Jogos Vorazes - Suzanne Collins (The Hunger Games #1)


Título Original: The Hunger Games
Data de publicação: 2010
Número de páginas: 400
Série: The Hunger Games #1
Editora: Rocco

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Expectativa, ansiedade, receio, todos esse sentimentos povoavam a minha mente enquanto eu começava a ler Jogos Vorazes. É difícil acreditar que sua opinião não será influenciada quando a maioria das resenhas na blogosfera são só elogios e vários leitores incluiram o livro na lista de favoritos. Mas ai eu lembrei que não sou uma pessoa facilmente influenciável levando-se em consideração que enquanto vários leitores estavam amando e recomendando Cidade dos Ossos e as garotas se tornando team Jace, eu estava lutando contra o sono para terminar esse livro que foi um tédio só. Portanto, depois dessa análise, percebi que a minha opinião em relação a Jogos Vorazes é completamente livre de influências de terceiros.

Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre ao seu favor!

Jogos Vorazes é espetacular, incrível, viciante, extasiante e completamente diferente de qualquer outro livro que eu já tenha lido.
O mundo cruel, frio, vingativo, dominador e sanguinolento criado por Suzanne Collins me deixou vidrada sem querer largar o livro para nada.
Panem e os 12 distritos, as leis rígidas, o controle do governo, a fome, as dificuldades e os Jogos Vorazes são uma realidade muito plausível, é algo que realmente pode acontecer, se é que já não acontece em alguns países. Talvez por isso o livro seja tão impactante, impressionante e fantástico, o que as pessoas vivem no Distrito 12, por exemplo, é algo dolorosamente real.

Além dessa realidade que nos prende a leitura, o que me deixou também muito impressionada é a forma como eu consegui sentir tudo que os personagens estavam vivendo. Durante os dois dias em que fique completamente presa a leitura, eu vivi na arena, passando fome e sede, senti frio, provei amoras e coelhos, cacei junto com Katniss, dormi em cima das árvores e lutei para sobreviver.

O livro é todo narrado em 1ª pessoa e sem dúvida alguma a história ficaria ainda melhor (se isso for possível) se pudessemos saber o que se passava na cabeça de cada um dos personagens, ou pelo menos na dos mais importantes.

Katniss é incrível e se tornou uma das minhas personagens favoritas. Ela tem 16 anos mas já passou por experiências muito difíceis que a fizeram amadurecer muito rápido e se tornar diferente das garotas de sua idade. Depois de perder o pai durante uma explosão na mina onde ele trabalhava, Katniss assumiu a responsabilidade de cuidar da família. A mãe que se isolou na tristeza e a irmã ainda pequena dependiam dela para sobreviver e mesmo sendo muito nova para assumir tantas responsabilidades, ela foi forte e decidida e nunca desistiu de lutar.

Peeta é o garoto mais fofo, do mais fofo, do mais fofo! Gente ele é muito FOFO!hehehehe. Sério, eu não consigo definir ele de outra forma. Ele não é o mais lindo (mas é gatinho), nem o garoto com as melhores habilidades (mas consegue levantar alguns sacos de farinha), não é um bad boy que conquista as garotas pelo seu jeito misterioso e sexy. Ele é simplesmente o garoto do pão, gentil, com um ótimo senso de humor e que ajudou a Katniss em um dos momentos mais difíceis da vida dela, e agora eles estão juntos de novo e precisam lutar um contra o outro para sobreviver. Mas alguém ai acredita que ele vai deixar de ser O Peeta até nesse momento tão importante e decisivo??? Além disso ele gosta da Katniss, de verdade e os dois juntos formam um casal tão perfeitinho. Mas não esperem por romance, porque o foco da história não é esse.
Podemos até vislumbrar alguns sentimentos surgindo e outros se fortalecendo, mas nos Jogos Vorazes não existe tempo ou chance para sentimentalismos, afinal qualquer distração pode custar sua vida.

Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma série que começou de forma incrível e que promete ser inesquecível. Quando você terminar a última página vai perceber que precisa começar a ler Em Chamas urgentemente. Eu tenho o segundo livro da série, mas a única razão para ainda não ter começado a leitura é saber que mais do que vontade em ler a continuação de Jogos Vorazes, eu vou enlouquecer para ler o último livro da trilogia, A Esperança. Por isso resolvi esperar só mais um pouquinho, a Rocco anunciou que o terceiro livro tem previsão de lançamento para agosto/setembro.

Leiam Jogos Vorazes! Com muitas ou poucas expectativas você dificilmente irá se arrepender.



Que os Jogos Vorazes comecem!
Avaliação (1 a 5):

12 comentários:

  1. Ai, já faz algum tempo que estou louca para ler esse livro.. Só não comprei ainda porque estava caro demais!
    Acho que estou perdendo tempo, pelo jeito.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  2. Nossa, antes de mais nada quero elogiar a sua resenha. Sem demagogia alguma, uma das melhores que já li e olha que eu leio muuuuitos blogs literários. Também estou tentando terminar "Cidade dos Ossos", mas nem estou achando chato não, só não estou achando tudo aquilo que dizem, mas não sei se mudo de ideia até o final do livro. Quem sabe eu tenha um click no meio do livro?

    Fiquei MORRENDO de vontade de ler Jogos Vorazes, parece ter um enredo incrível. Parece que eu o li só de ler a sua resenha, tamanha precisão dos adjetivos. Vou procurar esse livro correndo para ler porque realmente me interessei.

    Beijos, obrigada por ter comentado no meu blog. Isso é muito importante, acho que qualquer blogueiro sabe, né? Porque todo mundo começou do zero.

    www.prateleiraencantada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Jogos Vorazes é DEMAIS!
    Essa série é excelente, não conseguia para de falar desses livros durante 1 mês! haha
    Pena que MockingJay foi meio decepcionante pra mim, mesmo assim a série é ótima!
    Adorei a resenha! :D

    beeeijoo, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  4. Ei Caline,

    Ótima resenha, este livro é fantástico mesmo. E vc tem razão, eu terminei Em chamas louca pelo terceiro.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  5. Estou desejando loucamente este livro, de tanto que já ouvi falar dele!
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Eu quero MUITO ler Jogos Vorazes!!! AAAHHHH!
    Todo mundo se apaixona por esse livro! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ah, JOGOS VORAZES! Primeiro livro que eu li esse ano! Olha, eu não poderia ter começado com um livro melhor!
    Ah, você já tem "Em Chamas"?! Como está conseguindo esperar? hahahaha, leia! Eu li esses dias, e é tão bom quanto Jogos Vorazes! Leia, leia, leia! uhuhuh \o/
    "Peeta é o garoto mais fofo, do mais fofo, do mais fofo! Gente ele é muito FOFO" +1
    Awn, meu Peetinha LINDO! ♥

    Agora é aguenta coração! E que venha o terceiro e último(triste) livro!

    Beijos.
    Amanda
    Lendo&Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa! Isso não é justo....rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Caline! Queria ter um pouquinho desse dom que vc tem de descrever e fazer com que a gente se envolva com a história de um livro, e consequentemente fique com vontade de lê-lo. Confesso que julguei 'o livro pela capa' e com a sinopse não tive vontade de ler...antes de ler seu post claro.

    Beijos, bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  10. Aaah estou muito muito muito com vontade de ler jogos vorazes
    a série parece ótima ^^
    beeeijos

    ResponderExcluir
  11. Ei Caline!

    A série é realmente ótima!!!

    Piriguetando pelo Peeta, né?! kkk

    E toca aí o/
    Não li Em Chamas pelo mesmo motivo que você. O ruim é que quando A Esperança lançar, vai vir com aquele preço caprichado da Rocco ¬¬

    Bjins

    ResponderExcluir
  12. 1) Cidade dos Ossos só fica bom no final, salvo algumas partes, quado Luke começa a contar sua história. Aí sim. Mas vai melhorando a coisa. Cidade de Vidro foi o melhor dos 3 primeiros! Foi só lá que eu comecei a reparar no Jace. uu'

    2)Se a Suzanne tivesse colocado pelo menos um capítulo com o Peeta narrando teria sido tipo 'buuum!' Imagino o que se passa na cabeça dele.

    3)O Peeta é... é... não tem COMO descrever aquele menino! E, cá entre nós, na minha cabecinha ele é a coisa maaaaaaaaaais linda desse mundo. <3 (O Gale não é nada mal também, mas... bem... enfim.) Fora que o 'romance' deles é muito lindo, mesmo que, para Katniss, seja uma estratégia de sobrevivência. .-.

    4)Eu comecei a ler o livro sem expectativas também, e amei muito! Demais! Nem tenho ainda, peguei emprestado de um colega, mas o livro foi tão bom que deixei de ir estudar (o que eu não posso fazer mais! {A}), deixei de ir dormir mais cedo, só pra saber o que ia acontecer depois! E se a Katniss ia deixar de ser burra e aproveitar o Peeta lá, todo dela. E ver qual seria a próxima providência da Capital.

    Com certeza eu amei demais! *-*
    E já to lendo Em Chamas, quero nem saber! UHASUAHSUAHS

    Beeeijo!

    Agora, cá entre nós de novo, o que peste é 'A Esperança', quando o Mockinjay foi um pássaro criado para o livro? ¬¬' Deviam ter feito que nem em Eragon e ter deixado o último com o título original. uu'

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.