Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Stieg Larsson (Trilogia Millenium, v.1)


Título Original: Män som hatar kvinnor - 2005

Uma garota. Um mistério. Um assassinato?
Não existe corpo, não existem provas ou pistas.
Harriet Vanger sumiu sem deixar vestígios, em um dia onde a ilha de Hedeby, uma propriedade quase exclusiva da poderosa família Vanger, estava em completa confusão depois de um acidente na ponte, único acesso à ilha onde ela e quase todos os membros da família Vanger se encontravam.

Desde então todos os anos Henrik Vanger- patriarca da família - recebe um flor emoldurada, mesmo presente que Harriet lhe dava antes de desaparecer. Um grande mistério, nenhuma resposta.
Por anos Henrik investigou o desaparecimento de Harriet, para ser mais exata, por 36 anos ele procurou por pistas que respondessem as perguntas sobre o desaparecimento dela. Toda a ilha foi vasculhada... cada perímetro. Como Harriet poderia ter saído da ilha se a única ponte de acesso estava interditada?
Muitas perguntas e mais uma vez nenhuma resposta.

Decidido a tentar uma última vez encontrar respostas para o desaparecimento de Harriet, Henrik contrata o jornalista Mikael Blomkvist, redator e um dos sócios da Revista Millenium. Mikael decide aceitar a oferta depois de publicar uma reportagem com afirmações falsas sobre um financista sueco e por isso ser condenado a três meses de prisão. Além do dinheiro, um atrativo bastante convincente, Henrik promete dar a Mikael provas verdadeiras para incriminar o financista, salvando assim a reputação da revista e a sua também.

Surge então Lisbeth Salander (para mim foi a peça principal do livro), uma garota com muitos problemas pessoais, de aparência estranha, perspicácia aguçada, um lado sentimental praticamente inexistente... uma hacker profissional capaz de desvendar qualquer segredo.

Juntos Mikael e Lisbeth começam a desvendar uma teia de intrigas familiares, sexo, sadismo, violência, incesto, loucura... As respostas para o desaparecimento de Harriet estão cada vez mais próximas, mas ao mesmo tempo não parecem fazer sentido algum.
Mas alguém muito próximo a eles não quer que a verdade seja descoberta, porque segredos muito mais profundos e perigosos podem vir a tona.

~~*~~

Muitas promessas, muito glamour e por pouco eu não desisto de vez de ler os outros dois livros.
Durante todo esse ano, crie e alimentei uma idéia fixa: "preciso ler essa trilogia". Durante todo o ano vasculhei por promoções, sorteios e tudo que pudesse me levar até a desejada leitura desses livros.
Enfim, mais uma vez meu amado, querido e maravilhoso namorado se rendeu a minha enxeção de saco e eu ganhei a trilogia dele. Mas o primeiro livro não correspondeu a todas es expectativas que eu criei.

Preciso admitir que a história é muito envolvente e que as pistas usadas por Larsson para que o mistério fosse desvendado foram bastante interessantes. O problema é que do início ao meio o livro é morno, muita descrição, nomes complicados de lembrar, pouca ação. Mas como boa teimosa que sou me obriguei a continuar a leitura e não me arrependi. Depois que Lisbeth e Mikael se unem pra desvendar o caso, as coisas começam a ficar mais interessantes. Seria mesmo desanimador que um livro de 528 pg. fosse chato do início ao fim.

É instigante, tem um suspense incrível, mas indico com algumas restrições e uma delas é que vocês não devem ir com muita "sede ao livro" e nem imaginem algo perfeito e maravilhosamente diferente só por se tratar de um best seller.

Pelo que eu li por ai - tirando os comentários "super positivos" onde o livro não tem defeito algum - muitas outras pessoas tiveram a mesma impressão que eu nesse primeiro livro e essas mesmas pessoas afirmaram que os outros dois são muuuuuuuuuuito melhores mesmo.
Espero ter essa certeza quando terminar de lê-los.

6 comentários:

  1. Ah, que pena que vc não curtiu tanto assim! Eu tbm tenho a mior vontade de ler essa triologia, mas ainda não deu...

    bjss!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esta trilogia!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ei Caline,

    Eu amei esta série!! O começo do um é bem introdutório mas eu não achei ruim a ponto de desanimar não. Acho que sou uma destas que não vi defeito algum na trilogia hauhauhau

    bjooo

    ResponderExcluir
  4. QUero muito ler essa trilogia, mas com calma pq os livros são grandes neh???
    Otima resenha!!!

    ResponderExcluir
  5. oi Caline,
    nesse livro eu empaquei, mas ouço falar tão bem q vou tentar ler de novo;)
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá Caline, excelente resenha, me convenceu a colocar mais este livro na minha lista de aquisições.

    Depois que ler, espero voltar e expor minha opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.