Fallen - Lauren Kate (Fallen #1)

Título Original: Fallen
Data de publicação: 2010
Número de páginas: 406
Série: Fallen #1
Editora: Galera Record
Classificação:



Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso – que provocou a morte de seu namorado – levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder— uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar.


Fallen de Lauren Kate superou todas as minhas expectativas, ele conseguiu ser mais chato, lento e irritante do que eu esperava.
Desde que foi lançado aqui no Brasil, ele passou a fazer parte da minha lista de desejados, não me preocupei em ler a sinopse e descobrir mais sobre a história do livro, a única coisa importante é que ele tinha uma das capas mais lindas e intrigantes que eu já tinha visto e isso por si só já valia o desejo de tê-lo para mim.
Depois de um tempo e muitas resenhas na blogosfera, minha determinação em ter o livro começou a se desvanecer. Algumas pessoas amaram, mas outras simplesmente desistimularam qualquer empolgação que eu poderia ter para lê-lo.

Fallen tem um clima pesado e isso por si só já me desanimou bastante. A história se desenrola no internato/prisão Sword & Cross, um lugar sombrio e deprimente. Dentro do terreno da escola, bem próximo aos prédios, fica um cemitério antigo, com grandes e estranhas lápides e uma neblina que torna o lugar ainda mais assustador. Além disso os alunos podem se vestir como quiserem desde que usem apenas preto. Me digam se existe algo mais "down" que isso?
Sempre que eu me sentia estimulada a ler algumas páginas, era invadida por uma tristeza e largava o livro. Talvez por isso eu tenha demorado quase duas semanas para conseguir terminá-lo. Isso, aliado ao ritmo lento e aos detalhes desnecessários que só tornaram o livro maior e não contribuíram em nada com a história.

Vocês devem estar se perguntando se eu não gostei de nada, nadinha no livro. Sim, eu gostei! Além do tema principal - anjos caídos - a autora falou sobre reencarnação de uma forma que tornou a história bem mais interessante e que foi o gancho para os livros posteriores. Ficou a pergunta: Onde e como Luce e Daniel se conheceram? E qual é a história de amor e maldição que envolve os dois?

Mas essas perguntas também foram um dos principais motivos para minha irritação com o livro. A história vai se desenrolando, as páginas vão passando e as respostas simplesmente não surgem, pelo contrário a minha cabeça e a de Luce foram se enchendo ainda mais de perguntas. Algumas coisas começaram a fazer sentido já perto do final, mas ficaram muitas coisas não esclarecidas, coisas demais. É claro que o mistério e o fato de não saber muita coisa nos estimula a querer continuar lendo a série para descobrir o que vai acontecer, mas a forma como a autora ficou dando voltas ao redor do segredo, sem dar nenhuma pista ou dica sobre o que aconteceu me irritou demais.

Quanto ao triângulo amoroso Cam-Luce-Daniel, preciso admitir que todo meu coração é de Cam. Ele é tudo de bom. Gentil, atencioso, carinhoso, sedutor, sexy e trata Luce como toda mulher deve ser tratada, bem diferente de Daniel. Eu sei os motivos que levam Daniel a ser distante e misterioso, mas ele as vezes passa dos limites, sendo um verdadeiro grosso.
Diferente de muita gente eu não achei a Luce uma boba, chata, inútil e obcecada - tá certo, só um pouquinho. Mas a culpa é de Daniel, ao mesmo tempo em que menosprezava Luce, ele demonstrava ciúmes e ia atrás dela, não tem como uma garota não se sentir compelida a descobrir os segredos por trás desses sentimentos e atitudes tão contraditórias. Além disso eles tem uma passado juntos, o que forjou um laço muito forte entre eles que ultrapassou muitos séculos.

Senti falta de romance, daquele que dá um friozinho na barriga e deixa agente suspirando. Ela não podia ficar com Daniel e não queria Cam, então o que restou foram algumas reviravoltas, momentos de tensão, muito, muito tédio e quase nenhum momento de romance de verdade.

Fallen foi uma leitura bastante entediante e previsível mesmo assim vou ler Tormenta, estou curiosa demais para saber o que aconteceu entre Daniel e Luce em suas vidas passadas, mas a série não é uma das minha prioridades como leitura agora.

Depois de ler Fallen, comprovei a veracidade do ditado: Não julgue o livro pela capa (nesse caso a frase foi usada no sentido literal). A capa é linda, sombria, instigante e misteriosa, resumindo: é maravilhosa, mas sinceramente, a história não faz jus a capa que ganhou.

7 comentários:

  1. Ahhh menina é uma vergonha até, estou tão atrasada com esse livro, quero lê-lo, mas ainda não deu para comprar, e quando da, aparecem outros e acabo realmente esquecendo huahauhu!!!
    Mas acho que é pq sempre vejo opinões diversas a respeito da obra, confesso que quando li sussurro não me agradou, e ler livro que colocam anjos na historia tbm não me agradam, mas quero ver por mim mesma, sei lá, tenho a sensação que não vou gostar, por isso toda a adiação! Oo Mas gostei bastante da tua opinião, bem sincera!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do livro, pode ter sido lento, mas a estória em si, a mitologia que a Lauren criou é bem legal :) Problema que no primeiro livro só é uma introdução...

    Beijos, World of Carol Espilotro
    http://carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Li duas vezes e nas duas senti sensações diferentes.

    Escolha a capa do livro Encontro de Almas de Adriana Vargas
    http://escritoraadrianavargas.blogspot.com/p/promocoes.html e tenha sua resenha na capa do livro."

    ResponderExcluir
  4. Ei Caline!

    Eu concordo com você!
    Não gostei tanto da história e acho que é por isso que eu ainda não animei a ler Tormenta (para você ver o descaso, eu nunca o coloquei no carrinho de compras).

    Eu também não sou chegada a este clima sombrio e a falta de respostas deste livro.
    Li que Tormenta segue o mesmo estilo ¬¬

    A capa é mesmo linda, mas a história...
    Já li melhores.

    Bjins

    ResponderExcluir
  5. 100% Cam também ;) Bem mais ^^
    Pior é que senti essa tristeza quando li o livro também, mas acho que foi isso que deu um toque todo único para a história. E bom.. é só uma história, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. ei Caline,
    FALLEN foi um livro que me agradou muito, mas acabei me decepcionando com o segundo livro da série e pelo que ouvi o terceiro vai me agradar menos ainda. =/
    Espero gostar da série até o final.
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Caline!
    Tenho Fallen, mas ainda não li. Confesso que nào estou muito animada em iniciar a série, Acho que cansei dos YA. rsrs
    Parabéns pela resenha
    Bjs

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.