Quem é você Alasca? John Green

Título Original: Looking for Alaska?
Data de publicação: 2010
Número de páginas: 229
Editora: WMF Martins Fontes














Como sairei deste labirinto?
Simón Bolívar

Miles Halter é um adolescente com uma mania diferente, ele é fissurado por célebres últimas palavras. Miles sempre teve uma vida bastante chata e solitária principalmente durante toda a escola, até que ele decide sair em busca do Grande Talvez, e vai embora terminar o ensino médio em Cuver Creek, o internato onde seu pai estudou.

Saio em busca de um Grande Talvez.
François Rabelais.

Ao chegar ao internato ele conhece Chip, o Coronel, seu colega de quarto, um gênio na matemática e um garoto destemido que adora aventuras e trotes, os dois tornam-se amigos de imediato e ele apresenta Miles a Alasca uma garota inteligente, bonita, que sempre vive no limite e que adora assumir riscos.
O antes e o depois. Duas realidades distintas. Apartir de uma contagem regressiva que cuminará em um evento misterioso, trágico e dramático, Quem é você Alasca de John Green é engraçado, inteligente, lindo, tocante, de partir o coração e profundamente real.
Entre brincadeiras, bebedeiras, trotes e paixões, Miles e seus amigos irão descobrir que as vezes na vida, existem coisas que nunca serão possíveis de entender.

Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.
P.56

Miles saiu de casa decidido e encontrar o seu "Grande Talvez", mas encontrou muito mais, encontrou o Coronel e Alasca, Takumi e Lara, encontrou amigos de verdade.
No dia em que Miles conheceu Alasca o coração bateu mais rápido e ele teve certeza que havia se apaixonado pela primeira vez, mas ela trouxe muito mais do que o amor para sua vida chata e monótona. O garoto prevísivel e chato se tornou impulsivo espontâneo, arriscou, se divertiu, aprontou todas e muito mais, viveu com quase tanta intensidade quanto Alasca vivia.

Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então, voltei para o meu quarto e desabei no beliche debaixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão.
P.91

Mas, Quem é você Alasca? Quem é você afinal?
O livro não nos dará essa resposta. Alasca Young a garota alegre, espontânea, engraçada, inteligente, impulsiva e de espírito livre é cheia de segredos e mistérios com relação a sua vida e continuará sendo uma icógnita para nós e para os que puderam conhecer sua personalidade impulsiva que muitas vezes beirava a bipolaridade.

Mas uma coisa é certa, Alasca a garota que ninguém conseguiu entender, é também uma garota que conseguiu influenciar de alguma forma a vida daqueles que conviveram com ela e os pensamentos de leitores que acompanharam um pedaço da sua história e de seus amigos Miles, o Coronel, Takumi e Lara. Suas atitudes e sua personalidade constantemente mutável tranformou a forma que cada um deles enxergava a vida, a forma que nós enxergamos as dificuldades e os sofrimentos pelos quais passamos.

Alasca mostrou a eles de forma divertida, perigosa e triste; e mostrou a nós de forma profunda e dolorosamente real, o valor da amizade verdadeira, a importância de respeitar e cultivar os laços que se formam entre pessoas que não se encontraram mas que depois de se conhecerem tornam-se parte fundamental na vida umas das outras, e principalmente ensinou que a vida não é um caminho reto e cheio de flores, a vida tem curvas traiçoeiras, buracos que desviamos e outros em que caimos, o importante nisso tudo são as coisas que aprendemos pelo caminho e o amadurecimento pelas quedas, afinal...

... somos capazes de sobreviver a essas coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser.
P.226

14 comentários:

  1. ok, gostei. Para falar a verdade, eu AMEI.
    EU só tinha lido a sinopse do livro e isso já tinha e conquistado.
    Não é atoa que todo mundo recomenda. Acho que vou ter que comprar uma cópia pra mim também.

    Parabéns pela resenha. Fiquei apaixonada pelo livo.

    bjinhuxxx

    Eu li e divulgo - http://euliedivulgo.blogspot.com/

    Novo Post: Na minha caixinha do correio 07

    ResponderExcluir
  2. Quero tanto ler esse livro, mas o preço ainda esta salgado.
    E essa editora nem divulgou o livro direito, uma pena =/
    beijooos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Ei Caline,

    Tenho vontade de ler este livro desde que vi o lançamento, mas ainda não comprei. Adorei a resenha e os trechos que vc citou.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Caline!
    Esse livro parece ser maravilhoso só pelas citações e críticas que tenho lido, adorei as citações que você colocou, me deixou com vontade de ler !!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh
    Acho que esse livro deve ser muito fofo.
    Eu fiquei com vontade de ler desde que ví a capa, a partir daí fiquei de olho nas resenhas e praticamente todas são positivas.
    Espero lê-lo ainda.

    Beijos Cal

    ResponderExcluir
  6. ei Caline,

    o livro parece ser muito bom, estou querendo muito ler ele.
    reparei pela sua resenha que a história parece ser meio triste, estou enganada? Senti que Alaska morre, kkkk.

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Jessica concerteza você deveria comprar um desse pra você. É uma história bem diferente e mais profunda do que agente imagina.
    Juh eu comprei esse livro no sebo e não achei tão caro. Com frete e tudo ele custou menos de R$24,00, além do mais valeu muito a pena.
    Mirelli não sei se posso classificá-lo como um livro fofo, mas é sem dúvida muito cativante e envolvente.
    Lu eu não posso te contar se Alasca morre ou não, rsrsrs. Mas enfim... seja lá o que acontece é muito importante para o fim do livro.

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso desse livro, mas fico esperando uma promoção pra pagar mais barato.
    hsuiahuishuiahuishuiahui
    Todo mundo fala tbm, e a curiosidade só me matando. hehe
    Ótima resenha!

    beeijoo, Nayanne =*
    www.bookaholicworld.com

    ResponderExcluir
  9. Haa que diferente...
    QUero esse livro ja faz um tempinho!

    ResponderExcluir
  10. Aai, cada resenha que leio me deixa com mais vontade de ler esse livro!!
    Preciso dele na promoção, urgente!! Adorei sua resenha, super explicativa e bem detalhada nos pontos que precisamos saber sem estragar a leitura!!

    Parabéns flor!
    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Eu já li várias resenhas sobre esse livro... parece ser bom, sim, mas sei lá... ainda não me animei a ler! :/

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  12. eu queria ler, mas sei lá. Me parece muito triste!

    beijos & abraços, Bruno
    World Of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  13. Ei!
    Fiquei com mais vontade de ler este livro.
    Vou falir se continuar assim.
    Bela resenha ^^
    Bjins

    ResponderExcluir
  14. O melhor livro do mundo! Eu sou apaixonada pelo autor, John Green.

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.