Sessão Pipoca - A mentira (2011)




Título: A mentira
Título Original: Easy A
Origem: EUA
Ano de produção: 2010
Gênero: Comédia, Romance
Duração: 92 min
Direção: Will Gluck










A estudante Olive Penderghast (Emma Stone) encontra-se vítima de seu próprio "boato", quando ela mente para sua melhor amiga, Rhiannon (Alyson Michalka) sobre um encontro de fim de semana com um calouro da faculdade. O boato sobre a promiscuidade de Olive rapidamente se espalha e, para sua surpresa, ela acolhe favoravelmente a atenção. Quando ela concorda em ajudar um amigo, que sofre com bullying, fingindo dormir com ele, sua imagem se degrada rapidamente para um estado mais sensual e seu mundo começa a ficar fora de controle.


"Se alguém perguntar, fui eu."
Olive Penderghast (A Mentira)

Nada como um filme despretencioso e que parece mais uma comédia adolescente com piadas fáceis e vazias, para tornar o meu dia mais leve. Mas esse filme só PARECE ser mais uma comédia adolescente e boba, porque ele vai muito além disso. As piadas inteligentes com uma pitada bem forte de humor ácido, e as críticas ao falso moralismo tornaram esse um filme simples com uma lição final muito legal.

Olive é uma adolescente virgem com uma reputação impecável ( e uma família super demais!), que depois de mentir para sua melhor amiga sobre ter perdido a virgindade tem a sua vida virada ao avesso.
A forma como o boato se espalhou fez com que as pessoas que antes ignoravam Olive passassem a tratá-la como uma garota promíscua.
Como se a sua reputação já não estivesse suja demais, seu amigo gay querendo esconder sua opção sexual, se aproveita da fama de Olive e pede, implora para que ela finja que os dois transaram e é ai que aquele frase "pior do que está não fica" perde totalmente o valor, porque para Olive as coisas ficaram sim ainda piores.

Assim como o boato que ela dorme com todos os caras do colégio se espalha rapidamente tornando sua reputação cada vez pior, a verdade que existe por trás de tudo também se espalha rapidamente entre os "oprimidos", "rejeitados" e virgens da escola, que vão em busca dela pedindo ajuda para armar mais uma mentirinha. Cada vez que ela ajuda a uma pessoa sua reputação vai afundando mais e mais.
Sua fama de pessoa de bom coração que ajuda as pessoas cresce com igual rapidez com que sua fama de vagabunda se espalha.
Mas até onde Olive pode suportar ajudar as pessoas a terem uma vida melhor quando a sua própria vida está indo para o buraco cada vez mais rápido?

~~*~~

Alguém aqui já assistiu Garota de rosa-shocking, Gatinhas e gatões, Curtindo a vida adoidado ou algum outro filme de John Hughes?
Se a resposta for sim, então concerteza você encontrará muitas situações que ligam "A Mentira" a esses filmes que marcaram uma geração e que foram sucesso entre os adolescentes na década de 80, e que os colocam em uma categoria de comédia romântica adolescente que entretém de forma inteligente e crítica (adoro os anos 80!).

O título em inglês "Easy A" faz alusão a obra "Letra Escarlate", inclusive a Olive quando resolve mudar, costura a letra "A" em tecido vermelho em todas as sua roupas.
Ah e só um parêntese: as roupas da Olive são o máximo, atitude dela é o máximo, a forma de pouco se lixar para o que as pessoas pensam dela é o máximo, enfim... o personagem foi super bem construído e a Emma Stone ficou perfeita no papel.


Os pais da Olive interpretados por Stanley Tucci e Patricia Clarkson são super liberais e companheiros, o que os torna em muitas situações hilários e protagonistas de cenas muito engraçadas. Um show a parte, é claro!

O filme é uma delícia, Emma Stone dá um show de interpretação e a trilha sonora é o máximo com músicas que vão desde clássicos dos anos 80 até músicas atuais super legais. Dá para ver que eu adorei o filme né?

Então, o que vocês estão esperando?
Estão afim de ver um filme legal, divertido e inteligente?

A estréia no Brasil é dia 11 de fevereiro, corra para o cinema mais próximo e saia de lá com um sorriso no rosto e cantando o refrão mais que chiclete do momento, e que me conquistou completamente:

I got a pocket, got a pocket full of sunshine
I got a love, and I know that it's all mine, oh

Do what you want, but you're never gonna break me

Sticks and stones are never gonna shake me, no



7 comentários:

  1. Ei Caline,

    Ah que legal, vou assistir. Adoro filmes assim :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Já li algumas resenhas sobre esse filme... mas, sei lá, nem me chamou a atenção! ;)

    Ótimo post!

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. eu assisti esse filme e amei, é bem legal. ^^)
    Olive é bem legal, adorei ela. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Hahhaha
    eu já queria assitir esse filme mas ainda não tinha visto a musica!! ahah
    Na verdade ate o baixei, mas irei ao cinema pq o efeito é mt melhor! aahahha
    Eu ja conhecia essa musica, e sempre gostei.. ela é chiclete mesmo! ahahha
    Ando achando essa Emma mt engraçada... nesse filme ela ta otima!
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Menina...to me sentindo velha. kkkk
    Assisti a todos esses filmes (Garota de rosa-shocking, Gatinhas e gatões, Curtindo a vida adoidado) e adorava!
    Me deu uma saudade. Vou assistir com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já assisti esse filme e vi mais por causa da Emma! Ela é uma das minhas atrizes favoritas hahaha. Esse filme é bem legal e engraçado *-* gostei muito


    Beijos, World of Carol Espilotro xx

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi esse filme!
    Eu quero, fiquei curiosa. hahaha
    Daqui que venha estreiar aqui... O Turista veio estreiar sexta! Pra você ter noção da coisa. ;x

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.