Sessão Pipoca Especial : 20 anos de Edward e suas mãos nada convencionais

Título Original: Edward Scissorhands - 1990

Dia 06 de dezembro um dos maiores clássicos da sessão da tarde fez aniversário: Edward Mãos-de-tesoura.

O filme de Tim Burton que estreou em 1990 completou 20 anos. Apesar do tempo, que parece ter passado rápido demais - me recordo de assisti-lo pela primeira vez quando tinha uns 5 anos - na minha opinião esse é um filme que nunca envelhece. Eu preciso dizer que sou completamente apaixonada e fascinada por ele.
Apesar de quando criança não entender verdadeiramente todas as nuances e aspectos, ele sempre me marcou e tocou profundamente, aliás, ainda me toca. É tão doce..., triste, trágico..., lindo!

O filme é uma contos de fada moderno que mostra como o ser humano pode ser volúvel e intolerante.

Edward é um Frankenstain de coração puro, completamente ingênuo e inofensivo e sem preconceitos sociais. Ao ser criado, tesouras foram colocadas no lugar de suas mãos, mas o seu processo de criação não estava totalmente acabado, Edward ganhou um coração e também ganharia mãos de verdade que substituiriam as tesouras, mas antes que essa última alteração fosse realizada, seu "pai", um estranho cientista que o criou, morre deixando Edward sozinho e isolado na mansão escura e sombria no alto da colina.

Peg é uma vendedora da Avon, que depois de um dia não muito produtivo, resolve ir até a colina do fim da rua. Ela encontra Edward e resolve levá-lo para casa.
É óbvio que essa decisão causou o maior rebuliço na sua vizinhança de casas perfeitas e coloridas, carros de aspecto alegre, onde todas as famílias parecem viver em uma harmonia absolutamente inimaginável..., tudo parece contrastar enormemente com Edward, sua roupas escuras, seu jeito calado, seu castelo sombrio.
Mas todos queriam vê-lo de perto, algumas mulheres tentavam conquistá-lo, ele se tornou o centro das atenções.
Graças a sua habilidade com as tesouras, Edward consegue criar verdadeiras obras de arte nos arbustos da vizinhança, logo esse seu talento também é usado para fazer os mais diferentes tipos de cortes dos cabelos nas donas-de-casa.

Amar sem levar em conta as convenções sociais é o grande erro de Edward, Kim a filha de Peg conquistou seu coração e o amor é correspondido da forma mais linda e pura possível.
Mas um grande mal intendido armado pelo namorado de Kim que não está nada satisfeito com o sentimento que está surgindo entre o "monstro" e a "bela", causa uma grande confusão, colocando Edward como um criminoso perigoso.


Logo aqueles que o admiravam e queriam ficar sempre perto dele, começam a incriminá-lo sem dar chances de defesa. É nesse momento que ele conhece o pior lado do ser humano: sua face cruel e insensível.

~~*~~

Quando criança me apaixonei pelo filme sem ao menos entender verdadeiramente sua mensagem e o verdadeiro papel de Edward. Hoje estou ainda mais encantada e apaixonada por entender que Edward nos mostra como a sociedade é fútil, hipócrita e preconceituosa demais e que não consegue aceitar coisas que fogem aos padrões sociais. É difícil para muitas pessoas admitir que uma pessoa com tantas imperfeções, possua tantas qualidades e seja tão "normal". Uma lição a nossa sociedade habituada a julgar as pessoas pela aparência sem se importar em conhecer o que ela é de verdade.

Edward não tem muitas falas durante o filme, mas suas expressões faciais, seus olhos nos mostram muito mais do que as palavras conseguiriam, nos tocam muito mais fundo. É um filme dramático que nos conta a história de uma jovem normal que se apaixona por um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos, mas que é tão ingênuo quanto uma criança e com um amor puro e incondicional.

O filme tem um pouco de tudo: humor, romance, poesia e lágrimas, muitas lágrimas.
O final é tão lindo e profundo quanto todo o filme, mas isso não me conforta... não queria "aquele" fim, mas preciso admitir que se fosse diferente poderia não ser tão especial.
É uma clássico da sessão da tarde que já foi reprisado muitas vezes, mas que sempre vale a pena assistir de novo. Com certeza é um dos melhores filmes criados por Tim Burton e um dos melhores filmes que eu já vi até hoje.

Enfim, para quem ainda não assistiu e não se encantou com essa linda e tocante história eu recomendo não perder mais tempo, eu garanto que vocês não se arrependerão.

P.S.: Com certeza os filmes de hoje não tem a beleza, a profundidade e a simplicidade da maioria dos filmes das décadas passadas, portanto não deixem clássicos como esse no fundo do baú e completamente esquecidos.

1 comentários:

  1. Nossa, o filme já tem 20 anos!!
    Não sei deve se considerar velho por isso o Johnny Deep ou eu..rs

    Beijos,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.