A Bússola de Ouro - Philip Pullman (Trilogia Fronteiras do Universo #1)

Título Original: Northern Lights
Data de Publicação: 2007
Número de Páginas: 365
Editora: Objetiva
Classificação: 

No primeiro volume, "A Bússola Dourada", Lyra enfrenta uma arriscada jornada ao extremo Norte para salvar Roger, seu melhor amigo, e outras crianças de terríveis experiências científicas que as separam de seus daemons.

Lyra é uma garota esperta, inteligente e irritantemente extremamente curiosa que vive com seu dimon Pantalaimon na universidade de Jordan em Oxford. Os dimons são como almas separadas e visíveis de cada humano. Os dimons das crianças mudam de forma em diferentes tipos de animais, quando o humano entra na puberdade o dimon escolhe uma forma e nunca mais de modifica.

A garota é um tormento, uma verdadeira dor de cabeça para os Catedráticos da universidade que a criam desde de pequena. Ela vive sobre os telhados, a tumbas do Catedráticos falecidos, aprontando todas e metendo o nariz onde não deve.
Em um de seus rompantes de curiosidade Lyra resolve entrar furtivamente na Sala Privativa e ver o que acontece lá dentro. É nesse momento que ela ouve falar a primeira vez sobre o Pó e vê algo completamente instigante: durante a reunião uma foto da Aurora Boreal é exposta, apesar da imagem sempre ter uma beleza impactante sobre quem a vê essa não é a razão para que todos inclusive Lyra fique sem fôlego, na verdade por trás da Aurora era possível ver uma cidade de verdade, uma cidade nas nuvens.


Mas, no centro da Aurora, bem acima da paisagem sombria, Lyra podia ver alguma coisa sólida. Pressionou o rosto na fresta para ver melhor e constatou que os Catedráticos perto da tela também se inclinavam para a frente. Seu assombro cresceu ao ver ali no céu o contorno inconfundível de uma cidade: torres, domos, muralhas... prédios e ruas, suspensos no ar! Ela quase se engasgou de susto.
P.29



Mas o que seria o Pó e como aquela cidade foi parar ali?

As coisas não pareciam fazer muito sentido para Lyra. Apesar de sua constante curiosidade, ela deixou esses assunstos de lado até que crianças começaram a desaparecer sem deixar rastros, inclusive seu amigo Roger, e uma linda e misteriosa mulher surgir na sua vida e levá-la embora de Jordan. A Sra. Coulter estava disposta a mostrar a Lyra uma lado da vida que ela não conhecia e até mesmo estava disposta a leva-la por uma excursão até o Norte.

Mas ela não era bem o que aparentava ser e depois de perceber isso Lyra foge e em posse do aletiômetro, um artefato capaz de apontar a verdade, ela parte em direção ao Norte em busca do seu amigo Roger. No caminho ela encontrará ursos guerreiros com armaduras, feiticeiras e gípcios (ciganos), cada uma a sua maneira ajudará Lyra a chegar ao seu destino final.

Mas o desaparecimento de Roger e das outras crianças esconde algo completamente terrível e abominável.

O Bem e o Mal estão sempre por perto e apesar do aletiômetro estar sempre com Lyra, ajudando-a sempre a encontrar a verdade, nem tudo é uma questão de verdade ou mentira. Nem todas as questões podem ser respondidas por um artefato mágico, às vezes é preciso uma alma para resolver essas questões.

O Pó, a cidade da Aurora Boreal e os dimons das crianças podem estar intimamente ligados e fazem parte de uma pesquisa que usam as crianças e o seus dimons como cobaias. Lyra sente que precisa por um fim a esses terríveis experimentos e para isso ela lutará com todas as armas possíveis a uma criança e algumas muito além disso.

~~*~~

Uma palavra para definir esse livro é quase impossível, mas FANTÁSTICO chega bem perto de tudo que senti a cada página, cada aventura que a pequena e destemida Lyra enfrentava.
Preciso confessar que há tempo não lia nenhuma aventura tão empolgante, instigante, emocionante e de uma inventividade magnífica quanto esta. Uma aventura fantástica, complexa e que eu não colocaria na categoria de livros infantis; a história vai muito além das aventuras de uma garotinha para salvar as pessoas que ela ama... tem um fundo de conspiração política e religiosa muito forte.
O enredo mistura fantasia, mistério, suspense e fatos científicos. A Bússola de Ouro é daqueles livros que você não consegue parar de ler. Além disso, a escrita de Pullman faz com que os fatos, as idéias e as histórias tenham um tom completamente crível.

Mas eu preciso avisar aqui que esse livro causou muita polêmica entre os religiosos da Igreja Católica e foi alvo de muitas críticas. Pelo que eu li por ai, essa foi a razão mais forte para que o filme tenha ficado mais meia-boca do que a maioria dos filmes adaptados, sem dúvida um filme bem dirigido e adaptado seria um sucesso de bilheteria fantástico e um brinde a nossa imaginação.
Enfim, eu sou católica praticante e isso não me impediu de forma nenhuma de terminar o livro com um suspiro e a vontade enorme de comprar os outros dois da Trilogia. Assim como o Código da Vinci, esse livro que foi considerado por muitos super-ateu-anti-religioso não abalou de forma nenhuma as minhas convicções religiosas.

Bem, dito isto não percam tempo pensando nos prós e nos contras, ou no que pode existir de tão condenatório assim nesse livro para que tenha sido tão atacado por todos os lados. Simplesmente LEIA, LEIA AGORA!
Se você gosta de muita aventura, emoção, mistério e uma história diferente e fascinante está na hora de começar a sua viagem até o Norte onde a Aurora Boreal te espera!

6 comentários:

  1. Parece ser incrivel. Tenho muita vontade de ler. Já vi o filme e é relamente fantástico.

    Beijinhos...
    Pri
    www.viajenaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma das minhas séries favoritas. Muito bom os livros *_* Leio pelo menos uma vez por ano eles (e todas minhas série favoritas) hahaha. O melhor com certeza é o último <3


    xx
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!!!

    Humm, eu tinha visto que o livro baseou o filme alguns anos atrás, mas antes disso nem tinha idéia. Assisti primeiro o filme e confesso que não gostei muito.
    Quando soube do livro, não fiquei animada, levando em considerando que a linha de raciocínio livro-filme seriam parecidas!
    Não lembro quando, mas um dia me disseram que o livro era MUITO MELHOR e que eu tinha que ler!

    Cá estou eu, lendo uma resenha pedindo pra eu simplesmenter ler AGORA, AGORA!
    Hehe
    Vou colocar o livro na minha lsita de leituras! Eu não sou católica, sou evangélica. Mas dependendo do misticismo na ficção eu gosto. Não sou necessariamente obrigada a acreditar em tudo o que leio certo? E algumas coisas - como a fantasia - eu leio porque simplesmente me faz viajar para um mundo surreal!
    \o/

    Ótima resenha!

    Bom final de semana!
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Sim, os livros dela são fortes...

    Então, o filme só tem a essência do livro, por que de resto.... me decepcionei tanto :/ E o elenco estava e a produção, estavam tão perfeitos que eu esperava mais, maaaaaaaaaas, droga de produtores e roteristas tsc

    Beijos
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou seguindo o blog e adorei esse livro, espero que siga o meu também.

    ResponderExcluir
  6. Oiii adorei a sua resenha, pois eu ainda não tinha lido nenhuma sobre esse livro. Há tempos tenho vontade de lê-lo! Fiquei mais doida ainda por ele!!
    Agora vou ir correndo comprá-lo!!!
    Bjss!

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.