A DEUSA As vidas secretas de Marylin Monroe - Antony Summers

Passei horas em frente a tela do computador tentando expressar o que eu senti ao ler esse livro. Comecei a escrever o post, mas ainda não sei definir os sentimentos em relação a ele.
Antes de tudo eu gostaria de dizer que provavalemente não conseguirei fazer uma sinopse que realmente mostre como o livro é fascinante e o quanto vale mesmo a pena ler!
Eu nunca fui fã de Marylin, nem tampouco me interessei por sua vida pública ou particular. A biografia dela caiu em minhas mãos em um dia tedioso, onde todos os livros da biblioteca já haviam passado pelas minhas mãos. Nunca havia lido nenhuma biografia antes e no início, ao ver o livro que me chamou a atenção pela capa preta com letras em rosa choque, senti um certa resistência. Na minha concepção biografias tendiam a ser piegas e eu não estava tão disposta a provar se essa seguia ou não a mesma linha. Apesar de todas essas suposições resolvi arriscar.
Comecei a ler o livro preparada para o pior, só que eu não contava com o fato de que a vida de Marylin Monroe não era piegas e que o autor Antonny Summers soubesse usar tão bem de suas palavras e dos fatos e provas que cairam em suas mãos e conseguisse me conquistar a partir da primeira página.

Marylin Monroe ou Norma Jeane (seu nome de batismo), ainda hoje é considerada o maior símbolo sexual de todos os tempos, mas poucas vezes alcançou a satisfação sexual nos braços de um homem. Marylin teve muitos amantes, ela acreditava que o sexo aproximava as pessoas, mesmo assim no fim de sua vida ela se sentia cada vez mais sozinha e usada pelos vários homens que passaram por sua vida, mas principalmente por aqueles a quem ela entregou seu coração e que a deixaram sozinha mesmo quando ela mais precisava.
O livro retrata a história de vida de Marylin desde o seu casamento com 16 ou 17 anos até a sua morte por provável suicídio. É impossível não se envolver emocionalmente com o livro e se sentir muitas vezes triste pela forma como ela se debatia por todos os lados procurando atenção e carinho de qualquer um que pudesse oferecer isso a ela. Era uma mulher linda, glamurosa, rica, famosa, mas sozinha... esse é o ponto chave... ela sempre se sentia sozinha. Tinha um jeito infantil e inocente que faziam com que ela parecesse frágil e desamparada, mas era muitas vezes astuta e inteligente.
Marylin era vista como a amante do mundo, todos os homens a desejavam, mas a única coisa que ela buscava de verdade era alguém que a amasse sem reservas e... a maternidade... que nunca veio.
Durante toda a sua vida ela teceu um teia de inverdades e fantasias. Sempre procurava falar de sua infancia sofrida como se dessa forma ela pudesse conquistar o carinho e o amor das pessoas.
teve uma lista de amantes gigantesca, entre eles os irmãos Kennedy e Frank Sinatra.
O livro tem uma capítulo especial sobre o caso de Marylin com os irmão Kennedy (John Kennedy - presidente, Robert Kennedy - procurador-geral), isso porque as provas coletadas pelo autor mostram que ela teve uma caso com os dois irmão praticamente ao mesmo tempo e talvez esse tenha sido o motivo de sua morte. Ela provavelmente se apaixonou por Robert, mas ele era casado e precisava manter a sua imagem de bom pai e marido fiel. Em nenhum momento do seu envolvimento com Marylin ele pensou em deixar a sua esposa para se casar com ela, mas ela teve essas ilusões e se deixou levar por um redemoinho de emoções que levaram sua já fragilizada vida ao fim.
O livro também levanta hipoteses que nos levam a questionar se a morte de Marylin foi mesmo um suicídio. Muitas provas do local foram apagadas ou "maquiadas" deixando de lado muitas provas que podiam elucidar esse mistério. Outra hispotese é que a morte dela possa ter sido mesmo causada por uma ingestão exagerada de Nembutal (ela era viciada em barbitúricos e sempre fazia um coquetel perigoso misturando-os com champagne), mas que ela não morreu na hora em que está no B.O., as três da manhã. Acredita-se que ela tenha passado mal no início da noite e foi levada para o hospital, provavelmente acompanhada por Robert e seu cunhado Peter Lawford, mas que não tenha resistido e morreu. Seria uma escândalo nacional o procurador-geral e irmão do presidente envolvido mesmo que indiretamente com a morte de uma atriz de Hollywood. Por esse motivo eles a levaram para casa já morta e a depositaram na cama, ligando para o psiquiatra dela, Dr. Greeson, somente as três da manhã. Mas tudo isso são suposições, nada foi provado e provavelmente não será. Alguns documentos relacionados a isso só serão liberados em 2025, isso é, se eles ainda existirem. Muitos foram destruidos, as testemunhas mais importantes resolveram fazer um voto de silêncio sobre o caso e tudo continua as escuras. Algumas provas surgiram, mas nada concreto, o que existe é o suficiente apenas para tentar reproduzir a história e dar sentido a tudo que aconteceu.
Por enquanto resta só a dúvida: o que realmente causou a morte de Marylin e como foram seus últimos momentos de vida?
Norma Jean não resistiu ao mito que Marylin Monroe lhe ofereceu.

O livro é envolvente, impressionante, triste, arrepiante, tudo de ótimo... ou seja, várias palavras não poderiam descrever o quão esse livro é fascinante!!! Tem até um envolvimento com a Máfia...
Vale a pena a leitura, até para aquelas que como eu não são muito fãs de biografias.

Então aproveitem bem o livro, ele não é apenas mais uma biografia, mas faz parte da história de uma das atrizes mais importantes de Hollywood e do presidente mais popular dos EUA ( antes de Obama).

Então, Boa Leitura!!!


4 comentários:

  1. Que máximo esse livro! Eu adoro filmes antigos e acho muito interessante saber sobre as celebridades que não conhecemos tão bem. Marilyn era uma diva... e sua resenha foi tudo de bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina! Fiquei com vontade de ler...

    Tbm tenho uma certa resistência a biografias, mas como vc - tenho que experimentar!!

    um bjs!

    ResponderExcluir
  3. olá, deixei mais um selinho pra vc.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super curiosa... sempre me interessei pela biografia dela...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir

Participe do blog. Deixe seu comentário!!!
Suas opiniões, ideias e sugestões são muito importantes para mim.
Um xero!

 
Mundo de Papel © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.