eva - Chico Anes

Título Original: O Sonho de Eva
Data de Publicação: 2012
Número de Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Classificação:



Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Sonhos... lugar onde os nossos desejos se tornam realidade, os nossos medos são vencidos, as distâncias parecem maiores, os perigos parecem piores, onde vivemos situações que parecem mais reais do que a nossa própria realidade. Essa experiência de imaginação do nosso inconsciente é o plano de fundo para a história de O Sonho de Eva de Chico Anes, um livro incrível e surpreendente, cheio de mistério e suspense, que fisga o leitor desde a primeira página.

Quando comecei a ler não sabia o que esperar dele, não imaginava que o livro trataria de um assunto tão fascinante e que ainda é tão cheio de mistérios e significados, os sonhos. Mas a história não é apenas sobre o que o nosso incosciente projeta enquanto dormimos, é sobre estar ciente de estar sonhando enquanto sonha, é sobre ter sonhos lúcidos.

Os sonhos lúcidos são objetos de estudo científico e para conseguir chegar a esse estágio existem algumas dicas que requerem bastante prática, mas eu já tive um sonho lúcido "involuntário" e nunca consegui esquecer a sensação de poder controlar o meu próprio sonho, foi uma experiência incrível e extremamente fascinante.

O livro também questiona sobre o livre-arbítrio, até onde temos controle sobre nossas decisões? Será que elas são tomadas conscientemente ou existe algo maior responsável por nossas ações e que nos guia para a decisão que devemos tomar?

A trama tem uma narrativa perfeita, alternando entre terceira pessoa - pelo ponto de vista de vários personagens - e primeira pessoa - quando algum personagem está sonhando. A mudança na narrativa ocorre de forma sutil mas clara de forma a não deixar dúvida ao leitor se o que está sendo narrado é sonho ou realidade.

A Dra. Eva Abelar é uma personagem admirável, forte e guerreira, destemida e com um amor incondicional ao filho Joachim ela coloca sua vida em riso e aceita trabalhar para a empresa Yume, porque acredita que só lá encontrará respostas para o desaparecimento do filho e a morte da irmã. O passado de Eva é um mistério que aos poucos, página a página, vai sendo desvendado.

Joachim é um garoto com uma habilidade incrível, ele consegue se comunicar enquanto dorme o que o torna uma peça importante para criação dos jogos durante os sonhos lúcidos. O garoto tem uma importância enorme para a  história mas foi pouco aproveitado. Queria ter conhecido um pouco mais dele e ver sua interação com outros personagens.

O Sonho de Eva é uma trama cheia de suspense, mistérios e dramas. Uma história diferente e intrigante que vai te prender do início ao fim.

Desde que comecei a leitura não consegui parar de pensar no filme A Origem. É claro que no filme as coisas são mais complexas e muitas vezes até mais confusas, mas ainda assim a ideia geral é quase a mesma. Aconselho que vocês assistam ao filme, ele é um pouco cansativo em algumas partes mas a premissa é extremamente interessante e assim como eu você verá várias coisas em comum entre ele e o livro.








E para quem gostou da resenha e ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre os sonhos lúcidos a Novo Conceito disponibilizou um exemplar para sorteio. Para participar é só se inscrever no Rafflecopter, é super fácil e muito rápido.
a Rafflecopter giveaway

18 comentários:

  1. Oi =)
    Esse livro parece incrivél
    a minha vontade de ler é cada vez maior,
    por isso participando do sorteio.
    E ainda ser um de autor nacional,
    é realmente fabuloso!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Quero logo conhecer a Dra. Eva!

    Lucas / Era Uma vez....
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hm.. eu não tinha a mínima curiosidade de ler esse livro. Ele tá aqui no 'limbo', e já tinha ido pro fim da lista desde que chegaram mais livros. Mas acho que vou dar uma chance pra ele depois dessa sua resenha.

    Beijos, Caline!

    ResponderExcluir
  3. Bah, super verdade sua comparação com esse livro e o filme A origem, eu achei MUITO interessante o filme, tenho minha teoria sobre o final dele. rs
    Enfim, eu gostei muito do livro e boa sorte aos participantes da promoção, o livro vale a pena <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  4. Oi, Caline. Acho que essa é a primeira resenha que eu leio do livro. Estou bem curiosa e doida para ler, acho que ele vai passar na frente na minha listinha de leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ahá, esse livro me chama bastante a atenção, ainda não pude ler, mas em breve, já que ele está na minha listinha, e sem contar que essa capa é linda neh! =D

    ResponderExcluir
  6. Ei Caline!

    E eu nem sabia do que se tratava o livro o.O
    Se fisga na primeira página, o livro vai para a lista de futuras leituras ;)

    E eu ainda não assisti A Origem, para variar.
    Só um 0 a esquerda no quesito filmes, rs.

    Bjins

    ResponderExcluir
  7. Oi Caline!
    Eu já tinha certa noção sobre o que se tratava o livro uma vez que eu estava super ansiosa para lê-lo. Só estou preocupada com a confusão que o livro pode causar. D: Espero não ser tão afetada por isso.
    Poxa, eu achei bem legal que o livro se pareça com A Origem, que é um filme fantástico!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse livro quando o vi. O tema dele é muito interessante! Meio diferente... Amei a capa dele também, muito linda *-*

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha lido umas resenhas sobre esse livro, mas nunca tinha pensando por esse ponto de vista que você falou, ainda mais comparando com o filme A Origem, que me chamou tanto a atenção.
    Fiquei ainda mais ansiosa para ler o livro, tomara que eu tenha chance nessa promoção ;D
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. oi Caline,
    saudades das suas resenhas.
    Adorei sua resenha de O SONHO DE EVA, parece ser um livro muito bom e fiquei com muita vontade de ler. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Vou ler esse livro nas férias, espero gostar como vc!!
    Adorei sua resenha!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu já li resenhas boas e resenhas ruins para esse livro. E estou muito curioso pra ler. Depois de ler irei ver A Origem (que você indicou) e fazer uma comparação!!
    Estou participando da promoçao :D
    Abraços! (http://elektry.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Gente, A ORIGEM? Sério? Agora que preciso ler o livro mesmo.
    Tudo que leio a respeito de "O Sonho de Eva" é bom. Parece ser um livro intrigante, com um tema diferente e cativante, e se os personagens forem bem construídos, não tem como ser ruim.
    Gostei muito da resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Fiquei super interessada nesse livro! Sou mais uma devoradora de livros

    ResponderExcluir
  15. Aaah.. to doida por esse livro!!! =)
    Tomara que consiga ele pra ler nas férias.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Só tô lendo coisa boa sobre esse livro. Além do livro ser sobre um assunto diferente e MUITO interessante, o autor ainda é brasileiro gente. OU SEJA, eu tô ou não morrendo de vontade de ler esse livro, né???? haha

    ResponderExcluir
  17. Olá, sou outra que estou pra ler esse livro, também já li resenhas bem positivas sobre ele, os autores brasileiros estão cada vez me surpreendendo. Já vi o filme a origem então devo gostar do livro.
    Participando!
    Bjs

    ladyofthebooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Todas as resenhas que li sobre esse livro foram muito boas, estou bem curiosa pra lê-lo, ainda mais sabendo que é autor nacional. Espero ter sorte aqui. Beijos.

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.