Questões do Coração - Emily Giffin

Título Original: Heart of The Matter
Data de publicação: 2011
Número de páginas: 438
Editora: Novo Conceito
Classificação: 

Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.

Questões do Coração de Emily Giffin não é um chick-lit. Não esperem um romance leve e divertido. É um livro intenso, profundo e emocionante, que nos faz refletir sobre as convicções e valores que aprendemos na infância e carregamos durante toda nossa vida, convicções essas que podem ser abaladas diante de uma situação inesperada, de escolhas que jamais imaginamos que precisaríamos fazer.

Humanos. Reais. São assim os personagens criados pela Emily, pessoas que acertam e erram, que estão longe de serem perfeitos, não são bons ou maus, apenas humanos, com suas fraquezas, medos, dores, qualidades e defeitos.
A narração é alternada entre Tessa e Valerie, para que possamos ver os dois lados da situação e tentar não julgar, apenas entender que não é possível rotular as pessoas.

Mas esse livro mexeu muito com as minhas emoções, de um jeito que foi difícil não julgar a atitude de cada um dos personagens. É certo que cada um deles, Tessa, Nick e Valerie, tiveram suas falhas e acertos, mas não consegui ser imparcial e analisar a situação pelos dois lados, e perceber que talvez não existissem culpados de verdade.

Para começo de conversa o casamento de Nick e Tessa nunca me pareceu perfeito, nem perto disso para falar a verdade, se morassem em continentes diferentes não estariam tão distantes. De quem era a culpa? Dos dois é claro, um relacionamento não é construído com apenas uma pessoa, mas vamos combinar que Nick tornou as coisas realmente difíceis. Ele nunca estava em casa, nunca tinha tempo para os filhos, ou para a esposa e quando teve chance a culpou por tomar todas as decisões e por controlar a vida de toda família, Mas peraí, alguém tinha que cuidar da casa, da educação das crianças, decidir as coisas já que ele só parecia feliz quando estava trabalhando e cuidando dos seus pacientes. Veredito final: uma canalha em escala maior.

Valerie era forte e corajosa. Criou o filho sozinha e o educou para ser uma criança maravilhosa com um coração enorme. Estava fragilizada com o acidente do filho, precisando de alguém que lhe desse segurança e que dissesse que tudo ficaria bem, mas isso não anula os seus erros e a culpa por tudo que aconteceu. Senti muita, muita raiva dela (não tanto quando de Nick) e a achei extremamente hipócrita, principalmente quando percebia seus erros, sabia que estava andando na direção errada e mesmo assim persistia seguindo em frente.

Tessa foi muito mais madura e centrada do que imaginei. Seu mundo quase perfeito desmoronando e ela permaneceu firme em suas decisões. É claro que uma parte do problema também foi sua culpa, ela se dedicava demais a coisas fúteis e pequenas, deixandos de lado o que de fato importava, seu relacionamento. Uma ótima mãe, mas uma esposa com falhas que foram sendo concertadas no decorrer do seu madurecimento.

Mesmo tendo minha opinião formada sobre cada um dos personagens, e achando que tomaria uma decisão completamente diferente da que Tessa tomou, não dá para ter certeza do que eu faria no lugar dela, as respostas para certas perguntas só aparecem quando vivenciamos a situação.

— Não sei se consigo – eu disse com lágrimas caindo pelo meu rosto. — Não sei se um dia conseguirei confiar em você. Mesmo que eu queira.

Dex personagem do livro O Noivo da Minha Melhor Amiga é irmão de Tessa e o seu aparecimento na história traz um spolier enorme do livro do qual ele é protagonista, portanto aconselho que leiam antes O Noivo da Minha Melhor Amiga ou o livro vai perder toda a graça depois.
Dex tem uma participação importante no livro e acredito que a Emily o tenha colocado na história para que percebessemos como um mesmo problema pode ter várias interpretações dependendo da situação. Ela nos faz questionar se a traição é justificável quando você está numa relacionamento errado e se for pela pessoa certa.
Me senti completamene encurralada com isso porque se em um livro eu torci para que as coisas se desenrolassem e dessem certo, no outro eu simplesmente não consegui NÃO condenar.

Gostaria que Nick tivesse seus próprios capítulos, saber de verdade o que se passava na cabeça dele, e tentar entender suas decisões. Talvez seja por isso que não consegui perdoá-lo, não ficou claro para mim o porque de suas atitudes. Ele não conseguiu se explicar, só parecia confuso e meio perdido.
O fim foi exatamente do jeito que imaginei, me lembrou um outro livro com um enredo um pouco parecido: Desencontros de Danielle Steel.

Questões do Coração é uma história sincera e comovente, que mostra a fragilidade das relações e o quanto é importante aprender a perdoar (apesar de que nesse caso eu não perdoaria). É sensível e realista e nos faz questionar as decisões que o nosso coração toma mesmo quando a razão mostra que estamos errados.

10 comentários:

  1. Eu li e não sabia que esse era o Dex de O Noivo da Minha Melhor Amiga! AUHSAUHSAUHSUASH
    E eu ainda quero ler.
    Sorte que eu to esquecendo de tudo e que só lembro do final. HAHAHAHAHA
    Eu gostei bastante do livro, não sei o que faria no lugar da Tessa, mas meio que entendo o que se passou pela cabeça dele.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Ahhh bueno, eu quero ler, mas agora vou ter que ler outro primeiro???
    Bueno, nao sei o que achar ainda, mas quero ler pra saber a minha opinião!
    Muito boa a resenha e gostei da sinceridade!

    ResponderExcluir
  3. Ei Caline!

    É impressionante como a Giffin cria personagens reais, né?!

    Eu acho o Nick um cachorro de raça maior. A ideia de ter capítulos com ele narrando viria a calhar.

    Eu nem tinha pensado no Dex desta forma. Acho que ela inseriu ele na história para que as traições fossem comparadas, mas acho que o 'trai pq estava com a pessoa errada não justifica a traição.





    SPOILER
    Eu acho que quem trai uma vez, trai sempre.
    Eu preferia que eles tivessem terminados sozinhos. Queria que a Tessa dessa a volta por cima, mas fazer o que, né?!

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro de Emily e nem tive interesse, mas maior parte dos blogueiros amam, e vou acabar mudando minha opinião. Depois de sua resenha, acho que vou dar uma chance.

    Beijos, World of Carol Espilotro x

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha!
    Li Questões do Coração esses dias e concordo com muito do que você diz. Não gostei do Nick a maior parte do tempo, só no final que simpatizei um pouco com ele. E gostei do final, ao contrário da maioria.

    Não gostei do Dex, achei bem hipócrita esse negócio de "se for com a pessoa certa, pode". Então ele ia casar com a Darcy sem saber que ela era a pessoa certa? E se agora ele descobrir que a Rachel também não é?

    Confesso que estava com o pé atrás, mas me surpreendi e gostei muito da leitura :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ah! Já li diversas resenhas desse livro, mas nenhuma com o seu grau de descrição. Ainda não li a história, pq não tenho o livro "O Noivo da Minha Melhor Amiga". Mas é um assunto bem polemico, e na verdade, é dificil não julgar!
    Adorei a resenha!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Eu estou muito querendo ler esse livro.
    Parece ser lindooo!
    Quero bem esse tipo de emoção. Emoção que por sinal nunca mais tive lendo um livro =P

    Beeeijos
    Little piece of me.

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Ahhh!
    Confesso que não gostei do livro. Emily descreve o ser humano com maestria, mas fiquei revoltada com todos os personagens e em todos os momentos!
    =/

    Crê?
    Nota 2,5

    hauhsa

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  9. Não li esse livro ainda, mas não sei se tenho mesmo vontade de ler. Complexa demais essa história, e tenho que confessar que quando se trata de infidelidade, tenho todos os preconceitos existentes possíveis. ;~

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Da Emily Giffin, eu li Ame o que é seu, O noivo da minha melhor amiga e Something blue. Logo, ela virou uma das minhas autoras favoritas, justamente por criar personagens extremamente reais. Mas eu fiquei um pouco decepcionada com a conduta da Ellen, de Ame o que é seu, e, como já havia lido resenhas negativas de Questões do Coração, deixei ele pra lá por um tempo. Mas agora, depois de ler sua resenha, quero ler imediatamente hahaha não sabia que o Dex participava da história e, como já li O Noivo..., já estou autorizada a ler esse :)

    beijo

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.